Topo

Constantino, da Jovem Pan, tem conta do Twitter bloqueada: 'Censura'

Perfil de Rodrigo Constantino foi suspenso por decisão judicial - Reprodução
Perfil de Rodrigo Constantino foi suspenso por decisão judicial Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Maceió

30/12/2022 18h18

O comentarista político da Jovem Pan Rodrigo Constantino criticou a democracia brasileira e afirmou ser vítima de censura, após a Justiça bloquear seu perfil no Twitter.

Em sua conta no Instagram, Constantino compartilhou o print de um e-mail enviado pelo Twitter informando que seu perfil foi removido em cumprimento a uma decisão judicial no âmbito de um processo que tramita em segredo de Justiça. Ele criticou a decisão e apontou que o país vive um regime autoritário, similar ao chinês.

"Brasil = China. A 'democracia' venceu, o 'amor' petista é lindo! E todo 'jornalista' que aplaude essa censura é uma prostituta", legendou o comentarista.

Constantino ganhou notoriedade na internet por defender ferrenhamente o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), ser oposição ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e por atacar instituições consideradas pilares da democracia, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o STF (Supremo Tribunal Federal).

O que diz o Twitter? Em um comunicado enviado por e-mail, a plataforma informou Rodrigo Constantino que a remoção da conta foi em decorrência de uma determinação legal, à qual a empresa é obrigada a cumprir, nos termos da Lei 12.965/2014.

"Estamos aqui para lhe informar que a sua conta no Twitter é objeto de ordem de remoção/bloqueio do perfil proferida no âmbito de um processo em segredo de Justiça. Nós não podemos fornecer informações adicionais sobre o processo, nem dar conselho legal sobre como você pode proceder. Caso seja do seu interesse, você pode entrar em contato com um advogado para esse fim."

YouTube desmonetiza Constantino. Nesta semana, a plataforma de vídeos YouTube desmonetizou o canal de Rodrigo Constantino por violar as diretrizes da empresa.

"Durante uma análise recente, nossa equipe de especialistas em políticas examinou cuidadosamente os vídeos que você carregou em seu canal. Descobrimos que parte significativa não está de acordo com nosso programa de parceiros. A partir de hoje, seu canal não está qualificado para monetizar e você não terá acesso a ferramentas e recursos de monetização", justificou o YouTube.

Contrariado, Constantino criticou a plataforma e pediu ao empresário Elon Musk, dono do Twitter, para que, "por favor", compre o YouTube.

Treta com Gentili. Recentemente, Rodrigo Constantino bateu boca com o apresentador Danilo Gentili, após ser acusado de incentivar "loucos a incendiarem o país".

Gentili fez referência ao fato de terroristas apoiadores de Jair Bolsonaro espalharem bombas em Brasília, a fim de boicotar a cerimônia de posse de Lula. Na internet, o suspeito preso, identificado como George Washington, costumava compartilhar as opiniões do jornalista emitidas em programas da Jovem Pan.

Rodrigo Constantino refutou que tenha instado bolsonaristas a praticarem atos terroristas, mas foi rebatido por Danilo, que afirmou que ele fez exatamente isso, "incentivou loucos" a agirem como terroristas.

"Vai pra put* que te pariu, cínico do caraio [sic]. Você e outros fizeram exatamente isso: com o c* gordo grudado na cadeira em Miami ficaram, sim, incentivando louco a incendiar o país. Cínico, covarde", escreveu o apresentador.

Constantino foi criticado por incentivar atos antidemocráticos, reclamou e jornalista foi demitido

Em novembro, Rodrigo Constantino travou um embate com seu então colega de Jovem Pan, o jornalista Cesar Calejon.

Calejon viralizou nas redes sociais após detonar Constantino sobre as manifestações antidemocráticas pelo país. Na ocasião, o jornalista disse ser fácil para o comentarista inflar a população em favor dos atos sendo que ele está confortável em sua casa nos EUA.

Contrariado com a crítica de Calejon, Constantino condicionou sua permanência na Jovem Pan à demissão do jornalista, o que foi acatado pela emissora.