O que é Otokonoko? Anime sensível é surpresa da temporada
Nesta temporada os fãs de romances escolares escolheram "My Senpai is an Otokonoko" como o anime para ser assistido. Além de trazer um inusitado triângulo amoroso que brinca com expectativas, sensibilidades e representações de gênero, essa série trouxe uma dúvida nos espectadores: afinal, o que é um "otokonoko"? Splash apresenta essa história e tenta explicar esse termo japonês.
A história
Saki Aoi chega em sua nova escola e se apaixona perdidamente por Makoto Hanaoka, uma veterana de uma série mais avançada. Saki fica encantada com o olhar determinado, o mistério e os longos cabelos esvoaçantes, então entrega a Makoto uma carta declarando seu amor.
Makoto, no entanto, se vê na obrigação de rejeitar o pedido de Saki por um motivo simples: ele é um rapaz que se veste como mulher, um "otokonoko", e não uma garota. Makoto acreditou que isso afastaria Saki, mas aconteceu o oposto: demonstrando ser bissexual, a garota se interessa por poder aproveitar tanto o lado feminino quanto o masculino de Makoto.
Os dois se aproximam, ainda que Makoto tenha receio de criar laços de amizade com Saki por ser isolado pelos demais alunos. Entretanto, a garota insiste e consegue encantar Makoto com sua perseverança e energia.
Para completar a história temos a apresentação de Ryuji Taiga, um aluno da escola que revela ser amigo de infância de Makoto. Após ter sido ajudado em um episódio, Ryuji passa a proteger Makoto na escola, além de ter sentimentos pelo rapaz.
Começa assim o curioso triângulo amoroso entre o rapaz que se veste como uma garota, seu amigo de infância gay e uma garota bissexual. Além desse aspecto, a série chama a atenção por tratar de diversidade de uma forma sensível e respeitosa, além de ser uma história bastante leve e com bastante humor.
O mangá original foi criado por Pom e publicado digitalmente pela plataforma de quadrinhos do aplicativo Line. "Senpai Is an Otokonoko" se tornou um sucesso e se destacou em premiações japonesas, como o Tsugi ni Kuru Manga Taisho.
Ao contrário de outros mangás de formato mais tradicional, "Senpai Is an Otokonoko" se assemelha aos Webtoons por ser uma história de scroll vertical, para ser lido em celulares ou tablets. Com o sucesso, a história foi adaptada para uma edição encadernada e se encerrou com 10 volumes publicados pela editora Ichijinsha.
O que é Otokonoko?
É possível que o espectador de "My Senpai is an Otokonoko" fique um pouco perdido sobre o que é um Otokonoko, afinal não há muita explicação no anime. Na versão legendada pela Crunchyroll inclusive é usado o termo em japonês, sem qualquer tradução para facilitar nossa compreensão.
A palavra "otokonoko" vem de um trocadilho japonês. Originalmente "otokonoko" significa garoto, mas para esse novo significado troca-se um dos kanjis da palavra japonesa e substitui pelo kanji de "musume" (jovem garota). Ou seja, "otokonoko" tem a mesma pronúncia da palavra "garoto", mas tem outro significado por usar outro ideograma.
Otokonoko não é uma orientação sexual, é uma expressão de gênero. É muito próximo do "crossdressing", que é quando uma pessoa se veste com roupas tradicionalmente associadas ao gênero oposto, porém tem suas diferenças. Enquanto o crossdressing permite que a pessoa mantenha características de seu gênero, como um homem com barba usando roupas femininas, um otokonoko preza por manter traços femininos para se aproximar da figura da mulher.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberLonge de ser uma invenção das novas gerações, o ato de se vestir de mulher no Japão vem de muitos séculos atrás, principalmente do teatro kabuki. Em meados do século XVII, houve a popularização de uma modalidade de teatro que bania a participação de mulheres, então cabia aos homens interpretar os papéis femininos. No século XIX o governo japonês baixou uma lei proibindo o ato de se vestir como alguém do sexo oposto, podendo prender pessoas que praticassem publicamente essa expressão de gênero.
Foram os animes e os mangás que voltaram a popularizar o crossdressing e os otokonokos. O mangá "Stop!! Hibari-Kun!" (1981), clássico dos shonens, é considerado o responsável pelo conceito moderno dos otokonokos. A comédia romântica mostra o adolescente Kosaku Sakamoto indo morar com uma família de mafiosos após a morte de sua mãe.
Kosaku se apaixona por Hibari, uma das filhas do líder da máfia, mas descobre que ela nasceu como um homem biológico, se veste de mulher e quer ser reconhecida como filha do mafioso. Embora seja muito associada ao otokonoko, até pela visão que se tinha nos anos 1980, atualmente "Stop!! Hibari-Kun!" já é reconhecida como uma série que trazia uma personagem trans em posição de destaque (ainda que tenha uma abordagem equivocada aos olhos de hoje).
A subcultura dos otokonoko explodiu em meados dos anos 2000, com a popularização de personagens em animes e mangás. O surgimento de Maid Cafés (cafeterias nas quais o cliente é atendido por funcionários vestidos como empregadas domésticas) também ajudou a espalhar a ideia, e atualmente há até cafés especializados em otokonokos.
Alguns outros personagens populares de anime representando otokonokos são Ritsu Sohma ("Fruits Basket"), Karuto ("Hunter x Hunter") e Ferris ("Re:Zero").
Onde assistir "Senpai Is an Otokonoko"
Caso tenha se interessado pelo triângulo amoroso de "Senpai Is an Otokonoko", o anime está sendo lançado semanalmente na Crunchyroll, com legendas em português.
A versão em quadrinhos não foi anunciada ainda no Brasil.
Deixe seu comentário