Conta de Kanye no X ofende judeus, apoia Diddy e diz: 'Sou nazista'

Ler resumo da notícia
Uma série de postagens no perfil de Kanye West no X causou polêmica nesta sexta-feira (7). O rapper passou três horas fazendo posts exaltando Hitler, defendendo P. Diddy e comentando outros tópicos.
O que aconteceu
Um dos posts diz: "Sou nazista". A sequência de tweets diz: "Eu paguei 1,5 milhão em propagandas no Grammy esse ano, vamos ver se a Fox devolve esse dinheiro por causa das minhas opiniões. Eu amo o Hitler, e agora, p*tas? Vamos ver se vocês devolvem o meu dinheiro. Eu sou nazista. Eu digo o que eu quiser, covardes".

Outras postagens elogiam Hitler. "Hitler era tãããão legal", diz um dos posts. Outro afirma: "Vou normalizar falar de Hitler do mesmo jeito como normalizaram falar sobre matar pretos".

Também há postagens contra judeus. "Brancos e judeus são diferentes, você pode ganhar dinheiro com judeus mas eles vão sempre roubar e te convidar para a casa deles na sexta-feira. Brancos não se metem com pretos, eles deixam isso com os judeus. Se você acha que está ganhando dinheiro com um branco, não é verdade, essa pessoa na verdade é um judeu. Judeus odeiam brancos por causa dos alemães da Segunda Guerra Mundial", diz um post.
Ele também defendeu Puff, apelido de P. Diddy. Nas postagens, ele pede a liberdade de P. Diddy, que é acusado de estupro, tráfico sexual e outros crimes. Ele também escreveu: "Meu apoio ao Puff é completamente egoísta, preciso descobrir quem está tentando acabar com magnatas negros". Depois, o perfil de Kanye apagou a postagem e postou: "Não sei por que disse isso, pareceu uma coisa besta para dizer porque sou 'wetardado'".

Outra postagem defende a esposa de Kanye, que foi ao Grammy nua. "Qualquer um que tenha chamado o look da minha esposa de golpe de publicidade é burro e cafona. Sim, você! Ela está se vestindo pelada há dois anos, agora de repente é um golpe. Todas as vadias no mundo queriam ter essa coragem, corpo, plataforma, acesso ao dinheiro e um marido que apoie sua expressão pessoal. Muitas coisas precisaram convergir para isso acontecer", diz o post.

Postagens nazistas de Kanye West acontecem em meio ao aumento de discurso antissemita no X. Grupos de entidades judias dos Estados Unidos e do Canadá anunciaram a saída da plataforma por causa dos discursos de ódio, segundo o site Axios.
Falas de West também se deram em um contexto de lembrar a Memória do Holocausto. No último 27 de janeiro, foi celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em referência à liberação de judeus que se encontravam no campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz, em 1945. A libertação ocorreu graças às tropas soviéticas.
Grupos de direitos civis e judaicos norte-americanos rechaçaram as postagens de West. Para a presidente da Jewish Future Promise, Hadara Ishak, o artista "mais um vez vomitou antissemitismo, glorificou Hitler e espalhou propaganda nazista em uma tentativa desesperada por atenção".
Tal-Or Cohen Montemayor, fundador da CyberWall destacou que as falas de Kanye "não são apenas ofensivas, como também são perigosas".
Kanye é reincidente em discurso antissemita. Essa não é a primeira vez que o rapper usa seus perfis nas redes sociais para proferir discursos de ódio contra judeus e outras minorias. Ele também já foi processado por um ex-funcionário sob a acusação de antissemitismo, racismo e homofobia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.