Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

'365 Dias Finais' comprova: amamos ver filmes eróticos em segredo

"365 Dias Finais" encerra a polêmica trilogia da Netflix - Divulgação/Netflix
'365 Dias Finais' encerra a polêmica trilogia da Netflix Imagem: Divulgação/Netflix

Renan Martins Frade

Colaboração para o UOL

18/08/2022 12h00

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (18) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "365 Dia Finais", "45 Minutos do Segundo Tempo", "Dragon Ball Super: Super Hero" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Quer receber a edição da semana que vem no seu email? Inscreva-se. Os assinantes UOL ainda têm 10 newsletters exclusivas.

Você não fica revelando por aí tudo o que gosta de assistir, não é mesmo? Tem sempre aquele filme - seja uma comédia escrachada, um dramalhão mexicano ou um romance água com açúcar - que vemos "escondidos". Há até quem prefira, no público, falar mal daquilo que curte "no sigilo".

Quer um exemplo? "365 Dias", da Netflix. A franquia é um fenômeno, se transformando em líder de audiência e figurando por semanas no top 10 da plataforma em diversos países do mundo - inclusive no Brasil. Sim, o filme polonês é de qualidade duvidosa, mas suas cenas carregadas de sexo e fetiches revelam que, quando ninguém mais está olhando, as pessoas gostam sim de assistir a filmes eróticos.

E prepare-se: a polêmica está voltando. Nesta semana chega à Netflix a terceira (e última, dizem) parte da trilogia, "365 Dias Finais".

Aproveitando essa deixa, esta edição do Na Sua Tela traz mais algumas sugestões de longas-metragens que mexem com a libido e que atraem a atenção dos espectadores, independentemente de sua história ou da qualidade técnica.

Você quer outro tipo de filme para curtir neste fim de semana? Não se preocupe: tem o novo anime de "Dragon Ball Super" chegando aos cinemas. Outra novidade é "45 do Segundo Tempo", com Tony Ramos em uma produção que mistura solidão, amizade e o amor pelo futebol.

Tem tudo isso - e mais - a seguir.

O que tem de novo?

365 DIAS FINAIS

365 Dias Finais - Imagem - Karolina Grabowska/Divulgação/Netflix - Karolina Grabowska/Divulgação/Netflix
Quando alguém diz que vê '365 Dias Finais' por causa da história...
Imagem: Karolina Grabowska/Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nesta sexta (19) na Netflix
  • O que tem de bom: A franquia "365 Dias", iniciada em 2020, é um daqueles fenômenos globais que só a Netflix poderia criar. Não pela história em si, que guarda semelhanças com outros romances eróticos - no caso, sobre uma mulher sequestrada por um homem para que ela se apaixone por ele. A surpresa é ver uma produção polonesa, de baixo orçamento, causar tanto furor. A continuação (chamada "365 Dias: Hoje") chegou à Netflix em abril e, amanhã (19), a trilogia é fechada com "365 Dias Finais". No novo capítulo acompanhamos mais uma vez o conturbado relacionamento de Laura (Anna-Maria Sieklucka) e Massimo (Michele Morrone). Agora, podemos ser sinceros aqui: ninguém verá este filme por conta da história, mas sim pelas cenas quentes e pelos personagens de pouca roupa. Fica, claro, o aviso: por mais que apimente as coisas, a relação entre os protagonistas é construída a partir do abuso. Pode parecer excitante na ficção, mas nunca romantize esse tipo de comportamento na vida real.
  • O que te faz sentir: excitação, desejo


DRAGON BALL SUPER: SUPER HERO

Dragon Ball Super - Super Hero - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
Os personagens Gohan e Piccolo são os protagonistas de 'Dragon Ball Super: Super Hero'
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas - clique para comprar ingressos
  • O que tem de bom: É fã de "Dragon Ball" das antigas, principalmente da fase "Z", mas não acompanha necessariamente a versão mais nova do anime? Não se preocupe: "Dragon Ball Super: Super Hero" tem o mérito de servir tanto para os novos espectadores quanto para os antigos. Afinal, o longa animado retoma os acontecimentos da chamada "Saga do Cell", apenas pincelando aqui e ali algumas referências e acontecimentos que vieram depois. Não espere uma presença grande de Goku e Vegeta, que são os rostos mais famosos do anime, nem nada inovador - na realidade, há sequências inteiras que são apenas recriações do que já vimos antes. Por outro lado, o longa entrega uma dose cavalar de nostalgia, principalmente do ápice da popularidade de "Dragon Ball Z".
  • O que te faz sentir: nostalgia, poder

45 DO SEGUNDO TEMPO

45 do Segundo Tempo - imagem - Divulgação/Paris Filmes - Divulgação/Paris Filmes
A história de '45 do Segundo Tempo' não é só sobre amor ao futebol
Imagem: Divulgação/Paris Filmes

