Duas novelas baseadas em clássicos da literatura chegam ao Globoplay

Ler resumo da notícia
As novelas "Memórias de Amor" e "A Moreninha", baseadas em clássicos da literatura brasileira, chegam nas próximas semanas ao Globoplay.
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
"Memórias de Amor"
A novela, que foi exibida originalmente em 1979, na faixa das 18h, chega ao Globoplay na próxima segunda-feira (17). "Memórias do Amor" chega ao streaming no Projeto Fragmentos, que traz de volta novelas que estão incompletas nos arquivos da Globo. Apenas 6 capítulos da trama serão resgatados.
"Memórias de Amor" foi inspirada no livro "O Ateneu", de Raul Pompéia, e é ambientada às vésperas da proclamação da República. A novela se passa no Colégio Ateneu e narra o conflito entre seu autoritário diretor, Aristarco (Jardel Filho), e o filho, o advogado Jorge (Eduardo Tornaghi).
Enquanto o pai é monarquista, o jovem defende a causa republicana, o que gera os principais conflitos da história. Além disso, Jorge se apaixona por Lívia Monteverde (Sandra Bréa), mas o romance não é aceito por Aristarco.
Uma curiosidade é que a novela tinha Gloria Perez em sua equipe. Nessa época, a autora de "O Clone" ainda não era uma novelista e trabalhou em "Memórias de Amor" como pesquisadora da equipe de arte.

"A Moreninha"
Outro clássico da literatura exibido na faixa das 18h da Globo chega ao Globoplay em 24 de fevereiro. Escrita por Marcos Rey, "A Moreninha" foi exibida em 1975.
A novela foi baseada no livro homônimo escrito por Joaquim Manuel de Macedo. "A Moreninha", obra publicada em 1844, marcou o início da ficção do romantismo brasileiro.
A trama, protagonizada por Nívea Maria e Mário Cardoso, girava em torno da história de amor Carolina e Augusto. Assim como a obra literária, a novela tem como cenário a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
No solar em que vive com a avó Donana (Henriqueta Brieba), a jovem promove os eventos mais concorridos e comentados da Ilha de Paquetá. Apesar de ser a moça mais cortejada das festas, o sonho de Carolina é reencontrar um rapaz que conheceu na infância.
Essa foi a segunda versão da obra de Joaquim Manuel de Macedo feita na Globo. Em 1965, Marília Pêra e Cláudio Marzo fizeram os papéis principais na primeira adaptação de "A Moreninha" para a teledramaturgia.

Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.