'História assustadora': como Nanini encarou desafio de viver João de Deus?
De médium aclamado por milhares de fiéis em busca de cura a homem condenado a mais de 300 anos por crimes sexuais. É assim que a história de João de Deus poderia ser resumida. É a história que inspirou a série "João Sem Deus - A Queda de Abadiânia", que chega à programação do Canal Brasil e ao Globoplay hoje.
Quem recebeu a missão de interpretar João de Deus foi o ator Marco Nanini, 75. "A história do João de Deus é assustadora. A possibilidade de representar isso também assusta, mas o roteiro, a [diretora] Marina e sua equipe que ela escolheu, me deu conforto para aceitar e interpretar esse filme."
Com quase 60 anos de carreira, Nanini tem inúmeros personagens vividos. Esse foi um dos mais impactantes para o ator por ser baseado em uma figura popular nacional e que a população conhece bem. A produção agradou o ator porque narra o escândalo que desmascarou o médium a partir do ponto de vista feminino. O ponto central são três vítimas.
Dirigida por Marina Person, a série ficcional conta a história de duas irmãs que chegaram a Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas, Cecília (Karine Teles) sai do país após os abusos sofridos, enquanto a outra, Carmen (Bianca Comparato) se torna uma fiel funcionária do médium, afirmando que vivenciou o milagre da cura da irmã. A trama se desenrola durante o reencontro das duas irmãs.
É a primeira vez que apresenta as mulheres como protagonistas dessa história. E não apenas como vítimas, mas o ponto de vista delas, o que elas viram e sentiram. Tudo num roteiro muito bem escrito e armado. As inserções jornalísticas também ajudam a esclarecer a ideia.
Nanini tinha uma preocupação: não imitar João de Deus, mas sim "dar uma presença, a áurea, o timbre dele". Para isso, o ator recuperou as memórias da época em que diversas vítimas romperam o silêncio e denunciaram o médium em entrevistas à TV.
Acompanhei essa história, chocado, mas acompanhei. Vi muitas imagens na época. Me senti contente com essa memória que eu tinha. Aproveitei essa sensação que tive dele e coloquei no personagem. Não quis imitá-lo de forma alguma.
Ter em mente que não faria uma imitação do João de Deus tranquilizou o ator, assim como ter o apoio da equipe encabeçada pela diretora Marina Person e formada, majoritariamente, por mulheres. "Muito experiente, ela tratou o tema com muita delicadeza. O set era todo de mulheres. Todas muito agradáveis e boas de lidar, fora o elenco maravilhoso. No primeiro episódio, eu tenho pouquíssimas falas. Isso também me ajudou. Enquanto eu tinha essas cenas sem falas, eu pude procurar o título e como eu ia fazer."
Os atores Antonio Saboia, Maria Clara Strambi, Ana Sofia Martins e Dalila Carmo completam o elenco da produção.
Personagem diferente
Marco Nanini também comemora interpretar um personagem diferente do que as pessoas estão acostumadas a vê-lo na TV aberta. Quem não se lembra do Seu Lineu, do seriado "A Grande Família" (Globo, 2001-2014), ou do professor Pancrácio, da novela "Êta, Mundo Bom!" (Globo, 2016).
Ele diz acreditar que isso é possível graças ao streaming, que amplia o leque de oportunidades para ser criar histórias mais complexas. "Para não repetir. É um personagem interessante para mim por causa dessa dificuldade de eu enfrentar outro círculo de personagem. E principalmente porque casa com a minha idade, casa com a minha faixa etária. É uma felicidade porque nem sempre tem um personagem tão bom para um artista da minha idade."
Como e onde assistir?
A obra é a primeira série de coprodução internacional independente entre Brasil e Portugal, de Canal Brasil, Ventre Studio, Coral Europa e TVI. Os três episódios de 50 minutos serão exibidos em três dias consecutivos, a partir de hoje, sempre às 21h50 no Canal Brasil. A partir da estreia todos os episódios ficam disponíveis no Globoplay + canais.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberMaratonas dos três episódios: segunda (16), a partir das 20h30; sábado (21), a partir das 23h e, domingo (22), a partir das 20h.
Reexibições: segunda (16), terça (17) e quarta (18), às 20h30
Deixe seu comentário