Topo

'Mini Glória Maria': menina que se inspirava na jornalista virou ativista

Glória Maria surpreendeu Mirella Archangelo - Reprodução / Globo
Glória Maria surpreendeu Mirella Archangelo Imagem: Reprodução / Globo

Jéssica Alves

Colaboração para Splash

02/02/2023 14h11

Mirella Archangelo, uma jovem negra de 16 anos, ficou conhecida no Brasil inteiro em 2017, quando foi chamada de "Mini Glória Maria" por brincar de ser repórter e fazer denúncia sobre ruas esburacadas em Ribeirão Preto (SP), cidade onde mora.

  • No vídeo de 2017, Mirella aparece acompanhada dos irmãos e usando um microfone e uma câmera feitos com isopor.
  • Ela mostrava problemas que afetam o cotidiano da vizinhança, como vazamentos de água e buracos na rua.
  • A história repercutiu e a repórter mirim, que na época tinha 11 anos, foi surpreendida com um encontro com a sua grande inspiradora no sonho de ser jornalista, Glória Maria.

Atualmente, a adolescente compartilha nas redes sociais histórias de personalidades negras, em um projeto chamado "Histórias Negras Importam".

Em vídeos publicados no Facebook, TikTok, Instagram e YouTube, Mirella conta a história de pessoas negras que se destacam em diversos setores, como mídia, esporte, cultura, saúde, entre outros.

Ela também faz reportagens para o "Jornal Mirim" com denúncias sobre o descaso do poder público em resolver problemas do cotidiano dos moradores de Ribeirão Preto.

Homenagem a Glória Maria

A aparição mais recente de Mirella foi durante uma participação no quadro Barato na Cozinha, para a emissora local EPTV, afiliada da Globo. Na ocasião, ela relembrou o encontro com Glória Maria.

Os meus pais sabiam que ela ia lá, e eu pensava que seria mais uma reportagem. Do nada olhei para trás e a Glória Maria estava lá. Sou super fã dela, do trabalho dela. Daí para frente comecei a gravar mais vídeos
Mirella Archangelo, no Barato na Cozinha da EPTV

A jovem também comentou como surgiu o "Histórias Negras Importam".

"Com a pandemia, parei de gravar as reportagens e assim criei o 'Histórias Negras Importam', onde conto histórias de personalidades, atuais ou de antigamente, para mostrar que o povo negro tem importância. As reportagens que fiz com meus irmãos me ajudaram a alcançar um grande público e hoje posso compartilhar as histórias com muitas pessoas", disse.

Hoje, Mirella postou no Instagram uma homenagem a Glória Maria, que morreu no Rio de Janeiro. "Eterna Glória Maria! Obrigada por tudo", escreveu na legenda.