Conteúdo publicado há 10 meses

Mães apresentadoras, trans aeromoça, enfermeira: quem está no Miss Universo

O Miss Universo chega em sua 72ª edição com um feito histórico: será a primeira vez que haverá duas mães, duas mulheres trans e uma mulher com 30 anos na mesma edição.

A Miss Nepal, Jane Garrett, quer ser a primeira Miss Universo plus-size a vencer o Miss Universo no show final
A Miss Nepal, Jane Garrett, quer ser a primeira Miss Universo plus-size a vencer o Miss Universo no show final Imagem: Reprodução/ Instagram @jadedipika_

Além disso, também teremos uma mulher fora do 'corpo padrão magro', que costumamos ver nos concursos de beleza: a enfermeira Jane Dipika Garrett, Miss Nepal, que quer ser a primeira plus-size eleita Miss Universo, lembra a publicação Hola!.

Quando é o Miss Universo 2023? A final será realizada neste sábado, 18 de novembro.

Onde é a sede? San Salvador, em El Salvador.

Como assistir? O concurso não passará na TV paga ou aberta no Brasil, ao invés disso, ele será transmitido no canal do YouTube do Miss Universo (acesse aqui), a partir das 22 horas no horário de Brasília.

São quantas candidatas? 84 países disputam o título.

Conheça a seguir curiosidades de 11 mulheres que você deve ficar de olho. Além de curadoria própria, Splash contou com a consultoria das páginas especializadas no mundo miss no Instagram: The Perfect Miss Brasil (@theperfectmissbrasil), Miss Brasil News (@missbrasilnews) e Universo das Misses (@universosdasmisses) para definir as selecionadas com base em suas histórias e destaques no concurso.

Miss Brasil - Maria Brechane

Uma das mais jovens competidoras, Maria Brechane tem apenas 19 anos e venceu o Miss Brasil em julho. Ela é a 15ª miss a levar o nome do Rio Grande do Sul para o Miss Universo como Miss Brasil. A última foi Julia Gama, que foi vice-Miss Universo 2020.

Continua após a publicidade

Maria Eduarda Brechane vem de uma família com origens indígenas e europeias, e se preparou dois anos para o concurso: chegou a treinar com Barbi e livros na cabeça. Estudante de jornalismo, ela trabalha como modelo e tem como uma das bandeiras a filantropia e projetos sociais.

Maria Eduarda Brechane, Miss Universo Brasil 2023 -
Maria Eduarda Brechane, Miss Universo Brasil 2023 - Imagem: Reprodução/Instagram

Miss Bulgária - Yuliia Pavlikova

Com 30 anos, é a candidata mais velha a disputar o concurso - o limite de idade foi alterado neste ano e todas as mulheres passaram a ser elegíveis a se candidatar. A princípio a regra, anunciada em setembro, valeria a partir de 2024, mas o concurso de Yuliia ocorreu no final de outubro e sua participação já foi aceita para 2023.

Nascida e baseada na região da Crimeia, ela representou a localidade no Miss Grand Internacional 2022, vencido pela brasileira Isabella Menin, mas não se classificou. No ano anterior, ela foi a Miss Bulgária no Miss Terra, que ocorreu virtualmente, e também não conseguiu classificação. Em 2020 ela ganhou o Miss World Next Top Model, pela Rússia, no Líbano.

A veterana tem doutorado em economia, é membro do Fundo para Proteção de Animais e diretora do concurso Miss Global Model of the World.

Continua após a publicidade
Miss Bulgaria 2023, Yullia Pavlikova
Miss Bulgaria 2023, Yullia Pavlikova Imagem: Reprodução/ Instagram @yuliiapavlikova

Miss Camarões - Issie Princesse

Levando o título de princesa no próprio nome, a jovem de 23 anos é estudante da Universidade Católica de Buea, em Duala (Camarões), além de ser modelo.

Tem na luta contra o câncer de mama, sua principal bandeira de reinado e afirmou que ficou muito feliz com sua vitória no Miss Camarões, pois era "bom saber que as pessoas me aceitam, que me amam".

Miss Camarões 2023, Issie Princesse
Miss Camarões 2023, Issie Princesse Imagem: Reprodução/ Instagram @princesseissie

Miss Colômbia - Camila Avella

A apresentadora e modelo, María Camila Avella, mais conhecida como Camila Avella, tem 28 anos e é uma das mães e casadas do concurso.

Continua após a publicidade

Também estudou Comunicação Social e Jornalismo, e trabalhou como modelo desde adolescente. Camila apresentou um programa do canal Caracol Televisión. Sua filha, Amelia, nasceu em 2021.

Miss Colômbia 2023, Camila Avella
Miss Colômbia 2023, Camila Avella Imagem: Reprodução/ Instagram @camiavellam

Miss Guatemala - Michelle Cohn

Michelle Cohn também é outra apresentadora e mãe a disputar o Miss Universo 2023. Com 28 anos, ela havia disputado o Miss América Latina del Mundo 2014, pela Guatemala, onde foi finalista.