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas
  • O que tem de bom: Tony Ramos é um patrimônio da dramaturgia e do audiovisual brasileiros. Em "45 do Segundo Tempo", ele vive um homem de meia-idade que, após inúmeros insucessos da vida, reencontra dois amigos da época de escola e anuncia: vai tirar a própria vida. Porém, ele precisa realizar um grande desejo antes disso, que é ver o Palmeiras campeão. Apesar desse enredo e do título, o futebol é apenas uma desculpa e um pano de fundo para uma história sobre amizade, solidão, união e que aborda aquela sensação de que nada do que fizemos valeu a pena. É, mais do que tudo, uma lição de vida.
  • O que te faz sentir: nostalgia, intimidade


DENTRO DA MENTE DE UM GATO

Dentro da Mente de um Gato - imagem - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
A mente dos gatos é o tema do novo documentário da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Todo mundo já se pegou imaginando o que se passa na cabeça dos gatos, esse animal fofo que tomou conta dos nossos corações com o seu jeitão amoroso e, ao mesmo tempo, debochado e descolado. "Dentro da Mente de um Gato" é um documentário exclusivo da Netflix que se debruça não só nos estudos mais recentes sobre os felinos, mas também na histórica relação deles com os humanos. Além de arrancar suspiros e aquecer o coração, o filme nos ajuda a entender melhor esses fascinantes animais, melhorando a nossa relação com eles.
  • O que te faz sentir: curiosidade, fofura

Nesta semana ainda chega ao streaming "Minions 2: A Origem de Gru", que foi assunto da terceira edição do Na Sua Tela - clique aqui para saber mais. A animação agora estará disponível para aluguel ou compra em Apple TV, Google Play, YouTube, Claro tv+ e Vivo Play.

O erótico que amamos assistir (escondido)

Existe uma expressão inglesa chamada "guilty pleasure", que significa "prazer culposo" em tradução literal. Basicamente, refere-se aos filmes, séries e músicas que sabemos que não são bons, que não recebem elogios da crítica ou que são simplesmente estranhos - e que, ainda assim, gostamos de ver ou ouvir (ainda que com algum maior ou menor grau de culpa).

A seguir estão alguns longas-metragens que elevam o termo a um novo patamar, já que são prazeres no sentido carnal do termo e que carregam junto algum tipo de culpa - seja pela qualidade, pelos temas abordados ou pela própria vergonha de se assistir a este tipo de conteúdo.

Escolha o que assistir e, bom, não sinta tanta culpa. Às vezes, um pouco de prazer (não importando qual ele for) é tudo o que precisamos.


CINQUENTA TONS DE CINZA

Cinquenta Tons de Cinza - imagem - Divulgação/Universal Studios - Divulgação/Universal Studios
'Cinquenta Tons de Cinza' usa fetiches eróticos como parte importante do enredo
Imagem: Divulgação/Universal Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix, Prime Video, Star+, Globoplay; para aluguel no UOL Play
  • O que tem de bom: Quando pensamos em filmes que exploram o erotismo como elemento importante de sua história, "Cinquenta Tons de Cinza" é sempre o primeiro título que vem à cabeça. Afinal, o longa (inspirado no livro de mesmo nome) revitalizou o subgênero dos romances eróticos se valendo de importantes arquétipos, além de ressoar desejos e vontades de parte do público (principalmente do feminino). A história você deve conhecer: é sobre Anastasia (Dakota Johnson), uma jovem estudante de 21 anos que conhece Christian Grey (Jamie Dornan), um homem mais velho - e bilionário - pelo qual se apaixona. Poderia ser mais um romance comum, mas tem um twist: enquanto Ana é virgem, Grey é adepto ao BDSM, o que inclui práticas como bondage, submissão e sadomasoquismo. Mesmo sendo de qualidade duvidosa tanto como filme quanto como história em si, nada disso impediu que "Cinquenta Tons de Cinza" se transformasse em um fenômeno de grande impacto cultural, gerando mais duas continuações.
  • O que te faz sentir: curiosidade, liberdade

Caso queira continuar acompanhando o romance de Anastasia e Grey, "Cinquenta Tons Mais Escuros" está disponível no Star+, Telecine, Prime Video e no UOL Play. "Cinquenta Tons de Liberdade", que fecha a trilogia, pode ser alugado no Prime Video e no UOL Play.


ÁGUAS PROFUNDAS

Águas Profundas - imagem - Divulgação/Amazon - Divulgação/Amazon
Ben Affleck e Ana de Armas formam um casal em 'Águas Profundas'
Imagem: Divulgação/Amazon

  • Assista ao trailer
  • Onde: Prime Video
  • O que tem de bom: Às vezes a crítica não consegue entender o propósito de um filme. Veja o caso de "Águas Profundas", estrelado por Ben Affleck e Ana de Armas. A história é sobre um casal que resolve abrir o relacionamento para outros parceiros, mas tudo muda quando os amantes de Melinda (Armas) começam a morrer. Esse subtexto de crime é apenas uma desculpa para carregar no clima de perigo no erotismo exacerbado do longa, que tem muitas cenas quentes. É algo que lembra aqueles livros de suspense erótico baratos (no sentido do valor de capa) de antigamente, entregando um estímulo exagerado para a (nossa) vida mundana. O perfeito "guilty pleasure" - e ser "ruim" aos olhos da crítica é justamente parte desse objetivo.
  • O que te faz sentir: excitação, insegurança


