Topo

Ludmilla perde processo após ser chamada de 'macaca'; cantora vai recorrer

Marcão do Povo foi inocentado em processo movido por Ludmilla; segundo defesa do apresentador - Reprodução
Marcão do Povo foi inocentado em processo movido por Ludmilla; segundo defesa do apresentador Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

28/03/2023 11h37Atualizada em 28/03/2023 14h34

Ludmilla, 27, vai recorrer após perder o processo por injúria racial movido contra o apresentador Marcão do Povo, 43. Ele se referiu à cantora como "macaca" em 2017.

A decisão foi divulgada por Rannieri Lopes, advogado de Marcão, no Instagram. "O juiz entendeu que não teve dolo, não teve vontade, houve apenas um comentário jornalístico, que é resguardado pela constituição e o Marcão do Povo foi absolvido deste crime. Diante disso, abre para o Marcão agora a possibilidade de reparação e danos morais em face das pessoas que o denunciaram e divulgaram".

Em contato com Splash, a assessoria de Ludmilla enviou uma declaração. A cantora disse que vai recorrer e que foi atacada por um racista em rede nacional.

Leia na íntegra:

"Ontem foi mais um dia difícil na vida de quem luta contra o preconceito. Surpreendentemente, mesmo após a utilização dos termos "pobre e macaca" contra mim, o Juízo da 3ª Vara Criminal de Brasília entendeu que não houve, por parte do apresentador Marcão do Povo, a intenção de ofender (?!). Pois eu digo: ofendeu sim e meus advogados estão preparando o recurso cabível. Como pode? Eu, quieta, na minha, do nada vem um racista me atacando em rede nacional. Não podemos descansar até que seja feita justiça. Não conheço este senhor e nunca troquei uma palavra com ele para receber qualquer insulto. Entendam de uma vez por todas: mesmo quando eu estou na cadeira de vítima dão um jeito de me sentar na de vilã".

A reportagem tentou contato com a defesa de Marcão, mas ainda não obteve resposta. O texto será atualizado assim que houver um retorno.

O que aconteceu?

  • Em janeiro de 2017, no programa A Hora da Venenosa (Record), Marcão usou o termo "macaca" ao se referir a Ludmilla.
  • Ele comentou uma notícia de que a cantora teria evitado fotos com fãs. "É uma coisa que não dá para entender. Era pobre e macaca, pobre, mas pobre mesmo. Sempre falo, eu era pobre e macaco também", disse, tentando suavizar a ofensa.
  • O caso virou escândalo nacional e Marcão, que era apresentador do Balanço Geral DF, foi demitido da emissora. Ele foi processado pela artista e pelo Ministério Público por injúria racial.
  • Desde o episódio, Marcão afirma que usou um termo regional e não quis cometer racismo.