Topo

Piolho e cenário gigante: por dentro de 'Harry Potter e a Câmara Secreta'

"Harry Potter e a Câmara Secreta" contou com surto de piolho durante a produção - Reprodução/ Warner
'Harry Potter e a Câmara Secreta' contou com surto de piolho durante a produção Imagem: Reprodução/ Warner

De Splash, em São Paulo

24/11/2022 04h00

"Harry Potter e a Câmara Secreta" foi lançado em 2002 e este ano comemora duas décadas de sua estreia. Com tanto tempo desde a chegada do segundo filme do menino bruxo aos cinemas, é difícil não sentir saudade da produção.


No entanto, este sentimento não está restrito apenas aos fãs: os protagonistas também ficam nostálgicos quanto aos títulos. É o caso de Tom Felton, o Draco Malfoy da saga de filmes. Para ele, este filme tem um gostinho ainda mais especial, pois foi a partir dele que seu personagem começou a ter mais importância. O ator ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Vilão.

Felton está em um momento de reviver sua carreira e lançou a biografia "Além da magia: O encanto e o caos de crescer como um bruxo", que chegou ao Brasil pela Editora Buzz. Em conversa com Splash, o artista relembrou detalhes da produção e falou com bastante carinho do segundo filme, mesmo com 20 anos de seu lançamento.

"'Câmara Secreta' faz muito tempo, né? Mas eu me lembro de ter aproveitado muito e gostado muito do processo de gravação", contou. Para Felton houve um motivo a mais em sua empolgação: "Foi o filme em que Potter e eu tivemos o nosso primeiro duelo, no Salão Principal. Isso foi muito divertido."

Segundo se recorda, os cenários cresceram muito em relação ao primeiro filme. "Antes, o Salão Principal era o maior cenário que tínhamos, mas a partir do segundo, as coisas cresceram tanto que a Câmara Secreta sozinha tinha um estúdio separado, totalmente diferente dos outros. Lembro que dentro dele havia diversas coisas e era cheio de cabeças de serpentes muito bem feitas."

Quando eu era criança, não dava tanto valor para isso, mas agora vejo como era especial.

Tom Felton diz que gostaria interpretar Draco Malfoy mais uma vez - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Tom Felton já disse que gostaria interpretar Draco Malfoy mais uma vez
Imagem: Reprodução/Instagram

Ainda durante as gravações, os atores infantis passaram por um problema sério: houve um surto de piolhos que atrapalhou um pouco as gravações, mas logo foi contido.

Além disso, "Harry Potter e a Câmara Secreta" marcou a última aparição de Richard Harris como Alvo Dumbledore. O ator morreu um mês antes do lançamento do longa e, a partir do terceiro, foi substituído por Michael Gambon.

Agora, para comemorar os 20 anos de lançamento de "Harry Potter e a Câmara Secreta", o filme voltou aos cinemas brasileiros para sessões especiais.

O longa está entre as mais cem maiores bilheterias mundiais e, à época, arrecadou cerca de US$ 80 milhões, algo como R$ 431 milhões na cotação atual.