BENEDETTA

Bendetta - Divulgação/Imovision - Divulgação/Imovision
'Benedetta' é o filme mais polêmico desta seleção
Imagem: Divulgação/Imovision

  • Assista ao trailer
  • Onde: Telecine; para aluguel ou compra na Apple TV, Google Play, YouTube, Claro tv+ e Vivo Play
  • O que tem de bom: Aviso: "Benedetta" é, de longe, o título mais polêmico desta seleção. Dirigido por Paul Verhoeven (de "RoboCop: O Policial do Futuro"), o filme é livremente inspirado na história de Benedetta Carlini (Virginie Efra), uma freira do século XVII. Na versão do cineasta holandês, baseada no livro de não ficção de Judith C. Brown, a jovem sofre com visões religiosas - cheias de blasfêmia e erotismo. Com isso, acaba se envolvendo com outra freira, Bartolomea (Daphne Patakia), enquanto a produção tece comentários sobre religião, sexualidade, espiritualidade, ambição, abuso, repressão e liberdade. Tudo a partir de um subgênero que parecia esquecido, o "nunsploitation" - ou seja, um cinema apelativo com freiras que aborda temas como celibato e repressão sexual. Aquele tipo de filme que usa os pudores e o pecado para instigar o espectador.
  • O que te faz sentir: culpa, choque


CURIOSA

Curiosa - imagem - Divulgação/Synapse Distribution - Divulgação/Synapse Distribution
'Curiosa' mistura sensualidade e arte ao estilo do cinema francês
Imagem: Divulgação/Synapse Distribution

  • Assista ao trailer
  • Onde: Telecine; para aluguel ou compra no Prime Video, Apple TV, Google Play, YouTube, Claro tv+ e Vivo Play
  • O que tem de bom: Este aqui é o filme mais "leve" da seleção desta semana - e o mais poético. O roteiro é livremente baseado na vida da escritora francesa Marie de Régnier (aqui interpretada por Noémie Merlant, de "Retrato de uma Jovem em Chamas") e em seu relacionamento com outro autor, Pierre Louÿs (vivido por Niels Schneider). Dessa forma, o longa é fiel ao título "Curiosa", retratando a trajetória de Marie na descoberta dos prazeres carnais e seus desencontros não só com o amante, mas também com o marido. Tudo isso regado à arte, seja da fotografia ou dos poemas dos dois escritores. Uma história que ecoa em quem, nos dias atuais, está descobrindo o seu corpo e os seus desejos.
  • O que te faz sentir: independência, curiosidade


UM ESTRANHO NO LAGO

Um Estranho no Lago - imagem - Divulgação/Imovision - Divulgação/Imovision
'Um Estranho no Lago' é um thriller erótico LGBTQIA+
Imagem: Divulgação/Imovision

  • Assista ao trailer
  • Onde: Reserva Imovision e Prime Video Channels; para aluguel ou compra na Apple TV e Claro tv+
  • O que tem de bom: Uma praia de nudismo cheia de pegação é o palco de "Um Estranho no Lago" - produção que relata a história de Franck (Pierre Deladonchamps), um homem que se envolve em um triângulo amoroso com Michel (Christophe Paou) e Henri (Patrick d'Assumçao). Poderia ser mais um filme erótico se não fosse um fato simples: Michel é, além de lindo, um assassino. Ainda que as cenas fortes de sexo e outros excessos chamem mais a atenção em um primeiro momento, o longa equilibra isso com sacadas inteligentes, tensão e até um humor sombrio.
  • O que te faz sentir: prazer, vulnerabilidade

INFIDELIDADE

Infidelidade - imagem - Reprodução/20th Century Studios - Reprodução/20th Century Studios
Richard Gere interpreta um homem traído em 'Infidelidade'
Imagem: Reprodução/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max, Netflix, Prime Video, Star+ e Globoplay
  • O que tem de bom: Um clássico dos suspenses eróticos. Baseado no thriller francês "Stephane" (também conhecido como "Mulher Infiel"), "Infidelidade" é sobre um casal (Richard Gere e Diane Lane) que vive uma vida normal no subúrbio de Nova York - até que a esposa engata um caso com um homem misterioso, chamado Paul (Olivier Martinez). Começa assim uma relação abusiva, até que o amante é assassinado - tragando os personagens de Gere e Lane ao um enredo de "quem matou?" ("whodunnit", em inglês). Um longa que procura nos tirar de nosso dia a dia ordinário com aquilo que sempre mexe com os nossos sentimentos mais sombrios: o erotismo e o crime.
  • O que te faz sentir: incerteza, confusão

* A disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso.