Topo

Gentili diz que Sonza é protegida por 'justiceiros' em processo de racismo

O apresentador Danilo Gentili voltou a criticar a cantora Luísa Sonza - Reprodução/Instagram
O apresentador Danilo Gentili voltou a criticar a cantora Luísa Sonza Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Maceió

17/09/2022 18h16

O apresentador Danilo Gentili, de 42 anos, sugeriu que a cantora Luísa Sonza, de 24, tem sido protegida pelo que ele chamou de "influenciadores justiceiros sociais" no processo de racismo movido contra a artista pela advogada Isabel Macedo de Jesus, em 2018.

Isabel Macedo de Jesus acionou a Justiça contra Luísa Sonza sob acusação de injúria racial por um episódio que teria ocorrido em setembro de 2018, em Fernando de Noronha. A advogada alega que a cantora a teria confundido com uma funcionária de uma pousada local e pedido que buscasse um copo com água para ele, além de dar um tapa em seu braço. A famosa nega as acusações.

Por meio de seu perfil no Twitter, Gentili disse que Sonza "está sendo processada por racismo", mas o assunto tem sido ignorado por "perfis de fofocas". Conforme o humorista, quando ele ou outros comediantes fazem "piadinhas" essas mesmas páginas "não param de disparar assassinato de reputação em massa".

"É sério Luísa Sonza que você pediu para uma negra que não conhece pegar água para você e foi processada por racismo, [mas] os influenciadores justiceiros sociais da sua agência estão caladinhos? Que coisa curiosa, não? Quando é comediante fazendo piadinha eles se mobilizam e descem o cacete", escreveu.

Gentili diz que ele e outros colegas são "constantemente" alvos desses "influenciadores justiceiros sociais" por piadas feitas. Entretanto, no caso de Sonza, esses mesmos famosos, que não foram nomeados pelo humorista, têm ficado em silêncio.

Em outro ponto, Danilo afirma que, a pedido da cantora, foi o primeiro a comandar um programa de TV a conceder espaço para que ela pudesse "lançar seu trabalho". De acordo com o apresentador, eles "sempre" se trataram "com muito carinho e respeito", até ele "rasgar um censura do PT que nada tinha a ver ela".

A partir desse momento, prosseguiu Gentili, a cantora "começou a me xingar nas rodinhas, xilixou [sic] quando amigos me defenderam da prisão, enfim, entregou a minha cabeça de bandeja só para ganhar biscoito na rodinha do bem", escreveu.

Splash pediu posicionamento à assessoria de Luísa Sonza, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Entenda o processo de racismo contra Sonza

A advogada Isabel Macedo de Jesus, do Rio de Janeiro, está processando a cantora Luísa Sonza por racismo e pedindo R$ 10 mil por danos morais, segundo o processo a que Splash teve acesso. A ação foi movida em 2018, mas só ganhou os noticiários em 2020.

Segundo Isabel, o episódio se deu em 22 de setembro de 2018, quando ela comemorava seu aniversário em uma pousada, na ilha de Fernando de Noronha —mesmo local em que Luísa Sonza se apresentava. A advogada estava numa mesa próxima ao palco e decidiu ir ao banheiro. Ao passar pela cantora, recebeu um tapa no braço e um pedido para entregar a ela um copo com água.

Isabel, então, pediu que a cantora repetisse o que havia dito e, segundo consta no processo, recebeu a mesma resposta: que levasse um copo de água à cantora, pois ela estava com sede. A advogada diz que tentou explicar a Luísa que era cliente do local, e não funcionária.

A advogada diz ter se sentido "humilhada" e que não recebeu atenção da agência da pousada. No dia seguinte, foi a uma delegacia e prestou queixa. Ela afirma ainda que foi destratada por uma policial civil. A agente teria dito que ela não era negra e, por isso, não havia sofrido injúria.

Na ocasião em que o processo veio à tona, Luísa Sonza negou as acusações, classificadas por ela como "mentirosas" e "absurdas".

"Gente, tudo isso é mentira! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor da sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda", disse.

Danilo Gentili já atacou Luísa Sonza

Recentemente, Danilo Gentili polemizou ao fazer comentários machistas contra Luísa Sonza. Segundo o apresentador, a artista só conseguiu fazer sucesso por "rebolar de fio-dental" e "namorar um famoso", em referência ao fato de ela ter sido casado com Whindersson Nunes.

"Estávamos falando da Luísa Sonza, ai eu peguei e falei: 'Quem é Luísa Sonza?', uma mulher que ficou famosa porque namorou com um homem famoso e que fica com um discurso de que não pode ficar objetificando mulher, mas só é famosa porque fica rebolando de fio dental! Olha o tamanho dessa esquizofrenia que eu estou descrevendo aqui: ela ganha dinheiro mostrando o rabo e rebolando! Só que ela diz que isso não pode ser feito, porque é objetificar a mulher", disse o humorista no "Planeta Podcast".

Sonza rebateu o comunicador e afirmou que "tentar ofender é uma forma meio retrógrada de viver".

"Acho que cada um está na sua evolução e a evolução é inevitável. Uma hora, as pessoas vão ter que evoluir, se abrir, ver que existe espaço para todo mundo. Tentar ofender é uma forma meio retrógrada de viver. Tem certas coisas que não conseguem nem me atingir, porque a pessoa não sabe nem o que está falando", falou ela, que ressaltou ter visto "ego, ignorância e machismo" no comentário de Danilo.