Topo

Better Call Saul: Qual o fim de Saul Goodman, o advogado de 'Breaking Bad'?

Bob Odenkirk vive o protagonista Saul Goodman na série "Better Call Saul", exibida no Brasil pela Netflix - Divulgação
Bob Odenkirk vive o protagonista Saul Goodman na série "Better Call Saul", exibida no Brasil pela Netflix Imagem: Divulgação

Luiza Stevanatto

17/08/2022 17h52

O personagem Saul Goodman (Bob Odenkirk) apareceu em "Breaking Bad" pela primeira vez 13 anos atrás. Há sete, ganhou sua própria série, "Better Call Saul" (Netflix), que chegou ao fim no início desta semana. Ao longo de seis temporadas, a produção contou a história do advogado de Walter White (Bryan Cranston) do início ao fim, dando contexto aos acontecimentos da série original.

"Better Call Saul" mostrou a juventude de Saul (cujo nome verdadeiro é James McGill), tempo em que ele dava golpes de todo tipo, o trabalho no escritório do irmão mais velho, Chuck (Michael McKean), seu relacionamento com a colega de Direito e futura ex-mulher, Kim Wexler (Rhea Seehorn) e o surgimento e a consolidação da figura de Saul Goodman.

A relação com o ex-policial Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) e o trabalho para o cartel mexicano também foram mostrados com mais detalhes na produção.

Já os últimos episódios da série focaram no que aconteceu depois do final de "Breaking Bad", quando Saul ligou para a loja de "aspiradores de pó" e encomendou uma troca de identidade.

Saiba qual foi o destino de Saul Goodman abaixo, mas cuidado com os spoilers!

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

No final da série, James McGill está preso e cumprirá 86 anos de sentença por todos os seus crimes. Mas como ele chegou na cadeia? Vamos lá. O último episódio começa com James fugindo da polícia em cenas após o final de "Breaking Bad". Nesse momento, ele já havia mudado de identidade para fugir da prisão depois de acompanhar e encobrir as transgressões de Walter White e Jesse Pinkman (Aaron Paul) no tráfico de drogas.

Na pele de Gene Takovic, um gerente de uma loja de sobremesas em Omaha, no estado do Nebraska, Jimmy se esconde em uma lixeira. Ele foi denunciado por Marion (Carol Burnett), mãe de Jeff (Pat Healy), um taxista que o reconheceu como Saul Goodman, o famoso advogado de criminosos de Albuquerque. Gene envolveu Jeff em uma série de golpes e esquemas, levantando as suspeitas de Marion, que ao fazer uma busca na internet, logo descobriu que estava lidando com o vigarista.

Em meio ao lixo, ele tenta ligar novamente para a loja de aspiradores de pó para pedir outra mudança de identidade, mas se enrola e acaba sendo encontrado pelos policiais. Após ser detido, precisará enfrentar a Justiça e pagar por seus crimes. Então, decide advogar em causa própria e convence Bill Oakley (Peter Diseth), ex-colega dos corredores de Tribunal, a ser seu assistente.

Saul fica frente a frente com os promotores de Justiça e Marie Schrader (Betsy Brandt), viúva de Hank Schrader (Dean Norris), policial que morreu ao lado de seu parceiro de trabalho Steven Gomez (Steven Michael Quezada) em "Breaking Bad" após descobrir que Walter White, seu cunhado, era um grande criminoso e traficante de drogas. Saul corre o risco de ir a júri popular, e Marie pede que os promotores não aceitem fazer um acordo com o advogado.

Ele, porém, encena um discurso em que fala sobre como foi acuado a ajudar White, demonstrando que poderia convencer pelo menos um jurado e se livrar da pena.

Rhea Seehorn no papel de Kim Wexler, em 'Better Call Saul' - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Rhea Seehorn no papel de Kim Wexler, em 'Better Call Saul'
Imagem: Divulgação/Instagram

Os promotores, então, decidem fazer um acordo: oferecem apenas sete anos de cadeia, permitindo até mesmo algumas regalias a Saul. Para tentar melhorar ainda mais sua situação, Saul sugere que vai dar detalhes da morte de Howard Hamlin (Patrick Fabian), morto por Lalo Salamanca (Tony Dalton) no apartamento em que ele morava com a então companheira, Kim Wexler. Os promotores, porém, contam que Kim já havia confessado e contado tudo sobre o envolvimento dos dois no assassinato.

Em seguida, começa o julgamento de Saul. Kim, Marie e a viúva de Gomez estão presentes no tribunal. Após a juíza questionar a curta sentença recomendada pelos promotores, Saul se dirige ao púlpito e começa a recitar para a juíza o mesmo discurso dramático que havia feito anteriormente.

No entanto, ele muda o rumo no meio de sua fala, pede para ser chamado por seu nome verdadeiro e confessa todos os seus crimes, livrando Kim e assumindo sua responsabilidade na construção do império criminoso de Walter White. Além disso, Saul admite que sabotou a carreira de seu irmão, Chuck, levando ele a cometer suicídio. O tribunal fica em choque, e os promotores passam a pedir que ele seja condenado a cumprir a sentença completa.

Finalmente, vemos Saul despido do personagem Saul Goodman, sentado em um ônibus com direção à cadeia e cercado de outros presidiários. Os presos o reconhecem como o advogado-celebridade e começam a gritar seu slogan: "Better call Saul!" (em português: "Melhor ligar para o Saul").

Na prisão, ele recebe uma visita de Kim, que consegue entrar no local como advogada usando sua licença do Novo México. Eles fumam um cigarro juntos, assim como no primeiro episódio da série, e refletem sobre a longa sentença que ele recebeu: 86 anos. Antes de ir embora, os dois trocam um olhar à distância. Jimmy faz um gesto de arma com as mãos (uma piada interna da dupla) para Kim, enquanto ela o olha de longe. Em seguida, Kim sai da prisão. Assim termina a série.

O episódio é permeado por flashbacks, em que Saul pergunta a Mike e Walter o que eles fariam se tivessem uma máquina do tempo. No último, Jimmy visita Chuck. Após uma conversa não muito amigável, seu irmão o aconselha: "Se você não gosta de onde está indo, não é vergonha nenhuma mudar seu caminho". Sobre a mesa, o livro de ficção científica "A Máquina do Tempo", de H. G. Wells. E Saul/Jimmy seguiu a dica do irmão: em vez de dar um último golpe e escapar, enfrentou as consequências de seus atos.

"Better Call Saul" e os atores Bob Odenkirk e Rhea Seehorn concorrem ao prêmio Emmy 2022, que acontece no dia 12 de setembro. A série ainda pode ser nomeada ao Emmy 2023, já que a segunda parte da última temporada foi lançada no período de elegibilidade do prêmio para o ano que vem.