Topo

De Richarlyson a Anitta: dia da bissexualidade é de festa para famosos

Deborah Secco, Richarlyson e Anitta são bissexuais - Montagem
Deborah Secco, Richarlyson e Anitta são bissexuais Imagem: Montagem

Luan Martendal

Colaboração para Splash

23/09/2022 04h00

O dia 23 de setembro é data para comemoração de muitos famosos. Hoje é marcado como o Dia da Celebração Bissexual.

A data serve para marcar a representação bissexual e sua luta contra o preconceito. Foram três ativistas americanas que criaram o dia de festejo em 1999: Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur.

Em uma entrevista, Wilbur explicou que foi sempre condicionada a tachar um casal como hétero ou homossexual assim que o vê. A data é justamente para reforçar essa marginalização das pessoas bissexuais.

Veja abaixo quem já relatou experiências ou falou publicamente sobre bissexualidade:

Deborah Secco

secco - Reprodução - Reprodução
Deborah Secco e o marido Hugo Moura
Imagem: Reprodução

A atriz, de 42 anos, contou que "quebrou barreiras dentro de si" ao se relacionar com uma mulher pela primeira vez e isso aconteceu de forma bem resolvida e sem preconceitos. A atriz não revelou o nome da antiga parceira, mas falou que a relação foi importante para desfazer preconceitos.

"Se eu falar que não quebrei nenhuma barreira dentro de mim, é mentira. Você escuta a vida inteira que tem que se casar com homem. É conduzida para isso. Mas foi fácil de quebrar, porque não tem certo ou errado em gostar, em se apaixonar", afirmou Secco em entrevista recente a Patrícia Kogut.

Além desse romance com uma mulher, Deborah já namorou famosos como Marcelo Falcão, ex-vocalista de O Rappa, o jogador Roger Flores, e, desde 2015, é casada com o ator Hugo Moura.

Alanis Guillen

Juma (Alanis Guillen) é fotografada por Jove (Jesuíta Barbosa) em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Alanis Guillen
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Em alta com a personagem Juma Marruá na novela Pantanal da TV Globo, a atriz afirmou ser bissexual há cerca de dois anos e voltou a falar sobre o assunto no mês passado, quando disse que sua sexualidade é múltipla.

Jesuíta Barbosa

Jesuíta Barbosa posa de cueca - Instagram - Instagram
Jesuíta Barbosa
Imagem: Instagram

Apesar de não expor os relacionamentos, o Joventino, da novela Pantanal, é outro que não vê problemas em falar sobre sua sexualidade. Em diferentes entrevistas, ele já afirmou que experimenta sua sexualidade de acordo com as fases da vida, sem rótulos, e chegou a dizer que já passou por momentos em que se enxergava "bem viado" e outros em que estava "bem hétero".

Camila Pitanga

Botequim da Teresa - Camila Pitanga e pipoquinha de porco - Zo Guimaraes/UOL - Zo Guimaraes/UOL
Camila Pitanga
Imagem: Zo Guimaraes/UOL

A atriz conta que a maturidade a fez entender melhor sua sexualidade. Em entrevista para a revista Claudia, ela, que foi casada com um homem e recentemente separou-se de uma mulher, comentou: "não se trata de um panfleto ou lição de moral para ninguém. É só o meu modo de viver, de amar e existir. Se respeitarmos um ao outro, teremos uma vida mais interessante, mais plural."

Anitta

Anitta compartilhou fotos - Reprodução/Instagram @anitta - Reprodução/Instagram @anitta
Anitta
Imagem: Reprodução/Instagram @anitta

Apesar de nunca ter namorado uma mulher, a cantora já ficou com pessoas do mesmo sexo e é bissexual assumida. "As pessoas às vezes dirão: 'Então você não é realmente bissexual, você só sai com caras.' Não acho que isso significa que eu não seja. Imagine se eu dissesse que sou heterossexual e alguém me pegasse beijando uma garota ou saindo com uma garota, eles diriam: 'Você é uma mentirosa.' Portanto, acho que devemos ser honestos e as pessoas —mesmo dentro da comunidade— não devem julgar ou esperar que cada pessoa aja da maneira que deseja. É um assunto muito delicado e devemos apenas respeitar a maneira uns dos outros de se encontrarem. Devemos ser livres para fazer o que quisermos", relatou ao Gay Times.

Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Reynaldo Gianecchini
Imagem: Reprodução/Instagram

O ator disse em entrevista à EFE, em 2020, que evita definir sua sexualidade, mas que acredita na liberdade de ser o que cada um quer ser. "Eu me considero tudo ao mesmo tempo. Se existir uma palavra para mim, então é 'pan' [pansexual], porque 'pan' é tudo", definiu à época.

Matheus Nachtergaele

matheus nachtergaele - reprodução - reprodução
Matheus Nachtergaele
Imagem: reprodução

O ator já se reconheceu como bissexual e disse em uma entrevista ao Extra em 2014 que se arrependeu de ter tentado definir sua sexualidade. "Ninguém cabe numa prateleira nesse aspecto. Eu já não penso mais em lésbicas, gays, héteros, bissexuais... Não consigo pensar nesses termos, porque percebo que cada ser humano tem uma sexualidade própria. Acredito que, quantas pessoas existem no mundo, é o número de sexualidades que existem", apontou.

Walcyr Carrasco

O autor Walcyr Carrasco - Divulgação - Divulgação
Walcyr Carrasco
Imagem: Divulgação

Às vésperas da estreia de Amor à Vida, em 2013, ao ser questionado sobre sua sexualidade pela revista "Playboy", o autor de novelas não fez rodeios para falar sobre sua bissexualidade: "Eu sou bissexual. E acho que todo mundo é", disse.

Lucas Penteado

Lucas Penteado - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lucas Penteado
Imagem: Reprodução/Instagram

O beijo entre Lucas Penteado e Gil do Vigor durante uma festa no BBB21 deu o que falar dentro e fora do reality show. Na época, Lucas chegou a ser confrontado se teria beijado o colega de confinamento para se promover. Mais tarde, em entrevista ao Estadão, ele afirmou que o episódio de "bifobia" foi a gota d'água para sua desistência do programa. O ator também afirmou que o importante é saber quem ele é e não com quem ele se relaciona.

Nanda Costa

Nanda Costa e Lah Lahn festejam primeiro Natal com as filhas - Instagram - Instagram
Nanda Costa e Lah Lahn com as filhas
Imagem: Instagram

Em 2018, a atriz revelou publicamente ser bissexual quando já havia completado mais de quatro anos de relacionamento com a percussionista Lan Lanh. Nanda explicou que antes não estava preparada para assumir. "Não acho que eu me escondi, acho que eu me preservei. A gente vive num país extremamente preconceituoso e eu não queria ser rotulada (...) Eu gosto de pessoas. E acho que o bissexual sofre até mais preconceito do que quem escolhe uma coisa só."

Aline Wirley

Aline Wirley, ex-integrante do grupo Rouge - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Aline Wirley
Imagem: Reprodução/Instagram

Ex-Rouge, a cantora afirmou ser bissexual no ano passado no podcast "Quinta Pod", da também cantora e apresentadora Kelly Key. Casada há dez anos com o ator Igor Rickli, a artista tratou com naturalidade do assunto: "Me descobri. Um dia olhei para uma mulher e fiquei 'ué'. Na verdade, foi um amor por aquela pessoa que brotou. Vivi uma história de amor muito linda com ela. Foi há muitos anos", contou.

Kéfera

Kéfera contou que engordou 5 kg em um mês - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kéfera
Imagem: Reprodução/Instagram

Depois de aparecer com o cabelo curto nas redes sociais no ano passado, a atriz e influencer foi questionada por seguidores se ela seria lésbica. A resposta para os fãs veio de forma descontraída em um tweet: "Obviamente estou recebendo muitas mensagens de 'ah, está se assumindo sapatão (sic)'. Então, eu não diria sapatão. Mas o LG - B - TQIA+ da sigla - o B não é de Beyoncé, entenderam?", postou.

