Topo

ANÁLISE

'Vovô radical': Guns N' Roses faz show enérgico, mas Axl sofre com idade

Yolanda Reis

Colaboração para Splash, do Rio

09/09/2022 01h53

A idade chega para todos. Porém, quando você sobe em um palco na frente de centenas de milhares de pessoas, isso fica bem evidente. Axl Rose, vocalista do Guns N' Roses, mostrou que não está ficando mais jovem.

Durante o show da banda no Rock in Rio 2022, nesta quinta, 8, Axl apresentou uma vibe de "vovô radical": camiseta com estampa escandalosa, cabelo rareando, barriguinha marcando a camiseta, calça jeans e sapato? E esforço físico aparente.

Cantar não foi exatamente fácil para o astro do rock. Durante as primeiras músicas, a voz parecia sair com esforço, e Axl mostrava uma expressão compenetrada para cantar. Aos fãs, ele se desculpou: "'Tentei manter a tosse na linha".

Enquanto o show avançava, as exigências físicas ficaram mais evidentes. Suando bastante, Axl ofegava entre os versos. Em "Welcome to the Jungle", os gemidos bem pareciam uma busca por ar.

Durante as músicas seguintes, Axl Rose pareceu pegar no tranco, e mostrou uma voz melhor. Mas, de vez em quando, ainda parecia precisar parar para respirar um pouco, e se recompor.

Os anos 1980 foram há 40 anos!

Não é por nada que Axl Rose mostra a idade avançada. Afinal, já tem 60 anos. Convenhamos, existem algumas atividades bem difíceis com o avançar da idade. Axl ainda é quem mais se esforça na banda: anda para lá e para cá, dançando e agitando o público. Ele também avançou o visual - corte de cabelo e roupas - para algo mais esperado para a idade dele

Slash (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Frank Ferrer (bateria) não passam a mesma energia de "vovô" de Axl. Talvez sejam as roupagens, que se mantém as mesmas há décadas - como os cabelos e cartola de Slash - que dão a ilusão de jovialidade. Talvez, seja o fato de eles não se movimentarem tanto no palco, ou não precisarem cantar - logo, não mostrarem-se ofegantes.

Décadas e décadas de sucesso

Algo digno de nota é o fato do Guns N' Roses estar na ativa há quase 40 anos, desde 1985. Não é pouco tempo. E seria irreal esperar que o Axl Rose que lançou Appetite for Destruction aos 25 anos ainda existisse.

Durante as últimas décadas, Axl esteve bem preocupado e gastou bastante energia para criar uma das maiores bandas do mundo. É legal ver a evolução dele, como pessoa, ao lado da história da banda. São muitos anos para ambos.

O futuro do Guns N' Roses

O Guns N' Roses nunca pareceu ser uma banda que faz planos para o futuro, ou de modo contínuo. Desde 1987, lançaram apenas seis discos. O último deles, Chinese Democracy (2008), saiu 15 anos depois do anterior. E demoraram mais 14 anos, desde então, para lançar mais músicas inéditas - e foram apenas duas.

Também existe o fator "io-iô" dos integrantes. A formação mais clássica, com Axl, McKagan e Slash, não é nada constante. Slash, mesmo sendo uma das faces da banda, passou 20 anos fora da formação - e Duff ficou 17 anos longe.

A verdade é que a banda é um pouco instável. Não dá para prever se essa formação se manterá, se teremos novos discos, se Axl Rose vai fazer outra turnê. Talvez, façam tudo isso. Ou, talvez, o vocalista decida que está na hora de descansar um pouco. Talvez, volte em outra década, como gosta de fazer. Um enigma.

Rock in Rio 2022: confira as fotos do quarto dia com comando do pop e rock