Conteúdo publicado há 1 mês

Reynaldo Gianecchini diz que descobriu doença autoimune: 'Estava caindo'

Reynaldo Gianecchini, 51, contou como descobriu uma doença autoimune nos ensaios de 'Priscilla, a Rainha do Deserto'.

O que aconteceu

O ator desenvolveu uma doença autoimune chamada Guillain Barré durante os ensaios, o que acabou afetando os seus movimentos.

Em entrevista ao PodDelas, Gianecchini fez o relato. "Não pensei em desistir, mas o desconforto é tão grande de lidar com os seus medos, que tem um lado seu que quer sair correndo".

O artista contou que a condição vai paralisando o corpo. "Eu desenvolvi até uma doença autoimune muito louca que foi me paralisando as mãos, as pernas. Tive uma coisa que chama Guillain Barré, que é uma doença autoimune, que eu seu próprio sistema imunológico, os seus nervos, vão te paralisando".

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de Guillain Barré é um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo.

A condição, geralmente, é provocada por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos.

Gianecchini celebra o fato de poder estar no palco. "Hoje em dia, estar no palco também é um milagre".

No início, ele pensou que poderia ser algo psicológico. "Comecei a formigar tudo, falei: 'Cara, acho que é psicológico, meu nervosismo, meu pânico'. Mas eu nunca tive pânico. Achei que era isso, até o dia que eu não consegui mais levantar da cama, e no ensaio eu já estava caindo, sem equilíbrio".

Reynaldo precisou ser internado quando estava no meio dos ensaios, tendo que conciliar o tratamento com a preparação para o espetáculo.

Continua após a publicidade

Hoje, com tudo superado, ele comemora a nova fase. "Fiz uma pausa minúscula, continuei indo no ensaio só assistindo, e fui tentando recuperar. Muita fisioterapia, três vezes ao dia. E hoje em dia estou dançando num salto 15 no palco. Para mim é uma vitória, uma superação".

Deixe seu comentário

Só para assinantes