Pocah

Pocah no Baile da Vogue 2022 - Roberto Filho/Brazil News - Roberto Filho/Brazil News
Pocah
Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Bissexual assumida, a cantora já foi atacada nas redes sociais e disse, em entrevista ao Estadão, em 2021: "Já questionaram a minha sexualidade diversas vezes. Principalmente quando fui a público revelar que eu era bissexual. Eu lia coisas do tipo 'agora todo mundo é bi', 'bi que só namora homem'", falando sobre as críticas que recebeu da comunidade LGBTQIA+.

Ludmilla

lud - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ludmilla e Brunna Gonçalves
Imagem: Reprodução/Instagram

Quando assumiu o relacionamento com sua atual mulher, a cantora afirmou em entrevista ao UOL que encara a sexualidade de maneira fluida, ou seja, para além da definição de ser bissexual ou lésbica. "Minha orientação sexual no momento é Brunna Gonçalves", afirmou.

Jão

Jão | Another Place - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jão
Imagem: Reprodução/Instagram

Em agosto de 2021, o cantor falou sobre sua bissexualidade no programa do Multishow "Prazer, Luíza", apresentado por Luísa Sonza. No bate papo, ele comentou que nunca foi segredo para ninguém que já havia namorado tanto homens quanto mulheres.

Luísa Sonza

Camiseta oversized é um das peças que Luísa Sonza aposta para deixar look mais casual - Reprodução Instagram @luisasonza - Reprodução Instagram @luisasonza
Luísa Sonza
Imagem: Reprodução Instagram @luisasonza

"O 'B' é o meu lugar. Tá respondido, né?", foi assim que Luísa Sonza comentou sobre sua bissexualidade durante o lançamento do reality show "Queen Stars Brasil", ao lado da cantora Pabllo Vittar, quando questionada sobre estar entre as apresentadoras do programa dedicado a descoberta de drag queens.

Dayane Mello

Dayane Mello disse que pessoas próximas estão sendo atacadas nas redes sociais - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Dayane Mello
Imagem: Reprodução/Instagram

A ex-Fazenda foi alvo de críticas quando ainda estava confinada no reality 'Gran Fratello Vip', na Itália, depois de ter se assumido bissexual no programa. Vítima de "bifobia" de colegas de confinamento, a modelo catarinense confessou na época que se sentia atraída por homens e mulheres e que estava apaixonada pela sister Rosalinda.

Marcela Mc Gowan

Conexão VivaBem com Marcela McGowan - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Marcela McGowan
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Depois de viver um romance com o colega de confinamento Daniel, no BBB 20, a médica assumiu seu primeiro namoro com uma mulher, a cantora sertaneja Luiza, tempos depois de deixar o reality global.

Vitoria Strada

Vitória Strada - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vitória Strada
Imagem: Reprodução/Instagram

Durante uma live no Instagram, a atriz respondeu a perguntas dos fãs sobre seu namoro com a também atriz Marcella Rica e ao ser questionada se era lésbica ou bissexual, falou: "Me considero bi. Porque tudo o que eu vivi antes de conhecer a Ma foi verdadeiro, foi real, foi de verdade. Foi intenso também. Então, me considero bi", afirmou na época.

Richarlyson - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Richarlyson
Imagem: Reprodução/Instagram

O ex-meio-campista Richarlyson, multicampeão com a camisa do São Paulo e hoje comentarista do Grupo Globo, revelou que é bissexual e tornou-se o primeiro jogador que atuou na Série A do Campeonato Brasileiro e na seleção a falar sobre o tema abertamente.

"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: 'Richarlyson é bissexual'. E o meme já vem pronto. Dirão: 'Nossa, mas jura? Eu nem imaginava'. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada", disse o comentarista em entrevista ao podcast 'Nos Armários dos Vestiários'.