Preta Gil faz hoje sua última sessão de radioterapia: 'Um dia após o outro'

Preta Gil faz hoje em São Paulo a sua última sessão de radioterapia. A cantora trata um câncer no reto, e se mudou para a capital paulista enquanto faz o tratamento.
Ela foi a convidada de hoje no Mais Você, e falou sobre a experiência: "São altos e baixos, um dia após o outro".
Ana Maria Braga, que também já tratou um câncer no reto, relembrou sua experiência: "Eu fiz o mesmo tratamento que ela tá fazendo. A radioterapia, para mim, na época que eu fiz — e ela está me dizendo que hoje os equipamentos são mais modernos —, me deixou em estado de tomar morfina todo dia, porque eu não conseguia andar".
A apresentadora diz que teve queimaduras na região do reto, onde ficava o tumor: "O médico falava: você vai sentar numa chapa quente". Preta, que tem um tumor de seis centímetros no reto, conta que hoje o tratamento não necessariamente causa essas feridas: "Eu não tive, graças a Deus, essas feridas, essas queimaduras".
Primeiros sintomas: "Quando eu fazia as fezes, era com sangue, com muco, tinha um formato diferente. E eu achava normal. Você que está em casa e diz 'que nojo', não! É muito importante a gente olhar para as nossas fezes".
Separação durante o tratamento: "Não é fácil, Ana. Foi uma das dores mais profundas que eu senti na vida. Primeiro porque existia muito amor, eu depositei nele também muito esse lugar de cuidado, de cuidar de mim Eu projetei muito isso, e é uma coisa pra gente repensar: por que a gente coloca o marido mais importante que um amigo, um irmão, uma mãe, um pai?"
Foi complicado porque depois tiveram algumas outras surpresas que eu não esperava, que me magoaram mais ainda. Mas a gente tem que aceitar a dor, não adianta passar por cima. Preta Gil
A última parte do tratamento é uma cirurgia: "Eu vou para o Rio ficar um pouco com a minha mãe, com as minhas cachorrinhas, que eu tô morrendo de saudade, e em agosto eu volto para fazer uma cirurgia e retirar o tumor, com a esperança de que a radioterapia tenha diminuído ele".
"Eu vou ter que usar uma bolsa de colostomia, vou fazer uma operação no reto então tem que dar um sossego para cicatrizar. A gente tem muito esses monstros: ai, meu Deus, a bolsa. Mas os médicos me mostram como é, como faz. Para tudo na vida a gente tem uma solução, tem que manter o otimismo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.