Topo

Guitarrista do ABBA, Lasse Wellander, morre aos 70 anos vítima de câncer

Lasse Wellander era guitarrista do ABBA - Reprodução/Instagram
Lasse Wellander era guitarrista do ABBA Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

10/04/2023 07h53Atualizada em 10/04/2023 11h13

Lasse Wellander, guitarrista do grupo ABBA, morreu aos 70 anos na última sexta-feira (7), conforme anúncio em suas redes sociais. Segundo familiares, o músico estava em tratamento contra um câncer.

"É com indescritível tristeza que temos que anunciar que nosso amado Lasse se foi. Lasse recentemente adoeceu no que acabou sendo um câncer com metástases, e no início da Sexta-feira Santa ele morreu, cercado por seus entes queridos. Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso. Gentil, seguro, atencioso e amoroso... e muito mais, que não pode ser descrito em palavras. Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você. Nós o amamos e sentimos muito sua falta. Lena, Ludvig e Andréas", diz o comunicado publicado pela família no Facebook.

No Instagram, o grupo ABBA também se pronunciou na manhã desta segunda-feira (10).

Lasse foi um amigo querido, um cara engraçado e um guitarrista excelente. A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido

Nascido em 1952, Wellander cresceu em um pequeno vilarejo chamado Skrikarhyttan, na Suécia. Seus pais eram donos de uma mercearia local, que vendia de tudo um pouco.

Lasse começou a tocar guitarra ainda um garoto no início dos anos 1960. Sua família mudou-se para uma cidade um pouco maior chamada Nora em 1959, e foi onde ele começou sua carreira musical, dando os primeiros passos com flauta e acordeão.

wellander - Reprodução/VeryWellander - Reprodução/VeryWellander
Lasse Wellander durante a infância, no final dos anos 1950
Imagem: Reprodução/VeryWellander

Ele conta que, como muitos jovens, começou a tocar guitarra após os Beatles aparecerem em um programa de música pop sueco, por volta de 1963. Ele tocou com várias bandas locais durante a década, flertando também com o contrabaixo.

Entre 1968 e 1970, fez parte de uma banda chamada Blues Quality, que havia ficado em terceiro lugar em um concurso de bandas promovido por uma rádio local. Com o fim do grupo, alguns dos membros embarcaram em um novo projeto, que durou até 1977, a Nature. A banda atuava tanto fazendo shows solo quanto servindo como um grupo de backing vocal para outros artistas.

Wellander - Reprodução/VeryWellander - Reprodução/VeryWellander
Lasse Wellander em imagem de divulgação em 1972
Imagem: Reprodução/VeryWellander

Foi em uma dessas turnês com outro artista que Lasse Wellander foi convidado para participar de uma gravação do ABBA, em 1974, juntando-se ao quarteto Agnetha Fältskog , Björn Ulvaeus , Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. O que era apenas uma sessão de gravações se transformou em um longo período de colaboração, que culminou em grandes turnês e até mesmo na gravação das trilhas sonoras de "Mamma Mia!" (2008) e "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo" (2018).

O artista rodou em turnês com o ABBA em 1975, 1977, 1979 e 1980. Posteriormente, apareceu em outros álbuns do grupo, além de projetos solo de membros da banda e o álbum "Voyage", lançado em 2021.

Lasse tem sete álbuns solo lançados, e trabalhou como guitarrista e produtor musical durante toda a sua vida. Em 2021 e 2022, ele lançou quatro composições próprias e duas gravações de cantigas de natal.