Topo

Mia Khalifa ironiza montagem dela com Bolsonaro: 'Será que estou atrasada?'

Mia Khalifa ironiza montagem dela com Bolsonaro - Divulgação
Mia Khalifa ironiza montagem dela com Bolsonaro Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

06/11/2022 21h14

Mia Khalifa está de volta ao submundo das notícias falsas no Brasil, e segue se divertindo com isso.

A ex-atriz pornô libanesa de 29 anos teve a imagem associada à de uma fictícia Igrad Gaak, que seria "diretora do departamento antifraudes eleitorais" do Tribunal de Haia, corte internacional localizada na cidade de Haia, na Holanda.

"Ok, a essa altura eu deveria estar me perguntando se estou atrasada para o trabalho, eu acho que eu realmente tenho esse emprego", ironiza Mia, compartilhando um print de um tweet atribuído a uma página que se chamaria Direita Brasil. Não há nenhuma conta verificada com esse nome ou com o @direita.brasil_oficial.

Em busca no site do Tribunal de Haia não foi encontrada nenhuma referência a uma Igrad Gaak. A vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reconhecida pela comunidade internacional.

Já a imagem utilizada na publicação é de Mia Khalifa, em entrevista a um programa da rede britânica BBC em 2019, que naturalmente não tem nenhuma relação com Jair Bolsonaro (PL) ou as eleições no Brasil.

No ano passado, a imagem de Mia Khalifa já tinha sido circulado em notícias falsas, relacionadas à pandemia, e teve o nome até mencionado na CPI do Senado Federal que investigou erros e suspeitas de crimes na condução da pandemia da crise do novo coronavírus no Brasil.

Primeiro, uma imagem, que circulou no WhatsApp, usava uma foto de Mia Khalifa como sendo de Marcela Pereira, suposta médica que pesquisaria o uso da hidroxicloroquina contra a covid e estaria sendo censurada. Anos antes, o mesmo nome e foto já tinha sido usado para identificar "Marcela" como pesquisadora premiada em concurso de física na Rússia.

"Eu não sou uma médica, então não aceite conselhos médicos de memes falsos meus que você encontrou no WhatsApp", publicou Mia Khalifa no Twitter à época dos memes dela como médica na pesquisa da cloroquina.

A história acabou chegando em Brasília depois que o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou que uma atriz pornô seria diretora de uma empresa britânica que fornecia à época dados sobre a covid-19. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ironizou o colega, citando Mia Khalifa e a falsa imagem, mas o parlamentar do PP, apoiador de Bolsonaro, afirmou não ter mencionado Khalifa, o que de fato não ocorreu.