Topo

Quem é Leandro Lehart, cantor condenado por estupro e cárcere privado?

Leandro Lehart é conhecido como vocalista do Art Popular epela participação na Casa dos Artistas - Reprodução/Instagram
Leandro Lehart é conhecido como vocalista do Art Popular epela participação na Casa dos Artistas Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

16/09/2022 18h30

O cantor Leandro Lehart, fundador do grupo Art Popular, foi condenado a quase 10 anos de prisão por estupro e manutenção de cárcere privado. O artista é apontado como um dos grandes nomes do Brasil pelos trabalhos na música e na televisão.

Ele é o compositor de sucessos dos hits "Pimpolho" e "Agamamou", ficou conhecido pelo público pela participação na "Casa dos Artistas" (SBT), venceu um pré-câncer durante o período de isolamento social causado pela covid, entre outros fatos.

Splash conta agora um pouco sobre a vida do artista que se diz "injustiça" pela condenação. Confira:

História

Leandro Lehart nasceu em 25 de janeiro de 1972, no Jardim São Bento, na zona de norte de São Paulo. Criado em família de artistas, ele iniciou os primeiros passos no mundo da música ainda garoto com apresentações em bailes de black music e festas de hip-hop.

Aos 16 anos, Lehart, no entanto, começou a ter uma grande identificação com o samba e encantava os amigos ao conseguir unir o ritmo de fundo de quintal com as batidas da música pop.

Após mergulhar nos estudos de percussão musical e diversidade cultural brasileira, ele fundou o grupo Art Popular ao lado do irmão, Evandro Soares, e mais três amigos, em 1990, e começou a fazer sucesso pelo Brasil, com a venda de 20 mil discos.

Em 2005, Leandro Lehart deixou o Art Popular para investir em projetos solos, como a produção do documentário "Mestiço - Novo Ritmo do Brasil", mas retornou ao grupo para continuar a história que possui nove discos de ouro, sete discos de platina e um disco de diamante.

Segundo o seu site oficial, Leandro Lehart é ativista social de projetos sociais como Samba Cura o Câncer e Samba do Voluntário, além de ajudar a arrecadar dinheiro para instituições filantrópicas e comunidades carentes.

Casa dos artistas

Além da música, o cantor Leandro Lehart entrou para a história da TV brasileira como integrante do primeiro elenco do reality show "Casa dos Artistas" (SBT).

O artista, no entanto, não permaneceu no jogo por muito tempo. Ele desistiu do confinamento na segunda semana em virtude da saudade do filho recém-nascido - que havia nascido no mês anterior.

Ao todo, ele ficou no programa de Silvio Santos por apenas dez dias.

Leandro Lehart na Casa dos Artistas - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Leandro Lehart na Casa dos Artistas
Imagem: Reprodução/SBT

Internação por covid e depressão

No ano passado, o vocalista do Art Popular contou ao programa "Domingo Espetacular" (RecordTV) como recebeu a notícia de que teria que ser internado por causa do coronavírus, em 2020.

Ele relatou que não informou à mãe sobre o seu diagnóstico com receio de preocupá-la, já que a onda da doença causou choque no mundo em razão da rápida contaminação.

"Quando eu fui para o hospital, o médico falou "cara, eu vou ter que te internar porque você está com uma pneumonia extremamente avançada". E aí eu falava com a minha mãe todos os dias, e ela achava que eu estava em casa. Aí, quando eu cheguei em casa, falei "mãe, falava com a senhora todos os dias, mas eu estava lá na UTI".

Três meses depois do susto, o cantor ainda teve que enfrentar um pré-câncer após um acidente doméstico e acabou sofrendo de depressão.

"Eu cheguei a enfrentar uma depressão grande e uma ansiedade de ter medo de sair na rua, de ter medo de ver os amigos. Por que eu tô triste? Essa era a pergunta que eu fazia", iniciou ele.

Eu sobrevivi a uma doença em uma pandemia extremamente difícil, tive que tirar um pré-câncer três meses depois, fiquei internado, tive um acidente doméstico também, tudo no mesmo ano. E aí compus um disco extremamente maravilhoso, compus mais de 50 músicas em um mês. Foi meu renascimento e a minha forma de agradecimento.
Leandro Lehart

Produção do Zé Carioca

Em 2022, o cantor Leandro Lehart voltou ao centro dos holofotes ao ser convidado pelo grupo Disney para atuar na ação de especial de 80 anos do personagem Zé Carioca.

Ele produziu a canção "Os Zés do Brasil" e dirigiu a produção da gravação da música com o cantor Xande de Pilares. O videoclique do trabalho foi lançado no início de setembro.