Artista Wallace Pato denuncia racismo de hotel holandês; local se posiciona

O artista plástico Wallace Pato, 30, recebeu uma mensagem racista do hotel que se hospedaria em Amsterdã, na Holanda.

O que aconteceu

No texto recebido por Wallace, o Hotel Plantage diz que não recebe pessoas negras. O artista publicou um print da mensagem enviada: "Olá, sua reserva foi cancelada. Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel".

A reserva havia sido feita via Booking.com, site que faz a mediação entre hospedagens e hóspedes. O site reúne milhares de hotéis e pousadas ao redor do mundo.

Splash tenta contato com Wallace e aguarda. O texto será atualizado assim que houver resposta.

O artista disse que até o momento não foi reembolsado, e que o hotel e o Booking.com só responderam após a repercussão do caso. "Temos print de tudo", escreveu no Instagram.


A reportagem contatou o Hotel Plantage, que negou ser responsável pela autoria da mensagem. A Splash, o hotel disse lamentar por "qualquer inconveniente causado ao hóspede" pela mensagem "ofensiva".

Continua após a publicidade

O local afirmou que a mensagem é um phishing scam, ou seja, um texto falso se passando pela instituição. "[O texto] não veio de nosso hotel ou do Booking.com, e descobrimos que um phishing scam estava por trás disso".

Geralmente, textos phishing têm o objetivo de enganar o destinatário, para que ele clique em links de vírus ou forneça dados sensíveis como de cartões de crédito ou documentos. Na mensagem recebida por Wallace, a única intenção parece ser a de ofender.

Como uma companhia presente em 17 nacionalidades, nós estamos igualmente chocados com isso, e pedimos que o Booking.com investigue o assunto. Hotel Plantage

O hotel também informou que a reserva nunca foi cancelada. "O hóspede só recebeu uma mensagem privada no Booking.com. Ele foi contatado diversas vezes, mas disse que não sabia em quem e no que acreditar".

O Hotel Plantage publicou uma nota em sua página do Instagram sobre as falsas mensagens. Leia a tradução abaixo.

Continua após a publicidade

O Booking.com disse não tolerar nenhum tipo de discriminação. "Estamos investigando o caso em questão junto à acomodação para garantir que todas as providências sejam tomadas", informou a empresa em nota enviada a Splash.

Wallace Pato é um artista visual, nascido no Rio de Janeiro. Autodidata, ilustra a cultura brasileira, que variam de festividades a crianças nas ruas, cenas de carnaval, refeições e até funerais. "Tenho vários objetivos, mas acho que o maior é ser um porta-voz daqueles que nunca foram ouvidos", disse em 2023.


Nota publicada pelo Hotel Plantage

Queridos hóspedes e seguidores,

Continua após a publicidade

Chegou ao nosso conhecimento que mensagens phishing estão circulando na plataforma do Booking.com, se passando falsamente pelo Hotel Plantage. Essas mensagens possuem conteúdo profundamente ofensivo e discriminatório. Nós queremos deixar absolutamente claro que essas mensagens não foram enviadas por nós.

No Hotel Plantage, prezamos a inclusão e o respeito por todos. Estamos levando esse assunto muito a sério, trabalhando com o Booking.com para investigar e prevenir novos incidentes.

Estejam certos de que suas reservas não foram canceladas, e que nunca mandaremos mensagens discriminatórias ou inapropriadas. Se você recebeu qualquer comunicação suspeita, pedimos que não clique em qualquer link e nos contate imediatamente.

Nos desculpamos sinceramente por qualquer estresse ou confusão que isso tenha causado, e agradecemos pela sua compreensão e confiança.

Deixe seu comentário

Só para assinantes