Topo

Produtores de '1899' negam acusação de plágio: 'Não conhecemos a artista'

Baran bo Odar e Jantje Friese, em lançamento de "Dark" - Divulgação/Netflix
Baran bo Odar e Jantje Friese, em lançamento de 'Dark' Imagem: Divulgação/Netflix

Colaboração para Splash

21/11/2022 10h29

Baran bo Odar e Jantje Friese, produtores da série "1899", se pronunciaram após a ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin denunciar a Netflix por plagiar sua HQ "Black Silence", publicado em 2016, para produzir a série de sucesso que estreou na última quinta-feira (17).

Em publicação no Instagram, Friese negou que a dupla tenha se inspirado em qualquer material para a criação da série, reforçando que não sabia da existência da história em quadrinhos da brasileira.

"Oh, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso novamente. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos sua história em quadrinhos. Para deixar claro: nós não [roubamos]! Até ontem nem sabíamos da existência dessa história em quadrinhos. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material de origem", começou dizendo.

A produtora e roteirista ainda afirmou que tem recebido mensagens ofensivas desde a denúncia feita por Mary Cagnin.

"Temos sido bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas. Alguém grita lobo e todos pulam sobre ele, nem mesmo verificando se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deveria ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado", finalizou Friese.

Também em post na rede social, Baran bo Odar repetiu que ambos não conhecem a brasileira e sua obra. Ele acrescentou que foi feito contato com a ilustradora e quadrinista, e que espera que ela retire as acusações.

"Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas, já que nos sentimos como artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio", escreveu.

Entenda o caso

A ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais para denunciar a Netflix por plagiar sua HQ "Black Silence", publicado em 2016, para produzir a série de sucesso "1889".

Por meio do Twitter, a artista — que desenha e escreve histórias em quadrinhos — publicou uma lista de similaridades entre o seu trabalho e a série, inclusive exibindo imagens que se assemelham ao que é exibido na produção da Netflix, e confessou que chorou por não ter seu trabalho reconhecido.

Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele.

A artista afirma que um ano após a publicação de sua HQ foi convidada para participar de uma Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, e distribuiu o seu trabalho para "inúmeros editores e pessoas do ramo". Ela acredita que alguém possa ter levado a sua ideia adiante após tomar conhecimento da criação.

A quadrinista ainda disponibilizou um link em que sua HQ está na íntegra e pediu ajuda dos seguidores para encontrar novas similaridades entre a obra e a produção da Netflix.