Topo

Hezbollah diz que grupo 'não sabe nada' sobre ataque contra Salman Rushdie

Do UOL, em São Paulo

13/08/2022 11h26Atualizada em 13/08/2022 12h30

Um representante do grupo armado libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, afirmou que a organização não tem informações sobre o ataque contra o escritor Salman Rushdi, 75. Ele, que já foi ameaçado de morte na década de 80, foi atingindo ontem com facadas em um centro cultural em Chautauqua, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, quando estava prestes a dar uma palestra.

"Não sabemos nada sobre esse assunto, então não comentaremos", disse o representante, sob condição de anonimato, à Reuters.

O autor da agressão foi preso e levado sob custódia. Segundo o major da polícia, Eugene Staniszewski, o suspeito foi identificado como Hadi Matar, de 24 anos, originário de Fairview, no Estado de Nova Jersey.

Matar tinha um ingresso para acessar o evento e entrou na instituição normalmente, como os outros espectadores. Ainda não há indicação do que motivou o crime e acredita-se que o suspeito agiu sozinho. A polícia ainda está determinando quais serão as acusações contra Matar.

O Hezbollah é uma organização apoiada pelo Irã. O líder anterior, o aiatolá Ruhollah Khomeini, em 1988 pronunciou uma fatwa, ou édito religioso, pedindo aos muçulmanos que matassem Rushdie por blasfêmia, após a publicação do livro "Versos Satânicos", proibido no Irã.

O autor foi obrigado a viver escondido e sob proteção policial. Ele se mudou para os Estados Unidos e vivia discretamente em Nova York. Rushdie havia retomado uma vida praticamente normal, sempre defendendo em seus livros a sátira.

'Notícias não são boas'

Após o ataque, Rushdie foi levado a um hospital de helicóptero. Segundo o agente Andrew Wylie, ele está usando um respirador e deve perder um olho.

Em nota enviada para o New York Times, o representante afirmou que o autor não pode falar e que as notícias "não são boas".

Salman provavelmente perderá um olho. Os nervos de seu braço foram cortados e seu fígado foi esfaqueado e danificado.

Agente do escritor Salman Rushdie

O ataque contra o autor repercutiu no mundo inteiro. O jornal francês Charlie Hebdo publicou na noite de ontem uma carta de apoio a Rushdie.

O presidente francês Emmanuel Macron também se manifestou. "A luta dele é nossa, universal", declarou no Twitter, garantindo que estava "hoje, mais do que nunca, ao seu lado".

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse estar "chocado por Sir Salman Rushdie ter sido esfaqueado enquanto exercia um direito que nunca devemos deixar de defender", referindo-se à liberdade de expressão.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, revelou, por meio de seu porta-voz, que estava "horrorizado" com o ataque, acrescentando que "de forma alguma a violência foi uma resposta às palavras".

"Este ato de violência é terrível", disse o conselheiro de segurança do presidente dos Estados Unidos, Jake Sullivan.