Topo

Por que novelas de Manoel Carlos tinham sempre uma Helena?

"Em Família", última novela do autor, foi ao ar pela Globo em 2014 - Alex Carvalho/Divulgação
"Em Família", última novela do autor, foi ao ar pela Globo em 2014 Imagem: Alex Carvalho/Divulgação

De Splash, no Rio

14/03/2023 04h00

Dramas familiares, o bairro do Leblon e as protagonistas chamadas Helenas... Era fácil identificar uma novela de Manoel Carlos, autor de sucessos como "Por Amor" e "Laços de Família". Hoje, ele completa 90 anos e se mantém longe dos holofotes.

Sua última novela foi "Em Família", exibida em 2014 e protagonizada por Julia Lemmertz, a última Helena. Julia é filha da primeira atriz que protagonizou a personagem, a atriz Lilian Lemmertz, em "Baila Comigo" (1981).

Mas por que toda protagonista se chamava Helena? O autor explicou que a resposta está na mitologia grega. O nome faz alusão a Helena de Troia, filha do deus Zeus e da mortal Leda, personagem conhecida por ser a mulher mais bela do mundo.

"Foi Helena de Troia, e escolhi porque gosto do nome... Curiosamente, tive duas filhas mulheres e nenhuma delas se chama Helena. As pessoas me perguntavam na rua: 'Foi sua namorada? Sua amante?'. Eu dizia: 'Não'. Podia parecer que era minha mãe, minha irmã ou alguém da família, mas não era, não", disse em entrevista ao "Conversa Com Bial" em 2020.

Na mesma entrevista, ele definiu os pontos em comum de suas personagens: "A Helena é generosa, apaixonada por qualquer coisa, inclusive por qualquer homem, despojada, boa mãe, exemplo familiar. Acho que isso agradou também, essa mistura toda."

Maitê Proença, Julia e Lilian Lemmertz foram escaladas para viver Helenas - Globo - Globo
Maitê Proença, Julia e Lilian Lemmertz foram escaladas para viver Helenas
Imagem: Globo

As Helenas do Maneco

Envolta em polêmicas hoje, Regina Duarte foi quem deu vida ao maior número de Helenas: três das nove vezes que ela existiu em uma telenovela. A primeira vez foi em "História de Amor" (1995), onde Helena viveu um romance com Carlos Alberto (José Mayer).

Dois anos depois, Regina foi a personagem em "Por Amor", em que a mãe nutre uma grande amizade com a filha, Eduarda (Gabriela Duarte). A terceira vez foi em "Páginas da Vida" (2006). A personagem emocionou o público ao lutar contra o preconceito sofrido pela filha adotiva Clara, portadora de Síndrome de Down.

Regina Duarte e Joana Mocarzel em cena de "Páginas da Vida" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Regina Duarte e Joana Mocarzel em cena de "Páginas da Vida"
Imagem: Divulgação/TV Globo

Além de Regina Duarte, Lilian e Julia Lemmertz, Maitê Proença também deu vida à personagem em "Felicidade" (1991). A personagem doce era conhecida pelo apelido Leninha.

Em "Laços de Família" (2000), Vera Fischer interpretou a Helena que renunciou à paixão por Edu (Reynaldo Gianecchini) a favor da filha, Camila (Carolina Dieckmann).

Christiane Torloni foi a sexta Helena de Manoel Carlos em "Mulheres Apaixonadas" (2002). A personagem decidiu separar do marido, Téo (Tony Ramos), após 15 anos de casamento para reviver um amor do passado, Dr. Cesar, personagem vivido por José Mayer.

Já Taís Araújo viveu a única Helena negra da trajetória de Maneco. Em 2009, ela protagonizou "Viver a Vida", sendo uma modelo internacional que abdicou da carreira para se casar com o empresário Marcos, também vivido por José Mayer.

Tais Araujo, Vera Fischer e Christiane Torloni também atuaram em novelas de Manoel Carlos - Globo - Globo
Tais Araujo, Vera Fischer e Christiane Torloni também atuaram em novelas de Manoel Carlos
Imagem: Globo

Homenagem no VIVA

A partir do dia 27, o canal VIVA reprisará "A Sucessora" em homenagem aos 90 anos do novelista. A trama de 125 capítulos foi exibida originalmente em 1978 na faixa das 6.

Protagonizada por Susana Vieira, conta a história da inocente Marina. Ela vive nos anos 1920 e se casa com o rico viúvo Roberto Steen (Rubens de Falco). Com dificuldade para se adaptar ao luxo, ela convive com a adoração do marido por Alice (Alessandra Vieira), sua primeira mulher. "A Sucessora" será exibida de segunda a sábado, às 11h45.