Topo

Giuliana Morrone é demitida da Globo após 34 anos

De Splash, em São Paulo

05/04/2023 22h15

Giuliana Morrone, 56, foi demitida, nesta quarta-feira (5), da Globo após 34 anos na emissora. Ela se tornou mais um nome dentre os jornalistas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro que foram surpreendidos com os cortes.

O que aconteceu?

A jornalista comunicou em suas redes sociais que deixou a emissora carioca após 34 anos atuando nas funções de repórter e apresentadora.

Ela entrou na Globo em 1989, sendo repórter especial e apresentadora de jornais como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional.

A demissão de Giuliana faz parte da reformulação e "disciplina de custos" promovida pela Globo. Além dela, nomes como Fábio Turci, César Galvão, Fábio Willian, entre outros, foram dispensados pelo canal.

A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa.
Globo, informou em nota enviada a Splash

Nas redes sociais, Morrone postou uma mensagem de despedida em tom de agradecimento pelas experiências vividas dentro canal.

A vida, para mim, é feita de paixão. Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Sempre.
Giuliana Morrone

Após promover uma série de demissões na editoria do Rio de Janeiro, a TV Globo dispensou hoje profissionais do jornalismo em São Paulo e Brasília.

Em Brasília, Márcia Witczak, editora e apresentadora do DF1, Lúcia Carneiro, da GloboNews, Sávio Ladeira, Marta Cavallini, Olivia Henriques e Dennis Barbosa, do portal G1, também foram demitidos.

Ana Paula Mendes, âncora da InterTV, afiliada da Globo em Cabo Frio (RJ), foi demitida após voltar da licença-maternidade.

A reportagem apurou também que a determinação da emissora é de que cargos de gerência sejam desligados em São Paulo. Além dos altos salários, esses cargos têm um plano de saúde diferente e recebem bônus.

Além da demissão, a Globo também bloqueou vagas que estavam abertas na edição do Jornal Hoje e no portal G1 de São Paulo. Essas vagas não serão preenchidas em razão dos cortes no jornalismo.

O que diz a Globo

Em contato com Splash, a Globo enviou nota afirmando que o canal "tem compromisso em buscar eficiência e evolução" e os desligamentos ocorreram em decorrência do "processo de transformação e disciplina de custos".

A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.
Globo, em nota enviada a Splash