Topo

Quem é Kang, o vilão que pode ser maior do que Thanos no Universo Marvel?

Jonathan Majors é o vilão Kang no Universo Marvel e passou pela CCXP - Ricardo Matsukawa / UOL
Jonathan Majors é o vilão Kang no Universo Marvel e passou pela CCXP Imagem: Ricardo Matsukawa / UOL

De Splash, em São Paulo

03/12/2022 04h00

Kang deverá ser o novo grande vilão do Universo Cinematográfico da Marvel. E quem prometeu isso foi ninguém menos que Kevin Feige, produtor e chefão do estúdio, no painel da CCXP.

O personagem, interpretado por Jonathan Majors, foi planejado para ocupar o lugar de Thanos, um dos maiores vilões da história do cinema e que dizimou meio mundo para manter o equilibrio do universo.

"É ótimo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania abrir a fase 5, essa jornada tem sido incrível para nós e para ver até onde podemos chegar e esse novo vilão pode ir. Mal posso esperar para que todos vejam até onde a fase 5 vai chegar", disse Feige na última quinta-feira (1).

Majors, que também subiu ao palco da CCXP, agradeceu a oportunidade, mas não deu muitos detalhes sobre o que virá pela frente, indicando apenas que irá "conquistar coisas".

Mas quem é Kang?

Conhecido como Kang, o Conquistador, o personagem é um déspota temporal, inimigo dos Vingadores e do Quarteto Fantástico. Kang fez sua primeira aparição em setembro de 1964, na revista Vingadores #8.

A primeira coisa que se deve entender sobre Kang é que ele é um personagem que possui identidades diferentes, em realidades diferentes. Dentro das histórias da Marvel, há até mesmo um Conselho dos Kang, com algumas de suas representações.

A identidade original de Kang é a de Nathaniel Richards, um humano do século 31 de um universo em que a humanidade protagonizou grandes avanços, conhecido nas histórias como Terra-6311. Embora seu sobrenome seja o mesmo de Reed Richards (o Sr Fantástico do "Quarteto Fantástico"), a ligação entre os dois é incerta.

Essa terra sofreu com séculos de guerra e só conseguiu estar em paz devido ao Nathaniel Richards da Terra-616 (onde as histórias principais se passam), pai de Reed do Quarteto.

Cansado de viver nessa realidade, o Nathaniel da Terra-6311 descobre uma tecnologia que o permite viajar no tempo e começa sua saga.

O primeiro destino de Nathaniel é o Egito Antigo, onde se transforma no faraó Rama-Tut. Contudo, o Quarteto Fantástico aparece e o envia para o futuro com o objetivo de "consertar" a linha do tempo, já que, um ano antes, Rama-Tut havia sido derrotado.

Nessa viagem, Nathaniel se encontra com o Doutor Destino que o inspira a adotar uma armadura parecida com a sua. Ele é transportado para o século 40, no meio de uma guerra e com seu intelecto e arsenal, consegue conquistar aquela realidade. Nasce assim a lenda a Kang, o Conquistador, que começa a viajar no tempo, com o objetivo de dominar todas as eras.

Variantes diferentes

Kang, novo vilão da Marvel - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Kang, novo vilão da Marvel
Imagem: Marvel/Disney

Porém, como já apontado, Kang aparece nos quadrinhos da Marvel com várias identidades e ainda não está claro qual delas será usada nos cinemas. Uma das com mais destaques atende pelo nome de Immortus.

Essa é a versão mais velha de Kang, que cansado das batalhas com os Vingadores e o Quarteto, torna-se um agente do tempo, com o objetivo de preservar as linhas do tempo ao invés de conquistá-las, mas que termina por se tornar um vilão novamente - e ainda enfrenta uma versão mais jovem sua.

No contraponto, sua versão mais jovem é conhecida como Garoto de Ferro, dos Jovens Vingadores. Nessa realidade, o jovem Kang viajou no tempo para avisar os Vingadores de sua posterior transformação e acabou por se juntar a equipe. Aqui, ele também termina por se tornar o Conquistador. Há ainda o Centurião Escarlate, uma identidade inspirada no Doutor Destino.

Poderes

Diferentemente dos super vilões mais conhecidos, os poderes de Kang estão ligados ao seu intelecto. Graças a sua inteligência e aos avanços da tecnologia de seus mundos, Kang envelhece mais devagar e construiu uma armadura poderosa.

Essa armadura lhe dá poderes sobre-humanos, como força descomunal, poder de voar, emissão de rajadas e outros tantos. Além disso, o vilão tem um arsenal de armas próprio e, claro, a tecnologia de viagem no tempo.

Kang também tem a seu favor alguns exércitos dos mais variados tempos e espaços.

E no MCU?

Uma versão de Kang apareceu no final da temporada de "Loki" - Reprodução/Disney+ - Reprodução/Disney+
Uma versão de Kang apareceu no final da temporada de "Loki"
Imagem: Reprodução/Disney+

Mesmo com as diferentes variações, há uma coisa comum entre as muitas identidades de Kang: o desejo de conquistar - não à toa, sua alcunha é de "Conquistador". Com o anúncio do novo filme do "Quarteto Fantástico", é de se imaginar que Nathaniel Richards deve ser a variante de Kang que será o vilão do MCU - ou, ao menos, alguma que apresente ligação direta com ele.

No final da temporada de "Loki", fomos apresentados a uma versão diferente de Kang, interpretado por Jonathan Majors, conhecida como Aquele que Permanece. Na série, ele explica a Loki que há muitas versões suas e algumas piores, que chegaram a provocar uma guerra multiversal.

Kang vai dar as caras em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" e, a partir daí, teremos a real noção de como o novo vilão do Universo Marvel será.