Conteúdo publicado há 3 meses

Além de Tom Cruise: quem são os famosos que são ou já foram da cientologia

Tom Cruise, 62, e o filho Connor, 29, são unidos pela cientologia. Ator é conhecido como um dos seguidores mais ilustres da religião e tem, inclusive, o número "1993" tatuado no braço, em homenagem ao ano em que o escritor L. Ron Hubbard criou os primeiros textos da controversa religião.

Conheça mais famosos adeptos da prática controversa

John Travolta

John Travolta no clipe de 3 To Tango, de Pitbull
John Travolta no clipe de 3 To Tango, de Pitbull Imagem: Reprodução/YouTube

O astro de "Grease" faz parte da cientologia desde os anos 1970. Em 2001, em entrevista ao Friday Night With Jonathan Ross, ele afirmou que a religião deu "todas as ferramentas que ele precisava para sobreviver na vida." Apesar da fidelidade de Travolta à prática, há relatos de que ele tem se afastado da cientologia desde a morte da mulher, Kelly Preston, em julho de 2020.

Danny Masterson

Danny Masterson
Danny Masterson Imagem: Getty Images

Um dos protagonistas de "That '70s Show", Masterson era um membro dedicado da religião até o ano passado. Em 2023, ele foi condenado há 30 anos de prisão por abusar sexualmente de três mulheres que também faziam parte da igreja. Masterson foi expulso da cientologia após a condenação, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Elisabeth Moss

Elisabeth Moss como June em cena da terceira temporada de "The Handmaid's Tale"
Elisabeth Moss como June em cena da terceira temporada de "The Handmaid's Tale" Imagem: Divulgação

A estrela de "The Handmaid's Tale" foi introduzida à religião ainda criança, segundo The Telegraph. "É um lugar muito aberto a dar as boas-vindas a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre ele. Eu acho que isso é coisa mais incompreendida", afirmou a própria atriz em entrevista a The New Yorker.

Continua após a publicidade

Laura Prepon

Laura Prepon deixou a cientologia em 2016
Laura Prepon deixou a cientologia em 2016 Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic

Ex-namorada de Masterson, Prepon foi membro da Igreja por anos e, em 2015, afirmou que a cientologia a ajudou a ser "mais autêntica". A declaração foi dada em entrevista à Women's Health. Apesar disso, ela confessou em 2021 que não praticava a religião havia cinco anos. "Eu sempre tive muita mente aberta, desde criança. Fui criada católica e judia, rezei em muitas igrejas, meditei em muitos templos. (Mas a cientologia) Não é mais parte da minha vida."

Kirstie Alley

Kirstie Alley
Kirstie Alley Imagem: Divulgação

A atriz foi membro ativo da igreja por 30 anos, até sua morte em 2022, após um câncer. Ela afirmou que a cientologia a ajudou a superar o vício em cocaína e defendia a prática de críticas. "Todas as religiões são bizarras para quem não pratica. Para mim, é muito normal. E provavelmente uns 90% das coisas malucas que eu escuto não são verdade", afirmou ela ao Entertainment Tonight, em 2012.

Continua após a publicidade

Jerry Seinfeld

O ator Jerry Seinfeld
O ator Jerry Seinfeld Imagem: AFP

O comediante, estrela da série que levava seu sobrenome, afirmou que chegou a estudar a religião —e gostava muito de seus princípios. "Foi interessante. Acredite ou não, é muito intelectual e exata na forma de abordar a resolução de problemas, o que realmente me atraiu", declarou o famoso em 2007, à Parade. Ele ainda acrescentou que a cientologia ajudou sua carreira. "Nos meus primeiros anos de stand-up foi muito útil. Eu fiz alguns cursos (de cientologia) e aprendi algumas coisas sobre comunicação que realmente ajudaram minha atuação."

As polêmicas da cientologia

O documentário "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief" criou polêmica em 2015 ao entrevistar ex-membros importantes da igreja que expuseram a suposta manipulação que alguns seguidores sofrem. Ao contrário do que acontece na maioria das religiões, membros na Cientologia só passam a conhecer detalhes do credo da religião aos poucos e após pagar grandes quantidades de dinheiro, diz o documentário.

A religião tem controle sobre a vida pessoal de seus membros. Tom Cruise, por exemplo, teria se separado de Nicole Kidman por influência da cientologia. A atriz teria sido investigada por detetives particulares. A igreja teria ainda tentado colocar os dois filhos adotivos do casal contra a mãe para que Cruise pudesse conseguir a custódia deles no caso de um divórcio.

Continua após a publicidade

A produção também mostrou detalhes sobre o financiamento da igreja e os supostos abusos físicos e psicológicos sofridos por membros. A porta-voz da Cientologia, Karin Pouw, disse à época, em nota a BBC, que "as acusações feitas no documentário são totalmente falsas e foram feitas sem pedir a versão da igreja".

Deixe seu comentário

Só para assinantes