Topo

O que motiva Fátima a deixar programa diário próprio pelo The Voice?

Fátima Bernardes durante as gravações do The Voice Brasil 2023 - Globo/Manoella Mello
Fátima Bernardes durante as gravações do The Voice Brasil 2023 Imagem: Globo/Manoella Mello

De Splash, no Rio

22/03/2023 04h00

Após apresentar o The Voice Brasil em 2022, Fátima Bernardes foi escalada para comandar a versão mirim do reality musical da Globo. O The Voice Kids 2023 estreia no próximo 9 de abril.

Fátima se tornou uma das principais jornalistas do país ao apresentar o Jornal Nacional entre 1998 e 2011. No ano seguinte, estreou um programa próprio nas manhãs a Globo, o Encontro, o qual apresentou por dez anos. Em 2022, optou por deixar a apresentação do matinal.

Em conversa com Splash, durante evento de divulgação da oitava edição do The Voice Kids, a apresentadora explicou o que a motivou a deixar de apresentar um programa diário para se aventurar no The Voice. Para ela, é um momento de desacelerar e trabalhar novos formatos.

Quando termina uma temporada e começa outra, eu tenho um tempo. Isso é muito bom para quem já trabalhou muitos anos... Eu tenho 35 anos só de TV Globo.

"Mas, verdadeiramente, eu nunca me movo por isso. Eu sempre penso: 'o que vai me deixar com o olhar brilhando e com a sensação de que tenho muito a aprender?' A gente deve ir atrás daquilo que vai desafiar a gente. É muito bom estar se sentindo um pouco na insegurança, na ansiedade. Isso faz com que a gente dê o nosso melhor, sempre."

A apresentadora disse que a migração do jornalismo para o entretenimento aconteceu da forma como ela esperava e no momento certo. Ela acredita que pode levar ensinamentos do jornalismo e do "Encontro".

"Eu posso agregar uma informação? Sim. Posso ter a espontaneidade do 'Encontro, que era um programa ao vivo? Posso. Toda experiência, inclusive a do balé lá atrás, dando aula para crianças, faz quem sou hoje. Abuso um pouquinho de cada coisa. Tudo isso faz com que chegue a um lugar muito feliz. Feliz de ouvir as crianças falando: 'quem bom que é você apresentando'."

Fátima ainda elogiou o desempenho do trio de técnicos — pela primeira vez, é uma bancada 100% negra. "Cada um vai criando sua personalidade para conquistar as crianças", disse.

Ela revelou se surpreender com as escolhas dos técnicos e dos talentos mirins. "Está tudo se encaminhando para um lado, mas você vê que a escolha é outra. Isso é algo que mexeu muito comigo. Me deixou muito viva, com uma energia muito grande. Muito conectada com a energia daqui", completou.

A oportunidade de lidar com um programa sem um roteiro é surpreendente.

Como funcionará o The Voice Kids 2023?

A versão infantil do reality musical retorna às telinhas no dia 9 de abril. A temporada 2023 será exibida nos domingos à tarde e conta com Fátima Bernardes na apresentação.

O reality começa com as Audições às Cegas, onde cada técnico monta equipes com 18 vozes, e a disputa vai se afunilando, fase a fase. Durante as Batalhas, trios disputam a permanência no programa, cantando a mesma música, mas apenas uma voz de cada trio é selecionada; na fase dos Shows, as apresentações são individuais, e somente quatro talentos seguem adiante na competição; a fase inédita das Super Batalhas qualifica três candidatos de cada grupo para a semifinal, quando é decidido quem são as duas vozes de cada time a avançar para a final.

No último programa, ao vivo, o voto popular é quem decide quem será a voz escolhida para receber o prêmio de R$ 250 mil e um contrato com a Universal Music.