Topo

Monalisa, Karnal, Vanique, Sidney e Boris Casoy são demitidos da CNN

Ane Cristina, Fefito e Ricardo Feltrin

De Splash, em São Paulo

01/12/2022 09h36Atualizada em 01/12/2022 19h20

Os apresentadores Monalisa Perrone, Gloria Vanique, Marcela Rahal, Sidney Rezende, Leandro Karnal, Boris Casoy e Kenzô Machida foram demitidos da CNN na manhã de hoje, apurou Splash. Além dos âncoras, a emissora promove hoje um corte em massa de profissionais de outras áreas como redação e produção.

A reportagem apurou ainda que o diretor de jornalismo de televisão João Beltrão e as repórteres Bruna Ostermann e Danúbia Braga também estão entre os dispensados.

Há pouco mais de dois meses, Daniel Adjuto também foi pego de surpresa com a notícia da demissão ao chegar na CNN. O programa de hoje está sendo apresentado pela jornalista Muriel Porfiro.

No Instagram, Sidney, que comandava o "Visão CNN", anunciou a saída e agradeceu à emissora e a vários colegas de trabalho.

Splash teve acesso ao e-mail interno enviado aos profissionais da emissora. A CNN informou que realiza hoje "a reestruturação de suas operações" com objetivo de fortalecer o DNA do canal e readequar custos, "ajudando a empresa ao cenário econômico do país".

A redação do Rio de Janeiro será desativada e, segundo a emissora, a cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília. "Duas praças que ganham relevância dado o contexto político e econômico nacional".

"Aos colegas que deixam a empresa, manifestamos o nosso profundo respeito e gratidão. A dedicação e o trabalho de cada um foram fundamentais para a construção e consolidação da CNN Brasil", diz o texto.

Splash entrou em contato com a assessoria de imprensa da CNN e aguarda. O texto será atualizado assim que houver um retorno.

Mudança de CEO

Há cerca de dez dias, a jornalista Renata Afonso, ex-CEO da CNN Brasil, anunciou a saída da emissora após voltar de férias.

"Escrevo hoje para comunicar que estou encerrando meu ciclo na CNN Brasil. Este foi um período intenso de realizações significativas que tenho a honra de compartilhar com todos vocês [...] Estou convencida de que a CNN Brasil está preparada para esta próxima fase. Agradeço a cada um de vocês, pela dedicação e pelo convívio. Vocês são profissionais admiráveis. Encerro essa etapa realizada pela oportunidade de ter vivido tudo que vivemos e pelo que conquistamos até aqui", escreveu Renata, em carta de despedida.

João Camargo, do grupo Esfera, foi convidado semana passada por Rubens Menin, dono da CNN, para ser presidente executivo. Menin segue no Conselho e como principal acionista do canal.

Splash apurou que Camargo, assim que assumiu o posto, também escolheu um vice para ser seu braço direito, fazendo com que Renata perdesse espaço dentro da CNN.

"Comunicamos o encerramento do ciclo de liderança da CEO Renata Afonso. A CNN Brasil passa, neste momento, por um período de transição, em que o Executive Chairman João Camargo despachará diretamente com os executivos da casa. Em breve, será apresentada uma nova estrutura de liderança", disse a emissora, em nota.