Topo

'A Casa do Dragão' estreia com sangue, política, fogo e (poucos) dragões

"A Casa do Dragão" estreia na HBO - Divulgação/HBO
'A Casa do Dragão' estreia na HBO Imagem: Divulgação/HBO

Colaboração para Splash, em Pernambuco

21/08/2022 23h16Atualizada em 22/08/2022 15h54

Primeiro spin-off de "Game of Thrones", "A Casa do Dragão" estreou hoje simultaneamente na HBO e no seu serviço de streaming, HBO Max, e trouxe de volta o universo de Westeros, que no passado transformou GoT na série mais premiada da história do Emmy e em um grande fenômeno televisivo.

Fazendo jus ao mundo já conhecido, o primeiro episódio de "A Casa do Dragão" trouxe intrigas políticas, sangue, fogo e, claro, dragões.

Quer assistir A Casa do Dragão? Assine UOL Play e ganhe 1 mês de HBO Max.

Se você não viu ainda o primeiro episódio, esse texto contém muitos spoilers.

Abertura

As primeiras cenas de "A Casa do Dragão" estabelecem o tom político que a série deve retratar: há um grande conselho para definir a linha de sucessão da dinastia Targaryen no Trono de Ferro.

Os principais representantes foram o príncipe Viserys e a princesa Rhaenya, com o primeiro sendo eleito. Pela derrota em sua pretensão, Rhaenya ganhou o título de "Rainha que nunca foi", que é citado em outros momentos do episódio.

Viserys é nomeado como o próximo rei e a série então salta para o 9º ano de seu reinado, exatamente 172 anos antes da morte de Aerys (pai de Daenerys) e, portanto, dos acontecimentos da série original.

O Torneio do Herdeiro

Na sequência, a série adentra na história que contará, apresentando o primeiro dos dragões que acompanharemos: Syrax, ao lado de sua fiel companheira, a princesa Rhaenyra, filha do rei Viserys e de sua esposa Aemma.

A personagem é apresentada em um plano aberto focando não apenas no dragão, mas em Porto Real, capital de Westeros. Após um rápido vôo, Rhaenyra visita sua mãe e as duas tem uma conversa a respeito do papel das mulheres no reino.

Enquanto Aemma aponta que logo Rhaenyra estará em uma cama pronta para dar à luz a uma criança, a princesa destaca que preferia estar em um campo de batalha e lutando.

A questão do papel que cabe a mulher em Westeros é levantada mais adiante, quando o rei Viserys e seu conselho preparam um torneio para recepcionar seu filho que está prestes a nascer e que ainda não se sabe o sexo.

Há uma grande expectativa que ele seja um menino para que, dessa forma, Viserys tenha um descendente direto que possa assumir o trono, já que Rhaenyra, por ser mulher, não é considerada como uma opção válida.

Neste gancho, o episódio apresenta outros dos personagens que devem estar no centro da série: o príncipe Daemon Targaryen, irmão de Viserys.

Daemon Targaryen

daemon - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Matt Smith como Daemon Targaryen em "A Casa do Dragão"
Imagem: Divulgação/HBO

A primeira cena de Daemon é ao lado de Rhaenyra, na sala do trono. O irmão do rei é apresentado pelo primeiro episódio como um personagem ambicioso e sedutor, que se tornou chefe da Patrulha da Cidade a fim de ser mantido distante dos jogos políticos da capital.

De forma a manter a cidade "limpa" antes do Torneio do Herdeiro, Daemon promove um verdadeiro massacre nas ruas de Porto Real em uma sequência sangrenta, bastante criticada pelos conselheiros de Viserys, que consideram os métodos de Daemon agressivos demais.

No torneio, Daemon compete e faz parte das mortes e ataques promovidos no mesmo, com o objetivo de celebrar a possível chegada do herdeiro de Viserys.

Parto sangrento

E é no meio do torneio que Aemma sente as primeiras contrações. Contudo, Viserys logo é chamado e advertido que o parto da mulher será complicado e existe uma grande chance de que nem ela e nem a criança sobrevivam.

Viserys, então, toma a decisão de fazer uma espécie de cesárea na mulher, permitindo que os médicos abram sua barriga (vale lembrar que naqueles tempos não havia anestesia) e retirem o bebê, em uma cena sangrenta e que termina com Aemma morta em uma poça de sangue na sua cama.

Em algumas cenas logo na sequência, durante o funeral de Aemma, descobrimos que o bebê (o filho homem que Viserys esperava) sobreviveu apenas por algumas horas.

É também no funeral que ouvimos o primeiro "Dracarys" da série, dos lábios de Rhaenyra.

Rhaenyra como sucessora

rhaenyra - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Rhaenyra Targaryen, de "A Casa do Dragão"
Imagem: Divulgação/HBO

Após a morte de Aemma e do herdeiro, o primeiro episódio de "A Casa do Dragão" se foca em uma questão: Viserys deve nomear um sucessor ao trono imediatamente.

Os conselheiros o alertam a respeito da ambição de Daemon e dos perigos de deixá-lo como herdeiro. Na sala do trono, os dois irmãos tem uma discussão acalorada após Viserys descobrir que seu irmão chamou seu filho morto de "herdeiro por um dia".

É aí que Viserys decide enfrentar anos de tradição e fazer o movimento inédito de nomear Rhaenyra como sua sucessora - até o momento, nenhuma mulher havia se sentado no Trono de Ferro.

Em uma grande cena no final do episódio, Rhaenyera é apresentada como futura rainha de Westeros e tem lealdade jurada a ela, enquanto Daemon - após ser mandado de volta para casa por Viserys - reflete seus próximos passos, ao lado de seu dragão.

Tramas menores

O episódio mostra ainda a apresentação de Alicent Hightower, filha da Mão do Rei, Otto Hightower. A personagem aparece inicialmente como amiga de Rhaenyra, mas ganha mais destaque quando seu pai a manda consolar o rei Viserys após a morte de Aemma.

Poucos dragões e muitas referências

Embora a época retratada na série seja o auge da dinastia Targaryen, onde cerca de 10 dragões sobrevoavam os céus de Westeros, apenas dois são vistos neste primeiro episódio: os de Rhaenyra e Daemon.

Contudo, uma cena perto do final - quando Viserys conta a Rhaenyra que ela será sua herdeira presumida - reforça a relação da casa com os animais.

Viserys diz a Rhaenyra que é uma ilusão achar que eles controlam os dragões e o quanto eles são a grande força que mantém a casa Targaryen de pé.

A cena faz ainda uma referência a "Game of Thrones", quando Viserys diz a filha que chegará uma época em que um grande inverno vindo do norte marcará o início do fim do reino dos homens e, neste momento, um Targaryen deve estar sentado no Trono de Ferro para manter a ordem.

Ele define esta visão como "a canção de gelo e fogo", a alcunha da profecia original referente a Jon Snow na primeira série e também o título da série de livros na qual ela se inspirou.

De uma forma geral, o episódio de estreia da série mostrou muita intriga política e apresentou os personagens que durante os próximos 9 episódios da temporada se verão envolvidos em tramas envolvendo fogo e sangue.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A primeira versão do texto informava que Aegon era o pai de Daenerys Targaryen. Porém, o nome correto dele é Aerys. A informação foi corrigida.