Além de Tom Cruise: quem são os famosos que são ou já foram da cientologia
Tom Cruise, 62, e o filho Connor, 29, são unidos pela cientologia. Ator é conhecido como um dos seguidores mais ilustres da religião e tem, inclusive, o número "1993" tatuado no braço, em homenagem ao ano em que o escritor L. Ron Hubbard criou os primeiros textos da controversa religião.
Conheça mais famosos adeptos da prática controversa
John Travolta
O astro de "Grease" faz parte da cientologia desde os anos 1970. Em 2001, em entrevista ao Friday Night With Jonathan Ross, ele afirmou que a religião deu "todas as ferramentas que ele precisava para sobreviver na vida." Apesar da fidelidade de Travolta à prática, há relatos de que ele tem se afastado da cientologia desde a morte da mulher, Kelly Preston, em julho de 2020.
Danny Masterson
Um dos protagonistas de "That '70s Show", Masterson era um membro dedicado da religião até o ano passado. Em 2023, ele foi condenado há 30 anos de prisão por abusar sexualmente de três mulheres que também faziam parte da igreja. Masterson foi expulso da cientologia após a condenação, segundo o jornal britânico Daily Mail.
Elisabeth Moss
A estrela de "The Handmaid's Tale" foi introduzida à religião ainda criança, segundo The Telegraph. "É um lugar muito aberto a dar as boas-vindas a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre ele. Eu acho que isso é coisa mais incompreendida", afirmou a própria atriz em entrevista a The New Yorker.
Laura Prepon
Ex-namorada de Masterson, Prepon foi membro da Igreja por anos e, em 2015, afirmou que a cientologia a ajudou a ser "mais autêntica". A declaração foi dada em entrevista à Women's Health. Apesar disso, ela confessou em 2021 que não praticava a religião havia cinco anos. "Eu sempre tive muita mente aberta, desde criança. Fui criada católica e judia, rezei em muitas igrejas, meditei em muitos templos. (Mas a cientologia) Não é mais parte da minha vida."
Kirstie Alley
A atriz foi membro ativo da igreja por 30 anos, até sua morte em 2022, após um câncer. Ela afirmou que a cientologia a ajudou a superar o vício em cocaína e defendia a prática de críticas. "Todas as religiões são bizarras para quem não pratica. Para mim, é muito normal. E provavelmente uns 90% das coisas malucas que eu escuto não são verdade", afirmou ela ao Entertainment Tonight, em 2012.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberJerry Seinfeld
O comediante, estrela da série que levava seu sobrenome, afirmou que chegou a estudar a religião —e gostava muito de seus princípios. "Foi interessante. Acredite ou não, é muito intelectual e exata na forma de abordar a resolução de problemas, o que realmente me atraiu", declarou o famoso em 2007, à Parade. Ele ainda acrescentou que a cientologia ajudou sua carreira. "Nos meus primeiros anos de stand-up foi muito útil. Eu fiz alguns cursos (de cientologia) e aprendi algumas coisas sobre comunicação que realmente ajudaram minha atuação."
As polêmicas da cientologia
O documentário "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief" criou polêmica em 2015 ao entrevistar ex-membros importantes da igreja que expuseram a suposta manipulação que alguns seguidores sofrem. Ao contrário do que acontece na maioria das religiões, membros na Cientologia só passam a conhecer detalhes do credo da religião aos poucos e após pagar grandes quantidades de dinheiro, diz o documentário.
A religião tem controle sobre a vida pessoal de seus membros. Tom Cruise, por exemplo, teria se separado de Nicole Kidman por influência da cientologia. A atriz teria sido investigada por detetives particulares. A igreja teria ainda tentado colocar os dois filhos adotivos do casal contra a mãe para que Cruise pudesse conseguir a custódia deles no caso de um divórcio.
A produção também mostrou detalhes sobre o financiamento da igreja e os supostos abusos físicos e psicológicos sofridos por membros. A porta-voz da Cientologia, Karin Pouw, disse à época, em nota a BBC, que "as acusações feitas no documentário são totalmente falsas e foram feitas sem pedir a versão da igreja".
Deixe seu comentário