Topo

Por que possível Oscar de Angela Bassett é visto como reparação histórica

Angela Bassett como a rainha Ramonda em "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" - Marvel Studios/Annette Brown
Angela Bassett como a rainha Ramonda em 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' Imagem: Marvel Studios/Annette Brown

De Splash, em São Paulo

09/03/2023 04h00

A indicação de Angela Bassett ao Oscar 2023 foi histórica. Não apenas por ser a primeira vez que o Universo Cinematográfico Marvel foi nomeado em atuação, mas em virtude de sua própria trajetória nas artes cinematográficas. Aos 64 anos, Bassett tem sua segunda nomeação ao prêmio da Academia, consolidando décadas de uma carreira tão versátil quanto estável.

Ainda assim, reconhecimento não é algo que necessariamente veio fácil para a atriz. Sua primeira indicação ao Oscar foi em 1994, pelo filme "Tina - A Verdadeira História de Tina Turner", em que interpretou a própria cantora que ganhou o título de "Rainha do Rock 'n' Roll". Naquele ano, ela perdeu a estatueta para Holly Hunter, que venceu por "O Piano", e a derrota deixou um gosto amargo para muitos que acreditam que a vitória deveria ter sido de Bassett.

É claro que no momento você está torcendo, e desejando [vencer]. Mas eu nunca saí de lá pensando ter sido roubada. É uma emoção muito negativa para eu carregar comigo pelo resto da vida. Eu escolhi acreditar que há uma razão por que não aconteceu.
Angela, em entrevista concedida recentemente à rede CBS

Embora Angela esteja em paz com o Oscar de 1994, o sentimento não é consensual, e muitos membros da crítica e do público acreditam que a vitória deveria ter sido dela.

Na ocasião, Bassett havia vencido o Globo de Ouro pela atuação como Tina Turner, e o sentimento de que ela seria a vencedora tomava conta da noite, segundo relato de Tom O'Neil em seu livro "Movie Awards" (2003). Caso vencesse, Angela teria feito história como a primeira mulher negra a vencer o prêmio de melhor atriz — o que foi acontecer somente em 2001, quando Halle Berry venceu por "A Última Ceia".

Nos anos seguintes, certa indignação pelo fato de Bassett não ser dona de um careca dourado começou a se formar. Apesar de sua excelência na carreira, Bassett ficou quase 30 anos sem receber sequer uma nomeação ao prêmio máximo da Academia. Isso, somado ao histórico da instituição de preterir atores negros em prol de artistas brancos, contribuiu para aumentar as expectativas em torno de sua indicação por "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre".

Tina Turner - Divulgação - Divulgação
Angela Bassett em cena em filme sobre Tina Turner
Imagem: Divulgação

Para Laurence Fishburne, que interpretou Ike Turner no filme de 1993, e também foi indicado ao Oscar, a segunda nomeação de Bassett é motivo de celebração.

"Gostaria de falar mais sobre o que está no meu coração do que na minha mente", declarou o ator em entrevista à Variety. "Fico feliz por todos os elogios recebidos por Angela, em virtude de sua atuação."

Quem está indicado este ano?

Angela Bassett concorre ao prêmio de melhor atriz coadjuvante. Ela disputa com Kerry Condon ("Os Banshees de Inisherin"), Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu (ambas por "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo") e Hong Chau ("A Baleia"), e é a favorita para vencer segundo as apostas e previsões no site GoldDerby por sua interpretação da Rainha Ramonda. Os vitoriosos serão conhecidos no próximo domingo, dia 12.