Topo

Regina Duarte incentiva marcar lojas petistas, em tática usada pelo nazismo

Regina Duarte foi secretária de Cultura do governo Bolsonaro - Reprodução/Instagram
Regina Duarte foi secretária de Cultura do governo Bolsonaro Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

14/11/2022 12h49

Regina Duarte, de 75 anos, divulgou nas redes sociais um pedido para que os eleitores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, de 77, usem um adesivo com a estrela do PT (Partido dos Trabalhadores) na porta dos seus respectivos comércios.

A atriz e ex-secretária de Cultura do governo Jair Bolsonaro (PL), no entanto, foi duramente criticada por conta da publicação. Alguns internautas apontaram semelhanças entre o pedido e o boicote a judeus durante o regime nazista contra os israelitas, na Alemanha.

"Nazista", comentou a atriz Alessandra Maestrini. "O que é isso, Regina Duarte? Ideia no estilo nazista? Você apoia a separação de pessoas por ideologia política?", perguntou um internauta. "Que atitude nazista", escreveu outro.

Em 1 de abril de 1933, como uma primeira ação orquestrada do regime, os nazistas determinaram que os "alemães puros" não deveriam comprar em estabelecimentos comerciais identificados como sendo de propriedade de judeus. A regra também afetava prestadores de serviços de saúde e profissionais do Direito.

Regina Duarte  - Reprodução/@reginaduarte - Reprodução/@reginaduarte
Regina Duarte compartilhou pedido de marcação em comércios 'petistas'
Imagem: Reprodução/@reginaduarte

Gritos em teatro

No fim do mês passado, a ex-secretária de cultura do governo Bolsonaro ouviu gritos de ordem contra o presidente ao deixar um musical, em São Paulo, de acordo com vídeos publicados nas redes sociais.

Nas imagens, a atriz aparece sorrindo e ignorando as pessoas ao seu redor, que gritam "Fora, Bolsonaro", "Fora, Genocida" e "Fora, Fascista".

Em junho de 2020, Regina foi exonerada do posto de secretária especial da Cultura. Na época, Bolsonaro afirmou que Regina estava com saudade da família e que a mudança seria para o "bem" dela, em respeito ao "passado" da atriz.