'Dublar também é interpretar', diz Sandra Oh sobre animação 'Invincible'
Ler resumo da notícia
O americano Robert Kirkman transita com facilidade e muito sucesso entre quadrinhos e streaming. Pegou duas grandes criações que fez para os gibis, "The Walking Dead" e "Invincible", e tratou das adaptações para séries, que arrastam fãs enlouquecidos. E ainda criou direto para a tela "Fear the Walking Dead", spin-off que também caiu nas graças do público.
Deixando um pouco de lado os sobreviventes do surto apocalíptico no qual "The Walking Dead" é ambientado, as atenções dele na recente visita ao Brasil, estavam voltadas para "Invincible", que, a princípio, pode parecer uma adaptação à TV mais "tranquila", já que é uma série de animação.
Não é assim, dá um trabalhão também, de outro jeito. Mas 'Invincible' teve a sorte de ser aprovada pelo público logo nos primeiros episódios, foi um sucesso muito rápido, algo não muito comum.
Robert Kirkman durante divulgação da 3ª temporada, que estreia no Prime Video nesta quinta-feira (6).
O personagem principal é Mark Grayson, garoto de 17 anos que é filho de Omni-Man, que veio do planeta Viltrum para se tornar o super-herói mais poderoso da Terra. Se a vida já era complicada para o rapaz, fica bem pior quando ele também ganha superpoderes. Kirkman admite com tranquilidade as comparações: "Sim, Superboy e Homem-Aranha são inspirações para mim".

Ele explicou para Splash as razões de super-heróis adolescentes serem tão atraentes para o público. "Acho que a adolescência é mesmo um grande período para contar histórias. Você ainda está tentando descobrir o que vai ser na vida, é um tempo de exploração. Você pode ter bons personagens, masculinos ou femininos. É muita coisa para eles. Ganhar superpoderes, esconder isso de todo mundo, sofrer ameaças de todos os lados... Eu, particularmente, gosto de escrever sobre as angústias adolescentes."
Kirkman veio ao Brasil acompanhado das atrizes Sandra Oh, que dubla Debbie, a mãe de Mark, e Gillian Jacobs, que faz a voz de Samantha Eve, mais uma integrante do enorme time de super-heróis do desenho. Pela primeira vez num evento do tipo, Sandra estava empolgada com a CCXP. Já Gillian é veterana de algumas participações na Comic-Con de San Diego, mas veio ao Brasil pela primeira vez. "A recepção é tão calorosa que tive vontade chorar", disse.
Para a terceira temporada, suas personagens continuam importantes na trama. Samantha, interesse romântico de Mark, terá de se isolar com as consequências de novos rumos no roteiro. Já Debbie, segundo a própria Sandra, se confrontará com um medo comum a todas as mães. "O maior desafio dela é ser incapaz de proteger seu filho das ameaças que o perseguem. Creio que é uma preocupação adulta, uma preocupação de todas as mães, mas aqui levada a um caso extremo."
As duas atrizes só agora têm esse trabalho regular de dublar uma série. Aos 53 anos, Sandra Oh é conhecida no mundo todo, com uma centena de trabalhos no cinema e no streaming, onde brilhou, com destaque em duas séries muito badaladas: "Grey's Anatomy" e "Killing Eve". Gillian fez séries bem-sucedidas, como "Community", e outras esquisitas, como "Love".

Sandra considera atuar e dublar o mesmo trabalho, mas com necessidade de técnicas completamente diferentes. "Uma coisa é só usar a voz. Em um filme, você pode transmitir tudo com a expressão de seu rosto. Quando dubla, você pode usar o seu corpo para sentir o que está acontecendo, é um trabalho de interpretação, sim, mas é canalizado para sua voz fazer a comunicação com o público."
Gillian recordou seus tempos de ensino médio. "Na escola, eu tive aulas de como falar em público. Buscava deixar tudo o mais claro possível para a plateia. Eu não tinha usado isso até fazer as dublagens. Falo 'uso disso' junto com o que aprendi na escola de arte dramática."
Depois de 17 episódios nas duas primeiras temporadas, "Invincible" estreia agora liberando os dois primeiros da terceira fase. Depois, um novo episódio será lançado toda quinta-feira, até fechar com o oitavo, no dia 13 de março. De concreto mesmo, o que se sabe é que Mark vai trocar seu uniforme azul e amarelo por um todo azulão. O que virá acompanhando essa mudança fashion será revelado semana a semana.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.