RIP empresas de k-pop: Entenda como fãs protestam
O ativismo no k-pop é constantemente elogiado - e com razão - pelas constantes campanhas, arrecadações e grandes movimentações que os fãs são capazes de fazer graças ao engajamento muito acima da média que possuem. Organizados, cheios de pessoas talentosas que criam artes, desenvolvem sites e projetam eventos, os fandoms têm uma grande influência ao construir (e destruir) carreiras.
Portanto, quando essa mesma comunidade sente que seu artista preferido está sendo negligenciado, seja pela razão que for - são muitas -, ela transforma a raiva em ação, com uma série de atividades pensadas para colocar as empresas "contra a parede"; os fãs querem comunicação, mas muitas vezes as empresas pecam no quesito, soltando comunicados duvidosos (e malfeitos), frequentemente colocando panos quentes no problema.
Se as empresas não sabem o que fazer, os fãs por sua vez sabem até demais e, aflitos por solução, acabam se excedendo e criando um caos ainda maior. De qualquer forma, o direito de protestar é sempre válido, mesmo que de maneira meio atravessada e atrapalhada.
No k-pop temos algumas atividades bem definidas nessa etapa de protestos:
Envio de emails. Muitos, muitos e muitos emails
Para não dizer que não tentaram da forma "mais amena", o início dos protestos começa quase sempre com templates, feitos por fã-clubes conhecidos, para os fãs enviarem em massa emails de reclamações. O objetivo é fazer a empresa ver que errou e tentar consertar o problema o mais rápido possível. É uma espécie de primeira fase dos protestos, onde os fãs dão o benefício da dúvida e esperam alguma ação. Caso isso não ocorra, os fãs passam para as outras formas de protesto.
only one template per email to not get tagged as spam! pls use all the emails u have https://t.co/xTKeA6lWyW pic.twitter.com/pnLYJ5I5a6
-- hannie ? (@minghaocheol_) March 3, 2024
Banners com frases-protesto em fansigns e shows
Com o número de fansigns (eventos com os artistas assinando álbuns e interagindo com fãs) aumentando cada fez mais, os fãs enxergam nessa proximidade a chance de expor o que estão sentindo. Um caso bem popular recentemente é o do grupo RIIZE, em que um dos integrantes entrou em hiato indefinido. Para os briizes, fãs do grupo, eles sempre serão 7 e não 6, portanto toda vez que eles se apresentam ao vivo, fãs fazem sinal com o número 7, levam cartazes com 7, e esperam uma reação dos idols para ver se alguma coisa acontece.
OMG Sungchan keeps on pointing on my Riize is 7 banner #riize #RIIZEINMANILA #briize #Rii7e #Riizeis7#BENCHxRIIZE #RIIZEinManila#RIIZE_FANCONinManila#RIIZINGDAY_IN_MANILA #RIIZEatTheBigDome pic.twitter.com/exd5IRNNK9
-- Jae saw Ran and Wooseok (@jayeewolff) July 14, 2024
Caminhões com mensagens
Provavelmente o método mais utilizado atualmente, os caminhões com telão passando mensagens é utilizado por praticamente todo fandom organizando, com dinheiro e descontente. É uma forma de chamar atenção da mídia, de quem passa na rua e, obviamente, dos idols e CEOs.
We have a total of 10 trucks being sent by kr and ch tokkis in protest of NewJeans. I hope they begin to see the frustration and anger they have caused. #???_?????#STOP_MISTREATING_NEWJEANS pic.twitter.com/ymCkg2Thzw
-- (@kookyphamz) May 16, 2024
Flores "de funeral"
Uma prática que voltou a ficar em alta recentemente é o envio das guirlandas e arranjos de flores típicas de funeral para essas empresas. E não são poucas, pois o objetivo é fazer barulho, virar notícia, então os fandoms enviam dezenas de arranjos que são colocados na frente dos prédios e juntos de mensagens em tom ameaçador. A HYBE virou praticamente uma floricultura recentemente com os protestos das Armys, fãs de BTS, e dos Tokkis, fãs das NewJeans.
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Quero receber"we support BTS, not HYBE"
-- Haaaaaari (@pporapippamm) May 3, 2024
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korean army sent wreaths of flowers (used for funerals) to HYBE expressing their disappointment with their media play using BTS as their shield. pic.twitter.com/y48NFTkWHS
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