Topo

Assassina do Machado: a dona de casa que matou a amiga com 41 machadadas

De Splash, em São Paulo

05/09/2022 04h00

Candy Montgomery é uma mulher americana, religiosa, dona de casa e acima de qualquer suspeita. Ela tinha uma vida bastante comum, até que um crime mudou o rumo de sua vida no dia 13 de junho de 1980, quando matou, com 41 machadadas, Betty Gore, sua melhor amiga.

Hoje com 72 anos, a assassina teve a sua história retratada na minissérie "Candy", estrelada por Jessica Biel e disponível no Star+. Os fatos chamam tanto a atenção dos fãs de true crime que mais uma produção do assunto foi anunciada: "Love and Death", protagonizada por Elizabeth Olsen, chegará em 2023 à HBO Max.

Vida pacata

Candance Lynn Montgomery nasceu em 15 de novembro de 1949 e, desde sempre, foi bastante religiosa. Sua família fazia parte da Igreja Metodista e, seguindo as regras de sua crença, se casou com o engenheiro eletrônico Pat Montgomery, com quem teve dois filhos. A vida de Candy era pacata, com uma típica rotina de uma dona de casa moradora de Wylie, Texas.

Professora de religião da comunidade e dona de uma pequena empresa de decoração, Candy era bastante admirada e querida pelos colegas de igreja. Até que, em um dos encontros religiosos, ela conheceu um outro casal que também frequentava os cultos, os Gore.

Então, Candy se tornou amiga de Betty, uma professora do primário casada com Allan Gore, com quem tinha uma filha. No entanto, os laços de amizade não impediram que, durante um jogo de vôlei promovido pela igreja no verão de 1978, Candy e Allan se conhecessem e se sentissem atraídos um pelo outro.

Candy e Betty, interpretadas por Melanie Lynskey e Jessica Biel na série 'Candy' - Tina Rowden/Hulu - Tina Rowden/Hulu
Candy e Betty, interpretadas por Melanie Lynskey e Jessica Biel na série 'Candy'
Imagem: Tina Rowden/Hulu

Amantes

Mesmo sendo contra os dogmas da religião, os dois começaram um caso extraconjugal. Posteriormente, a assassina contou que os amantes estabeleceram algumas regras para que o romance desse certo: estava decidido que entre eles aconteceria apenas sexo, a cada duas semanas, em um motel.

Foi "instituído" ainda que Candy faria o almoço do casal e os custos da comida e da hospedagem seriam divididos entre os dois. Por último, e mais importante, decidiram que caso um ou outro começasse a ter sentimentos mais amorosos, o caso terminaria. No entanto, não foi o que aconteceu e Candy foi se apaixonando cada vez mais pelo marido da amiga.

O relacionamento fora do casamento começou a ficar abalado quando, mesmo traindo a esposa, Allan teve a sua segunda filha com Betty, em julho de 1979.

A segunda gestação não foi fácil e a mulher apresentou depressão pós-parto depois do nascimento da bebê. Além do quadro depressivo, Betty começou a desconfiar de uma traição do marido, o que a deixou ainda mais triste e infeliz. Com a esposa precisando de atenção e cuidados, Allan resolveu se afastar da amante e se dedicar ao seu casamento.

Candy era casada com Pat quando matou Betty com 41 machadadas  - Tina Rowden/Hulu - Tina Rowden/Hulu
Candy era casada com Pat quando matou Betty com 41 machadadas
Imagem: Tina Rowden/Hulu

O crime

Cerca de ano depois, em junho de 1980, Allan estava fora da cidade, viajando a trabalho. Na ocasião, a filha mais velha dos Gore estava passando uns dias na casa de Candy e Pat, pois era amiga dos filhos dos Montgomery.

No dia 13 de junho, segundo foi contado por Candy em seu depoimento, Betty foi buscar o maiô de sua filha que tinha ficado na casa dos Montgomery. Durante o encontro das duas, a visitante teria confrontado a amiga, dizendo que sabia do caso que Candy manteve com seu marido. Betty teria pedido à Candy para nunca mais transar com Allan, mas mesmo assim se descontrolou e foi para cima da amiga.

O que era uma discussão se tornou uma briga e terminou com Betty morta com 41 machadadas.

O corpo foi encontrado por vizinhos e logo as investigações já começaram a apontar para Candy como a responsável pela morte violenta, afinal ela deixou diversos rastros que a incriminam. Com o desenrolar do caso, Allan também contou à polícia sobre o relacionamento que manteve com a assassina, a deixando como a principal suspeita.

Durante o julgamento, Candy assumiu a autoria do crime e relatou o que teria acontecido naquele dia. Segundo contou, Betty teria a atacado primeiro com um machado. Então, ela teria se desvencilhado do ataque, pegado o machado e desferido os 41 golpes na amiga. Por isso, ela alegou autodefesa.

Para a surpresa de todos, o júri do caso, composto por nove mulheres e três homens, considerou Candy inocente. O procurador responsável pelo caso tentou argumentar que 41 machadadas eram um exagero e que a mulher poderia ter deixado o local logo depois da primeira, mas não conseguiu convencê-los.

O caso extraconjugal não impediu que o marido de Candy ficasse ao lado da esposa durante todo o processo e a perdoasse pela traição. Eles apenas se separaram quatro anos depois.

Anos depois, ela mudou o nome para Candy Wheeler e trabalha como terapeuta familiar no estado de Georgia, nos Estados Unidos. Mesmo considerada inocente, a mídia considera Candance Lynn Montgomery como a assassina do machado até hoje.