Ao se tornar mãe, ela não pode mais competir nos concursos - até este ano. Seu filho Luca nasceu em 2016 e sua filha Bella em 2021. Sua formação conta com um bacharel bilíngue em Ciências e Letras, e uma licenciatura em Imagem Pública e Mídia.

Miss Guatemala, Michelle Cohn, com os dois filhos
Miss Guatemala, Michelle Cohn, com os dois filhos Imagem: Reprodução/ Instagram @michellecohnb
Continua após a publicidade

Miss Holanda - Rikkie Kolle

Rikkie Kolle foi a primeira trans a vencer um concurso nacional para o Miss Universo, em 2023. A modelo de 22 anos foi apenas a segunda mulher transgênero confirmada no Miss Universo desde 2012, quando foram permitidas a participação de trans, ainda na gestão de Donald Trump no Miss Universo. A última e única participante até então havia sido Angela Ponce, da Espanha, em 2018, sem classificação.

"Se eu pudesse ter algum superpoder, seria transformar o mundo em uma grande sociedade feliz em que todos podem ser eles mesmos. [...] Se eu tivesse que me descrever em uma palavra, seria vitória, porque vitória descreve o que eu tenho conseguido: ser quem eu quero ser e escolher amar sempre meu eu interior", disse a modelo, conforme a Telemundo.

Rikkie Valerie Kollé antes de vencer o Miss Nederland, o Miss Holanda que garante vaga do país no Miss Universo
Rikkie Valerie Kollé antes de vencer o Miss Nederland, o Miss Holanda que garante vaga do país no Miss Universo Imagem: Divulgação/ Instagram @missnederland @williamrutten

Miss Nepal - Jane Dipika Garrett

Uma das candidatas mais interessantes, Jane tem 23 anos e é enfermeira e empresária. É a primeira Miss Nepal Universo plus-size e derrotou outras 21 candidatas. A enfermeira tem como bandeiras a defesa da saúde mental, positividade corporal e saúde hormonal. Ela possui SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos).

Continua após a publicidade

"Como mulher com curvas e que não cumpre com certos padrões estabelecidos, estou aqui para representar todas as mulheres. Creio que não existe apenas um tipo de beleza, cada mulher é bonita do jeito que é", falou Jane, segundo a publicação Hola! España.

Miss Nepal 2023, Jane Dipika Garrett
Miss Nepal 2023, Jane Dipika Garrett Imagem: Reprodução/ Instagram @jadedipika_

Miss Nicarágua - Sheynnis Palacios

Sheynnis Palacios arrancou diversos gritos durante a competição preliminar, realizada na noite de quarta-feira (15) com o Gimnasio Nacional em San Salvador lotado. Com 23 anos, ela é uma das favoritas.

Licenciada em comunicação, a jovem se considerada entusiasta atrás das câmeras, seja como produtora ou editora. Seus episódios de ansiedade foram a motivação para ela começar seu projeto chamado "Entenda sua mente", que busca falar sobre a importância da saúde mental.

Miss Nicarágua 2023, Sheynnis Palacios
Miss Nicarágua 2023, Sheynnis Palacios Imagem: Reprodução/ Instagram @sheynnispalacios_of
Continua após a publicidade

Miss Porto Rico - Karla Guilfú

Outro destaque do concurso, a porto-riquenha tem 25 anos e faz pós-graduação em psicologia. Também tem a saúde mental como bandeira e acredita no impacto disso na sociedade. Para ela, cuidar da saúde mental não deveria ser um privilégio de poucos, mas sim um direito de todos.

Miss Porto Rico 2023, Karla Guilfú
Miss Porto Rico 2023, Karla Guilfú Imagem: Reprodução/ Instagram @karlaguilfu

Miss Portugal - Marina Machete

Primeira mulher trans a ganhar o Miss Portugal, Marina Machete precisou enfrentar diversos comentários maldosos e fake news com sua vitória. Resiliente, ela chegou no Miss Universo mostrando tudo o que trouxe na sua bagagem com seus 28 anos, e suas profissões: aeromoça e modelo. Ela é comissária de bordo há cerca de cinco anos e foi a segunda transgênero eleita para o Miss Universo 2023.

"Orgulho de ser a primeira mulher trans a concorrer ao título de Miss Universo Portugal. Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas", escreveu ela no Instagram, antes da vitória.

Continua após a publicidade
Miss Portugal 2023, Marina Machete
Miss Portugal 2023, Marina Machete Imagem: Reprodução/ Instagram @marinamachetereis

Miss Tailândia - Anntonia Porsild

Um dos principais nomes da Ásia, Antonia briga pela coroa pela Tailândia, país da dona do Miss Universo, a empresária Anne Jakrajutatip. Com 27 anos, ela é uma jovem empreendedora que valoriza a essência de ser independente financeiramente.

A modelo e atriz quer ser uma líder incentivadora de outras mulheres e se ganhar o Miss Universo pretende fazer do título uma plataforma que chame atenção das pessoas para a importância do "empoderamento econômico das mulheres", conforme a Telemundo.

Miss Tailândia 2023, Anntonia Porsild
Miss Tailândia 2023, Anntonia Porsild Imagem: Reprodução/ Instagram @porxild

Deixe seu comentário

Só para assinantes