Topo

Claudia Jimenez fez 3 cirurgias no coração: 'Qualquer coisa pra ficar aqui'

De Splash, em São Paulo

20/08/2022 11h03Atualizada em 20/08/2022 13h41

Claudia Jimenez, que morreu hoje aos 63 anos, se definiu como uma "guerreira" ao comentar os problemas de saúde que enfrentou ao longo da vida, que incluíram três cirurgias do coração e um tratamento contra um câncer no tórax.

Em 2014, na véspera do lançamento da série "Sexo e as Negas", escrita por Miguel Falabella, a humorista fez questão de exaltar sua força diante dos diagnósticos e a mudança nos hábitos de vida meses depois da última intervenção, para a colocação de um marca-passo, afirmando que "fazia qualquer coisa" para continuar viva.

"Eu pensei: 'Poxa, agora um marca-passo, isso quer dizer que meu coração não está indo sozinho'. Isso me deixou um pouco triste, mas depois eu comecei a me divertir. Às vezes eu entrava em uma loja e o negócio apitava: 'pi, pi, pi' e eu dizia: 'Eu não estou roubando nada, é o marca-passo'. Antes de vir pra cá eu tive que perguntar pro meu médico se esse microfone dava interferência com o marca-passo, e ele falou que não, que eu posso usar à vontade", contou Jimenez, sem perder o bom humor, em entrevista ao Fantástico.

"Às vezes eu percebo que internamente eu não estou legal, então eu vou em busca de algo. Já ouvi falarem pra mim: 'Ai, mas você é tão frágil'. Frágil? Eu sou a pessoa mais forte que eu conheço, eu sou uma guerreira. Eu faço qualquer coisa pra ficar aqui", continuou.

A atriz fez a primeira cirurgia no coração em 1999, para colocar cinco pontes de safena, e a segunda em 2012, para substituir a válvula aórtica por outra, sintética. Mas, segundo o programa da TV Globo, os médicos desconfiavam que a origem dos problemas poderia ser a radioterapia a qual Cláudia se submeteu em 1986, para tratar um câncer no tórax.

De acordo com a teoria dos profissionais de saúde, o tratamento pode ter afetado os tecidos do órgão.

"Eu falo pro meu médico: 'Ô radioterapia desgraçada. Aí ele fala: 'Mas se não fosse ela você já estava há muito tempo lá em cima'. E é verdade, quer dizer, a gente tem sempre que agradecer em vez de reclamar", afirmou a atriz, que passou a fazer acompanhamento com um nutricionista e praticar hidroginástica após as intervenções no coração.

Em seus treinos na água, ela era acompanhada por Stella Torreão, com quem foi casada entre 1998 a 2008 e que, segundo a atriz, se tornou uma grande amiga.

"A nutricionista me ajudou a comer direito agora e eu faço hidroginástica, que pra mim tem sido maravilhosa, com a Stella, que é minha alma gêmea. Nós fomos casadas dez anos e eu sinto que foi a primeira vez que eu amei e a primeira vez que eu me senti amada. Agora que a gente virou irmã, o amor não termina nunca, é uma coisa que só aumenta", afirmou a artista que, apesar de se dizer aberta a um novo amor, destacava seu comprometimento com o trabalho e a vontade de voltar ao teatro.

"Tem umas coroas aí, mas elas estão querendo ir pra uma casa na floresta, com forno a lenha, e não é isso que eu quero agora, eu quero fazer teatro".