Topo

O que explica destaque de 'Nada de Novo no Front' no Oscar 2023

De Splash, em São Paulo

13/03/2023 02h12

"Nada de Novo no Front" foi o segundo filme vencedor do Oscar 2023, com quatro vitórias: melhor filme internacional, melhor direção de arte, melhor trilha sonora e melhor fotografia. Para efeito de comparação, "Os Banshees de Inisherin", filme que tinha as mesmas nove indicações, não levou nada. O grande vencedor foi "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", com sete vitórias.

O que explica então o sucesso do longa alemão "Nada de Novo no Front":

  • A aprovação dos sindicatos de Hollywood, que têm muitos votantes na Academia, demonstrada pela lembrança para roteiro adaptado e indicações técnicas importantes, como fotografia, som, direção de arte e efeitos visuais.
  • O apoio financeiro e de marketing da Netflix. Filme foi uma aposta do serviço de streaming, que viu o longa como oportunidade para alcançar o sucesso sempre almejado no Oscar.

O caminho de 'Nada de Novo no Front'

Além das quatro vitórias, o filme tinha o diretor Edward Berger e os corroteiristas Lesley Paterson e Ian Stokell também foram lembrados na categoria de melhor roteiro adaptado, apesar de terem perdido para "Entre Mulheres".

O filme estreou no Festival Internacional de Toronto, em setembro do ano passado. Desde então, começou a receber elogios da crítica e o apoio considerável de marketing da Netflix, o que também tem inegável peso no resultado deste domingo.

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme tem 92% de aprovação da crítica, e 90% de aprovação do público. O consenso de críticos afirma que é uma obra "oportuna e atemporal, que conserva o poder da clássica fonte, focando na futilidade da guerra".

O que é o filme?

"Nada de Novo no Front" (2022) é a primeira adaptação em alemão do livro clássico antibélico do escritor alemão Erich Maria Remarque.

A primeira vez que o livro ganhou uma versão para os cinemas foi em 1930, pelas mãos do diretor russo radicado nos Estados Unidos Lewis Milestone. Na ocasião, a obra teve quatro indicações e duas vitórias ao Oscar 1931, inclusive como melhor filme.

O filme narra as experiências do soldado Paul Bäumer na Primeira Guerra Mundial, junto a outros combatentes com quem chega à frente do combate pelo oeste.

Paul torna-se quase irmão de outro soldado, conhecido como Kat, que lhe dá ensinamentos sobre a guerra e sobre a vida. Segundo a sinopse oficial divulgada pela Netflix, "Paul e seus colegas sentem em primeira mão como a euforia inicial da guerra se transforma em desespero e medo".

Veterano, Remarque se inspirou na própria experiência na Primeira Guerra para escrever o livro, e posteriormente publicou outras obras inspiradas na mesma temática, para denunciar os horrores da guerra e do pós. Ele partiu para as trincheiras aos 18 anos e foi ferido várias vezes. Todos os seus livros têm uma linguagem considerada simples e bastante emotiva.

Na obra, Remarque faz um relato doloroso de morte, sofrimentos e até mesmo da monotonia entre os conflitos. Neste sentido, o longa atual, estrelado por Daniel Brühl, se encaixa em um subgênero de filmes de guerra com mensagem antibélica: filmes que mostram a realidade humana nos bastidores dos conflitos armados, a fim de escancarar que há um desgaste físico e emocional que perdura.