Topo

Morre Q Lazzarus, cantora de hit nos anos 90 que 'desapareceu' por 26 anos

Q Lazzarus não era vista em público desde 1996; rumores dizem que ela tinha uma nova identidade como motorista de ônibus - Reprodução
Q Lazzarus não era vista em público desde 1996; rumores dizem que ela tinha uma nova identidade como motorista de ônibus Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

18/08/2022 16h14

A cantora Q Lazzarus morreu aos 59 anos no dia 19 de julho, segundo um obituário publicado no site de uma funerária em sua cidade natal. Ela era autora do hit "Goodbye Horses", que está na trilha sonora dos filmes "O Silêncio dos Inocentes" e "De caso com a máfia".

A causa da morte não foi divulgada. Q Lazzarus não era vista em público desde 1996, e rumores apontam que nos últimos anos estava vivendo longe dos holofotes como motorista de ônibus.

Sua carreira musical começou em meados da década de 80, quando ela foi descoberta por Jonathan Demme, diretor de "O Silêncio dos Inocentes" e "De caso com a máfia". Q Lazzarus, na época ainda conhecida como Diane Luckey, trabalhava como taxista e mostrou suas músicas ao diretor durante uma corrida.

Após o sucesso de "Goodbye Horses", a cantora apareceu no filme "Filadélfia" (1993) cantando a música "Heaven", da banda Talking Heads. Em 1996, no entanto, a banda que acompanhava Q Lazzarus se desfez, e desde então a artista não fazia aparições como cantora.

Os fãs passaram as últimas décadas tentando encontrá-la em vão: alguns acreditavam que ela tinha problemas de dependência química, outros diziam que ela estava num relacionamento abusivo e ainda havia quem especulasse que Q Lazzarus estava morta.

Tudo não passava de especulação até 2017, quando um fã questionou no Twitter por onde a cantora andava e recebeu uma resposta de uma mulher chamada Diane Luckey que dizia ser Q Lazzarus:

"Oi, desculpe incomodar. Eu só queria que as pessoas soubessem que eu ainda estou viva e não tenho mais interesse em cantar. Sou uma motorista de ônibus em Staten Island (há ANOS). Eu vejo centenas de passageiros todos os dias, então não estou me escondendo (e nem morta!). Eu passei meu telefone e endereço ao jornalista Thomas Gorton (da revista Dazed) para provar que sou 'real', desculpe se esse for um desfecho chato para a história. Vou sair do Twitter em breve porque acho isso esquisito, por favor guarde essa mensagem caso mais alguém esteja interessado. Obrigada."

O fã compartilhou a mensagem no Facebook e em fóruns sobre a cantora dizendo que a conta tinha uma foto muito semelhante a Q Lazzarus. No mesmo dia, no entanto, o perfil foi deletado. "Eu decidi procurar 'Diane Luckey' no Google porque esse era o nome que ela usava no Twitter, e para a minha surpresa tem uma mulher chamada Diane Luckey que abriu um processo contra uma companhia de ônibus de Staten Island em 2015 por não ter uma única mulher motorista", relatou o fã.

Isso foi o mais perto que os fãs chegaram de ter notícias de Q Lazzarus até agora, quando sua morte foi anunciada pela funerária Jackson Funeral Home. O obituário afirma que Diane Luckey estava trabalhando num documentário sobre sua vida com a cineasta Eva Aridjis, que lamentou sua morte no Instagram:

"Ao longo dos últimos três anos, Q se tornou uma das minhas amigas mais próximas. Conversávamos quase todos os dias, às vezes para falar sobre o filme ou sua música, mas principalmente para falar de nossas vidas e nosso dia a dia", diz a postagem da cineasta.

"Ela amava a minha filha, Josephine — ela disse que decidiu confiar em mim quando viu uma foto dela — e sempre insistia em pegar os meus pais idosos no aeroporto quando eles chegavam do México, e em trazer remédios quando eu ficava doente, e em cozinhar para mim e para a minha equipe quando filmávamos em sua casa", relembra Eva Aridjis.

Segundo o obituário, o filme sobre a vida de Q Lazzarus será lançado no ano que vem com um álbum que reúne músicas de toda a sua carreira. Relembre o hit "Goodbye Horses":