Topo

Como é o 'golpe da próstata', que envolve o ator Marcos Palmeira?

Golpe usa o nome de Marcos Palmeira para vender remédio para próstata - Rogerio Faissal/Divulgação
Golpe usa o nome de Marcos Palmeira para vender remédio para próstata Imagem: Rogerio Faissal/Divulgação

De Splash, em São Paulo

20/12/2022 16h51Atualizada em 20/12/2022 17h31

Marcos Palmeira, 59, alertou seus seguidores de uma fraude usando seu nome nas redes sociais.

A imagem do ator foi usada indevidamente para promover e vender um tratamento para hiperplasia da próstata.

Golpe diz que ator curou prostatite com "medicamento". A página falsa usa o logo do portal de notícias G1, do grupo Globo, para enganar o leitor. Além disso, afirma, com o uso de uma montagem, que Marcos Palmeira participou de um evento da Anvisa para divulgar o tal produto. A notícia falsa traz ainda um "relato" de Marcos Palmeira, em que o ator teria dito que passou por "noites de insônia" e problemas de incontinência urinária. O site redireciona o leitor por meio de links para comprar o "tratamento".

Marcos Palmeira nunca teve problema de próstata. O ator também não fez uso do remédio divulgado na fraude, nem participou de um evento da Anvisa para tratar do assunto.

Ator diz que tomou medidas contra a fraude. "Já acionei os advogados mas o site falso continua no ar e deve ter muita gente caindo no golpe. Cuidado!", escreveu.

Produto não é aprovado pela Anvisa. Em novembro, a Anvisa divulgou um comunicado sobre o golpe: "O produto de nome 'Max Prost' não possui registro na Anvisa e não deve ser utilizado. A Agência está tomando as medidas sanitárias e judiciais cabíveis para retirar a peça e o produto de circulação. Isso porque a publicação viola o marco civil da internet e a Lei Geral de Proteção de Dados, além de utilizar informações falsas para promover a venda um produto clandestino".

Antonio Fagundes já foi usado no golpe. Conforme publicado pelo UOL em outubro, o ator Antonio Fagundes também teve sua usada indevidamente na divulgação do mesmo produto. A fraude com o nome de Fagundes era muito parecida com a que usa a imagem de Palmeira: falsifica uma notícia no portal G1 em que o ator teria falado sobre a suposta solução para um problema de próstata.