OpiniãoTelevisão

Daniel Castro: afiliadas fizeram 'rebelião' para brecar novidades do SBT

O SBT realizou várias mudanças em sua programação ao longo dos últimos meses, levando afiliadas da emissora a realizarem uma espécie de "rebelião" na tentativa de brecar a última delas, informou o jornalista Daniel Castro, editor do site Notícias da TV, durante o Splash Show, do Canal UOL, nesta quarta-feira (13).

A emissora de Silvio Santos (1930 - 2024) passa por uma crise inédita de audiência, a ponto de disputar em alguns horários com a TV Bandeirantes — e não mais com a Record — pelo terceiro lugar. Isso fez com que a direção da TV promovesse estreias e ajustes em sua grade de programação.

A última delas foi a reestreia da série mexicana "Chaves" em horário nobre, anunciada por meio de comunicado à imprensa. Com isso, o Tá Na Hora — programa jornalístico com quase duas horas de duração — seria encurtado. As redes afiliadas não gostaram do movimento da "cabeça de rede", que decidiu cancelar a reestreia do seriado.

O que aconteceu foi que o SBT fez essa mudança e esqueceu de negociar com as afiliadas. As afiliadas têm um pedaço do Tá Na Hora, destinado à programação local, e isso é importante para elas, tanto para a audiência regional quanto para o faturamento. E houve uma revolta, uma rebelião.

Ontem, inclusive, houve um encontro com as afiliadas na [sede do] SBT. A direção da emissora comunicou então para essas afiliadas que 'voltamos atrás'. A mudança na grade agora provavelmente só terá no ano que vem. Não dava para brigar com todas as afiliadas. Se até as afiliadas da Globo estão em crise, imagina as do SBT, então foi razoável o SBT [recuar em sua decisão].
Daniel Castro, editor do Notícias da TV, durante o Splash Show

Castro também credita o cancelamento da reestreia de Chaves à nova estrutura organizacional da empresa, anunciada no início da semana.

  • Daniela Abravanel Beyruti, filha de Silvio Santos, passa a ser oficialmente a presidente;
  • Ela terá Fernando Justus Fischer e Marcello Sassatani como "super-executivos";
  • Abaixo, haverá três superintendentes, que devem liderar um grupo de diretores;

E um deles é o Superintendente de Programação e Conteúdo, que é o Leon Abravanel [sobrinho de Silvio Santos]. O Leon Abravanel é um profissional experiente, tem mais de 40 anos de TV. E ele ganhou autoridade com isso, a programação está debaixo do guarda-chuva dele.
Daniel Castro

Retorno de Chaves

As séries Chaves e Chapolin, criadas por Roberto Gómez Bolaños (1929 - 2014), conhecido como Chespirito, estão disponíveis na plataforma de streaming do SBT desde outubro.

Continua após a publicidade

Os produtos ficaram fora do ar na TV brasileira (e mundial) desde agosto de 2020, devido a divergências entre a rede mexicana Televisa, emissora que produziu as atrações, e a família de Bolaños. Um acordo, no entanto, foi celebrado entre as partes.

LIVES

  • Chico Barney, Kerline, Leão Lobo e mais colunistas estão na cobertura especial de famosos e realities no YouTube e nas redes sociais. De segunda a sexta, são três programas ao vivo no YouTube, além de muito conteúdo no Instagram e Tik Tok.

Confira os horários da programação:
10h - Central Splash com Chico Barney e Bárbara Saryne
13h - Splash Show com Yas Fiorelo e Leão Lobo
18h - Central Splash com Dieguinho Schueng e Kerline Cardoso

Assista ao Splash Show desta segunda-feira (11) na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.