Topo

Marvel derrapa ao colocar 'novo herói' em um Pantera Negra de luto

"Pantera Negra 2" chega aos cinemas nesta quinta-feira - Reprodução
'Pantera Negra 2' chega aos cinemas nesta quinta-feira Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

10/11/2022 04h00

Não é surpresa para ninguém que "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" seria sobre luto. Afinal, qual o caminho a ser trilhado depois da morte repentina do protagonista Chadwick Boseman? Não há outro. O astro morreu em agosto de 2020 e, já em novembro de 2022, a Marvel lança o segundo filme sobre o Rei de Wakanda. Isso dá cerca de dois anos para ajustar o futuro da franquia e de todo o universo dos super-heróis.


Além do trabalho de reescrever todo o roteiro, Ryan Coogler teve a árdua tarefa de comandar um elenco enlutado, que ainda sofria pela morte do colega -- uma pessoa que, até onde se sabe, era bastante querida por todos.

A falta de Chadwick não é sentida apenas pelos atores em cena: o espectador também sofre com a sua ausência. "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" é como uma longa homenagem ao astro, pois tudo é sobre ele e a impressão é a de que nada acontece de maneira completa sem ele em cena.

A tentativa de incluir novos personagens e heróis (sem detalhes e spoilers) acaba que se perde. Todas as novidades se tornam irrelevantes quando o foco do filme é sobre como diferentes pessoas lidam com o luto de maneira variada.

Essa vacância aberta com a morte do ator, infelizmente, atrapalha o filme mais do que deveria. A impressão é a de que tudo foi feito às pressas, nada foi pensado direito ou editado da maneira correta. Ao longo das 2h45min de duração, a trama tem momentos sem ritmo, que não precisam estar lá e parecem que chegaram ao corte final apenas porque ninguém assistiu à produção antes do "ok, pode ir para os cinemas".

Sejamos justos, as expectativas estavam altas. Afinal, para muitos, "Pantera Negra" é um dos melhores longas da Marvel, e não apenas pelo seu roteiro, mas pela importante representação negra, pela impecável Wakanda, pelas atuações.

via GIPHY

Neste segundo longa, os atores ainda estão bem, mas falta o brilho de antes, é inegável. Nem mesmo Namor (Tenoch Huerta), a grande novidade do longa — e já anunciado no trailer —, impressiona. Sua missão também não era fácil, afinal ele precisava superar Killmonger, um dos melhores vilões de filmes de super-heróis e interpretado magistralmente por Michael B. Jordan.

Explicar muitos detalhes é estragar uma trama que já não é das melhores, então a melhor opção é ir ao cinema sem saber muito. Apenas aproveitar as explicações sobre o que aconteceu com T'Challa e como estará Wakanda depois.

Falando em cinema, este é um daqueles que vale correr à sala de exibição mais próxima para conferir na melhor qualidade possível. Os figurinos e os cenários afro futurísticos são alguns dos pontos altos do longa.

Pôster do filme "Pantera Negra 2: Wakanda para Sempre" - Divulgação - Divulgação
Pôster do filme 'Pantera Negra: Wakanda para Sempre', filme sem Chadwick Boseman
Imagem: Divulgação

Quanto às esperadas cenas pós-créditos, apenas um aviso: só tem uma. Depois dela, pode ir embora. Isso porque este filme é uma homenagem a Chadwick e é como se nem se tratasse de um longa da Marvel, portanto não tem porquê fazer alguma piada ao final - ficaria realmente fora de tom.

Se a intenção fosse apenas honrar o astro, "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" seria perfeita, mas infelizmente não é o caso.