Topo

Como post no Instagram pode invalidar indicação de atriz ao Oscar 2023?

Andrea Riseborough pode perder a indicação ao Oscar 2023 - Divulgação
Andrea Riseborough pode perder a indicação ao Oscar 2023 Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

31/01/2023 04h00

A Academia do Oscar está em meio a uma grande polêmica após as indicações deste ano serem anunciadas na semana passada. Na categoria de Melhor Atriz, a presença de Andrea Riseborough pela atuação em "To Leslile" chamou atenção.

O primeiro motivo é a ausência de nomes como Viola Davis ("Mulher Rei") e Danielle Deadwyler ("Til"), duas artistas negras que estavam bastante cotadas para a premiação deste ano e figuraram na lista de outras cerimônias, como o Screen Actors Guild (SAG) e o Globo de Ouro.

Já a segunda razão, é se tratar de um longa que está longe de ser um sucesso de bilheteria — com uma arrecadação de apenas U$ 27 mil, cerca de R$ 137 mil — e não figurou em nenhuma outra lista.

O caso poderia ser apenas mais um causar revolta, mas há a possibilidade de que Andrea perca a sua indicação ao Oscar 2023.

Segundo informações da Variety, a campanha feita pela equipe do drama independente "To Leslie" pode ter quebrado algumas regras da Academia ao envolver vários artistas que ajudaram a divulgar diversos elogios feitos às produção e, principalmente, à atuação de Andrea.

Uma publicação feita no Instagram oficial do filme há duas semanas — e que já foi deletada — citava uma resenha do crítico Richard Roeper na qual ele indicava "To Leslie" como um dos dez melhores filmes de 2022. Para ele, o longa independente figurava no quinto lugar.

No trecho publicado nas redes sociais, o crítico comentava sobre a atuação de Cate Blanchett em "Tár".

Por mais que eu admire o trabalho de Blanchett em 'Tár', minha atuação feminina preferida este ano foi interpretada pela camaleônica Andrea Riseborough.

Segundo as regras do Oscar, não é permitido que façam referências a outros indicados nas campanhas. Mesmo se tratar de um texto escrito por um crítico, a postagem foi feita na conta oficial do filme.

Andrea Riseborough é citada por crítico como uma boa atuação. - Reprodução/ Instagram/ Variety - Reprodução/ Instagram/ Variety
Andrea Riseborough é citada por crítico como uma boa atuação.
Imagem: Reprodução/ Instagram/ Variety

Outro ponto a ser considerado foi uma publicação feita pela atriz Frances Fisher. Ela também citou a lista de Roeper em seu perfil, mas distorceu o que foi dito. "Richard Roeper escolheu Andrea Riseborough como a quinta melhor entre dez para Melhor Atriz". Na realidade, o ranking se referia aos filmes, não às artistas.

Na mesma publicação, Fisher marcou alguns membros da Academia, como Alec Baldwin, Elizabeth Banks e Cher. No texto, ela pediu que assistissem à "To Leslie". Kate Winslet, Gwyneth Paltrow e Demi Moore também fizeram publicações em suas redes sociais.

Publicação feita por Frances Fisher pode tem marcação de diversos votantes do Oscar - Reprodução/ Instagram/ Variety - Reprodução/ Instagram/ Variety
Publicação feita por Frances Fisher pode tem marcação de diversos votantes do Oscar
Imagem: Reprodução/ Instagram/ Variety

Ainda não se sabe o que acontecerá com a indicação de Andrea, mas fontes da Variety indicam que, em breve, a Academia pode se manifestar sobre o assunto.