Topo

Bronca na 'neta' e dedo quebrado: os primeiros dias de Camilla como rainha

Camilla Parker Bowles é a nova rainha consorte do Reino Unido - Chris Jackson/Getty Images
Camilla Parker Bowles é a nova rainha consorte do Reino Unido Imagem: Chris Jackson/Getty Images

De Splash, em São Paulo

27/09/2022 04h00Atualizada em 27/09/2022 14h29

Após a morte da rainha Elizabeth 2ª, Camilla Parker Bowles se tornou rainha consorte. Desde então, a monarca de 75 anos tem acompanhado o rei Charles 3º em compromissos oficiais.

Na terça-feira, o casal real foi visto pela primeira vez após o funeral de Elizabeth. Eles passaram os últimos dias no Castelo de Balmoral e assistiram a uma missa na região.

Entre um evento e outro, os primeiros dias de Camilla foram agitados: de "bronca" na netinha Charlotte a lesão no dedo do pé.

Sentada no trono

No dia 12 de setembro, quatro dias após a morte da rainha Elizabeth 2ª, Camilla e Charles sentaram pela primeira vez no trono.

O momento aconteceu durante uma solenidade em homenagem à falecida monarca.

Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla - Dan Kitwood/Getty Images - Dan Kitwood/Getty Images
Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla
Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Sapato preso

No dia 16, Camilla passou por um pequeno imprevisto enquanto deixava a Catedral de Llandaff, no País de Gales — um dos destinos de sua turnê ao lado do rei Charles 3º.

A mulher do monarca ficou com o sapato preso em uma rachadura no chão. Ela parou por um instante, ajeitou o caminhar e seguiu, sorrindo diante do ocorrido. Enquanto isso, Charles a esperou.

Lesão no dedo do pé

No dia 17 de setembro, o rei Charles fez uma vigília com seus irmãos em volta do caixão da rainha Elizabeth 2ª, no Salão de Westminster. Nessa ocasião, Camilla acompanhou o marido com o dedo do pé quebrado e "fortes dores", segundo a imprensa britânica.

A fratura, no entanto, não aconteceu quando ela prendeu o sapato no chão no dia anterior. De acordo com o The Mirror, a esposa do monarca sofreu o acidente dias antes da morte da rainha e estava havia cerca de 15 dias lidando com a lesão.

Depoimento sobre a rainha

No dia 18, um curto depoimento de Camilla sobre a rainha foi exibido na BBC. Nele, a rainha consorte elogia os "olhos azuis maravilhosos" da monarca, seu senso de humor e exalta o papel dela enquanto mulher e chefe de estado.

"Ela é parte das nossas vidas desde sempre. Eu tenho 75 anos agora e não consigo me lembrar de ninguém que não seja a rainha nessa posição. Deve ter sido muito difícil para ela ser uma mulher solitária. Não havia primeiras-ministras mulheres ou presidentes mulheres. Ela era a única, então acredito que ela construiu seu próprio papel", disse.

Ela tem olhos azuis maravilhosos, que quando ela sorri, iluminam o rosto inteiro. Eu sempre vou me lembrar do sorriso dela. Aquele sorriso é inesquecível. Camilla Parker Bowles

A rainha consorte também se lembrou de um momento divertido com a sogra em seu casamento com Charles, em 2005.

"Eu não devia estar muito concentrada, estava muito nervosa, e por algum motivo desconhecido, coloquei dois pés de sapato diferentes. Um tinha cerca de dois centímetros e o outro, por volta de cinco. Eu estava indo em direção ao carro antes de notar. Ela percebeu, deu risada e disse: 'Sinto muito'", contou.

De acordo com a imprensa, a mensagem foi gravada antes da morte da rainha Elizabeth 2ª.

Camilla Parker Bowles dá depoimento sobre a rainha Elizabeth 2ª - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Camilla Parker Bowles dá depoimento sobre a rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Reprodução/BBC

"Novo" filho?

Há alguns anos, Simon Dorante-Day um homem de 56 anos, diz ser o "filho secreto" de Charles e Camilla. Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, o assunto voltou à tona e Simon criticou o fato de William ter se tornado o novo príncipe de Gales.

Se a história for verdade, Simon seria o filho mais velho de Charles e o herdeiro do título e do trono.

"É difícil não considerar Charles nomeando William o príncipe de Gales como algo além de um chute na cara. Não quero me sentir assim, mas eu me sinto. Só acho que o mínimo que Charles pode fazer é me dar uma resposta - me reconhecer. Ele dá a William um título assim, bem, onde está minha resposta? Cadê meu teste de DNA? Se você não é meu pai, então prove que não é", afirmou.

Será?

Irritada com travessuras no velório

Os filhos de William teriam incomodado Camilla com brincadeiras durante o funeral da rainha Elizabeth 2ª.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra quando, próximo ao Arco de Wellington, George provoca Charlotte e a esposa do rei Charles 3º faz uma aparente reclamação à mãe deles, Kate, sobre a conduta inapropriada das duas crianças.

O jornal britânico Daily Star consultou Jeremy Freeman, expert em leitura labial, para entender mais detalhes da situação. Segundo o especialista, a menina de 7 anos reage com um 'ai' à provocação do primogênito de William, que tem 9.

Camilla, porém, reage com aparente irritação à exclamação de Charlotte e se dirige a Kate, apontando para a filha da princesa e lhe dizendo, com caras de poucos amigos: "pegue ela".

Vale lembrar que as crianças não conheceram Lady Di, mãe do príncipe William que morreu em 1997. Quando George, Charlotte e Louis nasceram, Charles já era casado com Camilla, portanto, a rainha-consorte é a referência de avó paterna dos pequenos.

Casa própria como refúgio

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, Camilla vai manter sua propriedade privada em Wiltshire, na Inglaterra, como um "refúgio da vida na realeza".

A rainha comprou a Ray Mill House após seu divórcio de Andrew Parker Bowles. A casa tem seis quartos e é onde Camilla gosta de reunir família e amigos em um ambiente mais "relaxado". Além disso, é perto de Highgrove, residência familiar de Charles.

O casal de monarcas, inclusive, já passou alguns dias de descanso no local após a morte da rainha Elizabeth 2ª.

"Ray Mill é o único lugar onde ela pode metaforicamente e literalmente tirar os sapatos e passar tempo com família e amigos em um ambiente informal. É um refúgio da vida na realeza e será valorizada ainda mais agora", disse uma pessoa próxima de Camilla à publicação.

Incidentes com canetas? Ela estava lá

No dia 13 de setembro, o rei Charles 3º se irritou com uma caneta que estava em sua mão. Camilla estava lá para apoiar o monarca.

"Oh, Deus, eu odeio essa caneta!", disse Charles, levantando-se e entregando a caneta para sua mulher.

"Olhe, está vazando para todo lugar", acrescentou Camilla enquanto Charles enxugava os dedos.

"Odeio o que sempre acontece com esse tipo horrível de caneta", reclamou o rei.

Dias antes, Camilla observou enquanto o marido pedia para um funcionário limpar sua mesa com um gesto brusco, cena que também viralizou nas redes sociais.