Conteúdo publicado há 29 dias

Irmãs de Pau acusam TV de transfobia, apagam e citam 'erro de comunicação'

As cantoras Irmãs de Pau acusaram o Multishow de transfobia após o canal a cabo do Grupo Globo supostamente desistir de transmitir o show que elas fizeram no Festival AfroPunk Brasil 2024, que ocorreu no sábado (9), em Salvador (BA). Posteriormente, as artistas se retrataram e alegaram que foram induzidas a acreditar que teriam o show televisionado devido a um "erro de comunicação".

O que aconteceu

Irmãs de Pau alegam que haviam combinado previamente que dariam entrevista ao Multishow e que teriam a apresentação televisionada. No entanto, em postagem nas redes sociais, as cantoras alegam que o canal desmarcou o combinado sem comunicação prévia.

Triste ver o Globoplay e o Multishow com essa postura transfóbica com nosso show no AfroPunk. Estava tudo certo para sermos transmitidas, agendaram entrevista pré e pós show, como houve com os artistas... Aí no dia do show simplesmente fingiram que não existíamos, sem avisar nada.
-- Irmãs de Pau em postagem no Twitter

Dupla alegou que a não transmissão teria sido por causa das letras de suas músicas conterem "putaria sobre o corpo travesti". "O incômodo começou pelo nosso nome", afirmaram, ressaltando que, apesar do ocorrido, "quem estava [no evento] viu o peso da nossa relevância e influência".

Cantoras ressaltaram que a culpa pelo ocorrido não foi responsabilidade da organização do evento, mas da produção do canal."O AfroPunk foi perfeito com a gente do início ao fim. Nos bastidores ficou nítido que a postura errada partiu da emissora mesmo".

Após a repercussão, a dupla se retratou nas redes sociais e disse que houve uma "falha de comunicação". "Em um primeiro momento, nos sentimos interpeladas pela transfobia e invisibilizadas a partir de algumas posições da emissora, por sermos excluídas da divulgação da transmissão ao vivo. Entendemos, após acolhimento do festival e diversas conversas, que foram erros de comunicação que nos geraram expectativas que foram frustradas. Há um horário limite de transmissão e ficamos de fora da programação, assim como alguns outros artistas e, consequentemente, de entrevistas da emissora".

Nunca foi sobre transmitir ou não, mas aqui apontamos todo o erro de comunicação que aconteceu com a gente e gerou esse sentimento. Agradecemos todo o apoio de nossa equipe e fãs.

Splash entrou em contato com a assessoria do Multishow e o canal informou que o mal entendido já foi esclarecido pelas Irmãs de Pau e o evento.

Continua após a publicidade

Conheça a dupla

As Irmãs de Pau formam uma dupla que surgiu na zona oeste de São Paulo. As integrantes são Vita Pereira e Isma Almeida, que ganharam destaque pelas letras de funk e também por integrarem o disco de remixes "Noitada" (2022), da drag queen Pabllo Vittar. Atualmente, possuem uma agenda de shows em várias cidades.

Vita e Isma são duas travestis, mas, apesar do nome, não são irmãs de sangue. Elas explicam que o uso do termo "irmãs" é referência ao amparo que muitos LGBTs encontram em seus pares quando não têm o amparo da família sanguínea.

No Spotify, principal plataforma de streaming do Brasil, as Irmãs de Pau somam cerca de 200 mil ouvintes mensais. Nas redes sociais, elas contabilizam mais de 74 mil seguidores no Instagram e 22 mil no X.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.