Topo

Sargento Pincel foi a motim contra o fim da TV Tupi: 'Estão a nos executar'

Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, protestou contra o encerramento da TV Tupi Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

10/11/2022 17h04

O humorista Roberto Guilherme, que ficou famoso por interpretar o Sargento Pincel em "Os Trapalhões", morreu hoje aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Além dos trabalhos nas telonas, ele ficou conhecido por atuar em vigília de protesto contra o fechamento da TV Tupi em 1980.

A emissora de televisão, que foi a primeira do país e também da América do Sul, foi impedida de renovar suas concessões após problemas administrativos e financeiros, e teve seu sinal encerrado a mando do presidente João Figueiredo, último mandatário da ditadura militar no Brasil. A decisão de extinguir a Tupi causou protestos dos funcionários.

Apesar de muitos funcionários terem ficado sem receber salários, alguns deles propuseram continuar tocando a emissora — a proposta, no entanto, não foi aceita pelo governo da época. Ele organizaram uma transmissão ao vivo de 18 horas para evitar o fim do canal.

Em seu discurso, Roberto Guilherme destacou ter se dedicado ao Brasil quando atuava como paraquedista do exército e pediu que presidente João Figueiredo tivesse compaixão com os funcionários do canal.

Aprendi duas coisas na vida: uma foi envergar a farda verde deste país da força armada como paraquedista do exército durante oito anos e representar o meu verde amarelo no exterior como paraquedista durante os oito anos em que lá estive. Confesso que o mesmo orgulho que tinha naquela época eu tenho agora.
Roberto Guilherme

"Se tiver que fechar isto que aqui está, meu Deus do céu. Não é a TV Tupi, não é o funcionário da TV Tupi. Eu sou funcionário aqui há 11 anos e visto essa camisa. Meu querido presidente da República, vocês, comandantes deste país, há 21 anos eu largava a farda verde e estou aqui orgulhoso com a minha arma que é este microfone e lente. Não tenho arma que os senhores têm, o poder de comandar os brasileiros, legislando, mas tenho o poder de comandar através deste microfone e lente a alegria de milhões de brasileiros. Não sei quantos milhões de crianças, velhas e doentes e pessoas que estão agora em casa chorando como meu filho que não me vê deste ontem", acrescentou.

Roberto Guilherme continuou: "Presidente, aquele mesmo orgulho que um dia defendi a farda hoje veste [esta aqui]. Eu lhe peço deixe essa empresa no ar, entregue a nós funcionários uma comissão nossa de companheiros. Nós não estamos pedindo nada demais. Nos dê só o direito de defendermos uma coisa que é nossa porque torno a repetir: nós funcionários não devemos nada para a união. Nós funcionários fomos descontados em todo o nosso salário mensalmente. Agora, se não foi depositado não é problema nosso porque não temos culpa. Não quero aqui agredir ninguém, mas perguntou eu se alguém de um lado rouba alguma coisa, eu tomo conhecimento, a Justiça me enquadra como conivente", completou.

Ele encerrou sua manifestação dizendo que fechar a TV Tupi era como se estivesse indo para o corredor da morte.

Vou pedir ao senhor, seu presidente, nós estamos caminhando ao corredor da morte. O senhor como todo presidente autêntico, com aquela dignidade, aquela pungência ao assumir o comando deste país, pode através de uma palavra sua pode nos salvar da morte que estão prestes a nos executarem aqui.
Roberto Guilherme

Manifestação não surtiu efeito

Os esforços dos funcionários e as cenas dramáticas de choro, diretamente do antigo Cassino da Urca, e desespero de trabalhadores não foram suficientes para impedir o fechamento da emissora.

Em 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por agentes da Polícia Federal, foram até a sede da TV Tupi, no 10º andar de um prédio na avenida Professor Alfonso Bovero, em São Paulo, e lacraram os transmissores.

O mesmo aconteceu em outras cidades em que a rede tinha emissoras, como Rio de Janeiro, Fortaleza (TV Ceará), Belém (TV Marajoara), Porto Alegre (TV piratini), Belo Horizonte (TV Itacolomi), Recife (TV Rádio Clube). Restaram apenas Salvador (TV Itapoan) e Brasília (TV Brasília).

No mesmo ano, o governo brasileiro concedeu a concessão do então canal inativo para duas novas emissoras: o SBT, de Silvio Santos, e a TV Manchete, de Adolfo Bloch.

Morte de Roberto Guilherme

Morreu hoje aos 84 anos o ator Roberto Guilherme, famoso por interpretar o Sargento Pincel no programa "Os Trapalhões". A informação foi divulgada pela família dele em seu perfil no Instagram.

Em nota, a Rede Globo informou que ele tinha câncer e estava internado na clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

"Descansa em paz, melhor pai, marido, avô e amigo do mundo! Deus te receba nos braços. Amor eterno!", diz postagem da família.

Roberto Guilherme deixa a esposa, Sheila Nunes, com quem estava casado há 56 anos, e os filhos Willian e Valeska.

Morre Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de 'Os Trapalhões', aos 84 anos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sargento Pincel foi a motim contra o fim da TV Tupi: 'Estão a nos executar' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade