Topo

Saída de Jimenez do 'Sai de Baixo' foi conturbada e marcada por intrigas

De Splash, em São Paulo

20/08/2022 12h26Atualizada em 20/08/2022 17h01

Mesmo participando do "Sai de Baixo" (TV Globo) durante uma única temporada, Claudia Jimenez marcou o humorístico com sua personagem, a Edileuza, primeira doméstica a trabalhar na casa de Vavá.

A atriz morreu na manhã de hoje, aos 63 anos, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da TV Globo, ela teve insuficiência cardíaca.

Apesar do sucesso de Edileuza, a saída de Jimenez do "Sai de Baixo" foi conturbada. Segundo reportagem do Jornal do Brasil, de janeiro de 1997, a atriz foi afastada do programa por "dificuldades de relacionamento".

No ano anterior, ela havia criticado o baixo nível dos textos do programa e atribuía aos redatores do "Sai de Baixo" a oscilação nos índices de audiência. "Eu e todo o elenco temos que revisar diálogos e inserir piadas", reclamou em entrevista ao jornal.

Segundo a reportagem, o clima nos bastidores era péssimo. Uma integrante do time de redatores do programa disse que a equipe de criação chegou a contar a quantidade de falas dos atores em cada texto, na tentativa de equilibrar a presença de cada um no palco.

Tudo isso acabou culminando na saída de Jimenez do programa, após menos de um ano de participação no humorístico.

Em 2018, a artista foi convidada para participar do filme sobre a série, lançado no ano seguinte. Ela aceitou, mas, segundo Patrícia Kogut, do O Globo, desistiu após ler o roteiro.

"Eu era ingênua na época [em que saiu do humorístico]. Agora, achei que tinha virado a página, mas, não, não superei" disse Claudia em entrevista à jornalista.

Apesar dos problemas do passado, a atriz manteve bom relacionamento com os colegas da produção. Em 2016, voltou a atuar com Marisa Orth na novela "Haja Coração". Em entrevista ao Gshow, as duas relataram como foi o reencontro na telinha.

"Essa sequência chegou a me emocionar, porque a gente viveu uma parceria que era muito boa, sabe? Eu adorei fazer essa cena. Já imagino Miguel [Falabella] assistindo e falando: 'Olha lá as palhaças!'. Eu tô muito feliz", disse Jimenez.

Tomara que o autor faça sempre cenas com nós duas. É uma delícia estar com a Marisa, trabalhar com a Marisa... Eu amo a Marisa. Ela é uma amigona dentro e e fora de cena. A gente se entende muito no olhar. Claudia Jimenez sobre Marisa Orth

Marisa também foi só elogios à amiga. "Sou fã louca dela. Ela é maravilhosa. Uma grande, grande, grande comediante... Aprendi muito com ela. Acho que o timing de comédia da Claudia Jimenez é único. Se tivesse um concurso ou desse pra medir, o dela seria o melhor. Só o jeito falar, o ritmo com que ela fala as coisas já é engraçado. Ela trabalha muito com pausa, com silêncio, é calma... Eu admiro isso", declarou.

Na manhã de hoje, Miguel Falabella se despediu de Jimenez com uma homenagem no Instagram.

"Fui procurar uma foto para ilustrar essa postagem e me deparei com uma vida. Agora, estou deitado, passando um filme na minha cabeça, tentando me agarrar às tantas gargalhadas que demos, ao prazer de atuar juntos, ao seu único e irreproduzível tempo de comédia", escreveu o diretor.

Você estará para sempre usando aquele biquíni selvagem que nos ensolarou a existência, Claudinha. Hoje todas as homenagens são suas e os refletores de todos os teatros do Brasil reluzem para você. Obrigado por ter caminhado a meu lado nesta passagem. Betty Lago e Mercedinha certamente vão recebe-la em festa! A nós, resta a saudade e a responsabilidade de manter viva a memória do seu imenso talento! Te amo! Descanse em paz! Miguel Falabella

Tom Cavalcante também usou a rede social para lamentar a morte da atriz.

"Estou profundamente triste, aqui parado escrevendo meu texto de despedida, com lágrimas nos olhos e com aquela vontade enorme de te ligar, ouvir sua voz, rimos juntos como sempre para ao final vermos que tudo não passou de mais uma pegadinha daquelas que o Ribamar aprontava com a sua eterna Edileuza", escreveu o humorista.

Você é parte da minha vida em valiosos e inesquecíveis momentos. Nossas vidas se cruzaram para meu orgulho e privilegio e tenho isso como sagrado. Tua luz não se apaga aqui, ela simplesmente se move plena em luminosidade infinita. Gratidão, amiga, pelo impacto profissional de sucesso que causaste em minha vida e na vida de milhares! Te amo, receba meu afeto, meu beijo e descanse em paz! Tom Cavalcante

Claudia Jimenez morre aos 63 anos