Topo

Com câncer, repórter da Globo mostra queda de cabelo: 'Vou raspar'

Susana Naspolini contou que touca gelada não impediu a queda por ter iniciado técnica tarde demais - Reprodução/Instagram
Susana Naspolini contou que touca gelada não impediu a queda por ter iniciado técnica tarde demais Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

17/08/2022 20h37

Susana Naspolini, de 49 anos, repórter da TV Globo, que passa por um tratamento contra câncer no osso da bacia, mostrou a queda do seu cabelo. Mesmo com uma técnica para amenizar a perda dos fios, a jornalista optou por raspar e ficará careca amanhã.

Em um vídeo publicado no Instagram, a repórter da emissora carioca disse o tratamento segue bem, mas há dias que ela não está 100%. "Estou bem fazendo minha quimioterapia. Uns dias melhores que outros, outros mais difíceis. A caminhada da vida de todo mundo é assim. Importante é ir sempre em frente", começou.

Com o objetivo de impedir a queda constante de cabelo, ela contou que iniciou uma técnica com touca gelada, mas disse ter deixado para começar em cima da hora.

"Postei ontem uma foto da minha quimioterapia com aquela touca gelada. Eu comecei a usar porque ajuda muita gente, mas comecei
tarde demais. No meu caso não vai ter efeito, porque o remédio já agiu", explicou.

Depois, Susana direcionou o bate-papo em sua rede social para as pessoas que também enfrentam a mesma doença que ela. "Minhas amigas companheiras que estão fazendo quimioterapia sabem como é esse processo de queda de cabelo. É muito doido esse processo, porque cai no travesseiro, banho, sofá, em tudo", afirmou.

Para explicar como o câncer provoca a queda de cabelo, ela pegou uma escova para compartilhar com os seus seguidores os fios caindo. Em seguida, ela disse que deverá raspar a cabeça até amanhã.

"Eu quero mostrar o que está acontecendo, de amanhã não escapa. Vou ter que raspar o cabelo. Está cheio de buraco na cabeça. Vou mostrar o que acontece. Vou pegar a escova para mostrar para vocês. A gente penteia e olha só. Sabe o Peninha? Aquele personagem só com uns fiapinhos na cabeça? Olha os buracos. Já vi que não terá jeito. É muita aflição esse cabelo todo caindo, quem está passando por isso sabe", contou.

Ela continuou e disse: "Fica no braço, nas costas, sofá e cadeira. Decidi raspar, próximo vídeo será eu careca. Só queria terminar dizendo uma coisa para quem está passando por isso".

A repórter ficou angustiada após o início da queda do seu cabelo. "Quando começou a cair, eu fiquei agitada, aflita e nervosa. Eu questionava como seria isso. E quando for trabalhar? Eu quero voltar para a TV", ressaltou ela.

Ainda no vídeo, ela deixou uma palavra de conforto para quem passa pelo tratamento contra câncer. Susana disse que é necessário se agarrar na recuperação. "Eu sei que é bem ruim, mas não se deixa levar por isso. O que importa é nosso tratamento, cura, cabelo vai cair.. vou ficar orelhuda, mas não é para desanimar. O que importa é nossa saúde", avaliou.

Na legenda da publicação, ela também escreveu sobre o momento que tem vivido com o tratamento contra o câncer no osso da bacia.

"Está caindo tudo!!! Fácil não é, mas não é o mais importante, lembrem sempre disso! Vamos em frente amigos?. De mãos dadas, sempre!", disse.

Diversas colegas de trabalho mandaram uma mensagem de conforto para Susana. Uma delas foi Astrid Fontenelle: "Segura firme (às vezes desabe e chore) porque vai passar. Cabelo cresce e você vai ficar linda de lenços, brincos?.", escreveu.

Cleber Rodrigues, repórter da CNN Brasil, também comentou. "Você é uma inspiração para todos nós. Como profissional e como pessoa. Não bastasse tantas qualidades, ainda demonstra que é uma guerreira! Estamos com você, Susana!", afirmou ele.

Touca gelada

Nas redes sociais, a comunicadora mostrou o momento em que fazia quimioterapia com touca gelada. Ela explicou o motivo do procedimento:

"Quimio com a touca gelada!!!! Minha última tentativa para preservar o cabelo que resta!!!! Está caindo muito! Vamos aguardar. Depois conto o resultado! Frio! Fiquem com Deus, amigos!", escreveu ela.

Câncer

Susana contou, no dia 23 de março, ter sido diagnosticada com câncer pela quinta vez, mas desta vez no osso da bacia. Na ocasião, ela disse que a doença não estava regredindo com o tratamento via oral, e que por isso, começaria a fazer a quimioterapia venosa.

"Eu estou meio triste ainda porque não contava com essa rasteira. Queria seguir meu trabalho, mas não é como a gente quer. Estou dando essa parada obrigatória".