'No Nosso Sangue': terror expõe mundo cruel e marginalizado, diz diretor
Após "Rebel Hearts" e "Parceiros da Saúde", Pedro Kos faz sua estreia na ficção, sem deixar a veia documental de lado.
O cineasta carioca indicado ao Oscar, que cresceu nos Estados Unidos, lançou este ano o terror "In Our Blood" ("No Nosso Sangue"), que surgiu de um rascunho escrito há 12 anos.
Na trama, a protagonista procura se reconectar com sua mãe, uma dependente química que está sóbria. Para tal, ela visita a mãe com um cinegrafista, a fim de registrar essa jornada de reencontro. "A mãe desaparece e a trama vai se complicando", explica Flavia Guerra.
Na época em que recebeu o roteiro, Pedro não conseguiu tirá-lo de sua cabeça. "Tinha um potencial incrível para explorar as mesmas temáticas que exploro nos documentários: as estruturas opressivas que criamos na sociedade, que exploram os mais marginalizados".
Queria uma coisa muito crua, real, sobre o nosso mundo. Apesar de ser um filme de gênero, o filme é um espelho para o nosso mundo, que é tão cruel, desumanizante. Para colocar, no centro, a perspectiva de uma pessoa marginalizada Pedro Kos
Experiência com documentários foi essencial para longa
Pedro Kos diz que o filme foi criado justamente por sua experiência como documentarista. "Os documentários formaram minha abordagem para esse filme. Fiz uma 'meia ficção meio documentário'", diz.
O diretor chegou a visitar acampamentos de pessoas em situação de rua e usou entrevistas reais no novo longa. "Foi uma experiência muito legal, essa mistura dos gêneros".
Flavia concorda, e diz que o filme acerta justamente ao apostar no campo documental, que é uma das marcas do diretor. "A fotografia tem cara de documental, a forma vira conteúdo", afirma. "Fiquei feliz de ver como Pedro traz essa brincadeira toda para a ficção".
"No Nosso Sangue" fez sua estreia no Festival do Rio.
Assista à íntegra do Plano Geral:
Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Deixe seu comentário