Topo

Diretor de 'O Homem Que Copiava' diz que encontrou cópia do filme na Índia

Lázaro Ramos, Leandra Leal e Pedro Cardoso em cena do filme "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado Imagem: Divulgação

De Splash, no Rio

19/11/2022 14h06

Jorge Furtado, diretor do filme "O Homem Que Copiava" (2003), compartilhou uma situação, no mínimo, curiosa com os seguidores: ele disse ter encontrado um filme que plagia a sua obra que narra a história de André (Lázaro Ramos), um homem que copiava ilegalmente notas de R$ 50. Trata-se do filme indiano "Currency", do diretor Swathi Bhaskar.

"O homem que copiava o homem que copiava", brincou o cineasta gaúcho em uma publicação, nesta semana, no Facebook.

Segundo Furtado, o filme indiano tem a mesma história e sequências idênticas à sua obra, porém com "as tradicionais cenas musicais que quase todo filme indiano tem" separando algumas delas. O brasileiro ainda destaca que a versão "inspirada" em sua obra tem um roteiro careta.

"Swathi Bhaskar é o diretor do indiano "Currency", uma cópia criminosa (mas engraçada) de "O Homem que copiava". Nosso filme foi exibido no festival de Kerala, em 2003, eu ganhei o prêmio de direção, e desde então produtores indianos fizeram propostas para comprar o roteiro e refilmar a história na Índia. Como nós nunca chegamos a um acordo (a oferta de grana era ridícula) eles desistiram de comprar o roteiro, mas não de fazer o filme. E fizeram, roubando o roteiro", escreveu.

"Ficamos sabendo pela Wikipedia que havia um filme "inspirado" no nosso, falado em malaialo, língua dominante na província de Kerala. Um amigo varreu a internet e conseguiu uma cópia. É a mesma história, com sequências idênticas ao nosso filme, intercaladas com as tradicionais cenas musicais que quase todo filme indiano tem. (aos 01:08:06 tem um clipe sensacional!) O roteiro é um pouco mais careta e, não sei porque, eles tiraram a galinha da história", prosseguiu.

O diretor, que não pensa em processar o plágio de sua obra, compartilhou o link da obra indiana encontrada por um amigo.

"Se você quiser ver quem são o Lázaro Ramos, a Leandra Leal, o Pedro Cardoso e a Luana Piovani malaialos, o link para baixar 'Currency' está no primeiro comentário. Baixar filmes sem autorização é crime, mas acho que eles não vão me processar", finalizou.

"O Homem Que Copiava"

Segundo longa-metragem de Jorge Furtado, "O Homem Que Copiava" foi lançado em 2003, recebeu elogio da crítica e ganhou diversos prêmios como o Troféu APCA de Melhor Filme. Lázaro Ramo também conquistou a categoria de Melhor Ator no Festival de Havana, em Cuba.

A história narra a aventura de André, um jovem operador de fotocopiadoras de Porto Alegre (RS) que precisa de 38 reais para se aproximar de sua vizinha Sílvia (Leandra Leal), por quem está apaixonado. Para isso, é ajudado por Cardoso (Pedro Cardoso), empregado de uma oficina, que topa qualquer coisa por dinheiro.

Marinês (Luana Piovani) é uma jovem que explora sua sensualidade para ascender na vida, e acaba se identificando com Cardoso. Ele tem uma ideia de copiar notas de 50 reais com a nova maquina colorida que ganha na empresa, mas não conformado e com medo de ser descoberto, decide assaltar um carro forte, conseguindo roubar 2 milhões de reais.

Logo em seguida, para sua sorte, ganha na loteria. André vira um milionário, conquista o coração da sua amada Silvia, e juntos com Cardoso e Marinês, viajam para o Rio de Janeiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diretor de 'O Homem Que Copiava' diz que encontrou cópia do filme na Índia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade