Topo

'Mar do Sertão': Tudo o que sabemos sobre a nova novela das 18h

Sergio Guizé interpreta Zé Paulino, vaqueiro declarado morto que retorna à cidade e encontra a amada casada com seu rival - Globo/João Cotta
Sergio Guizé interpreta Zé Paulino, vaqueiro declarado morto que retorna à cidade e encontra a amada casada com seu rival Imagem: Globo/João Cotta

De Splash, em São Paulo

13/08/2022 18h57

Estreia no próximo dia 22 "Mar do Sertão", a nova novela da Globo para a faixa das 18h. Confira tudo o que sabemos sobre o enredo da nova novela, cujo elenco terá nomes como Sergio Guizé, Renato Góes, José de Abreu e Débora Bloch.

A história se passa na cidade fictícia de Canta Pedra, que costumava ser mar e hoje é sertão. Lá, a água é um bem precioso: os habitantes sonham com a chuva e o poderoso coronel Tertúlio (José de Abreu) é o dono do único açude da região.

A princípio, o público vai acompanhar a vida do casal apaixonado Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sergio Guizé). Ela é professora, enquanto ele é vaqueiro na fazenda do coronel Tertúlio.

Os dois aguardam ansiosamente o dia de seu casamento, mas na data da cerimônia o patrão ordena que Zé Paulino leve um cavalo até outra cidade com seu filho, Tertulinho (Renato Góes). O rapaz foi enviado pelo pai à capital para estudar e assumir os negócios da família, mas voltou a Canta Pedra depois de ser flagrado com uma mulher comprometida.

Em Canta Pedra, Tertulinho continua mulherengo: ele se interessa por Candoca ao vê-la nadando no açude de sua família, e tenta conquistá-la mesmo após descobrir sobre o noivado da professora.

Na viagem de Zé Paulino e Tertulinho, um acidente muda tudo: o filho do coronel consegue escapar, mas o vaqueiro é dado como morto.

Depois de dez anos, no entanto, Zé Paulino retorna à cidade e encontra Candoca casada com Tertulinho. Eles precisam descobrir se o amor é capaz de resistir ao tempo e à mágoa. Além disso, Zé Paulino é tomado pelo desejo de desafiar a configuração de poder da região.

A cidade de Canta Pedra ainda conta com outros personagens que prometem cativar (ou irritar) o público, como a fofoqueira Cira (Suzy Lopes), que posta nas redes sociais tudo o que acontece no local, o ambicioso prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues), que só se preocupa com dinheiro e poder e o sertanejo Timbó (Enrique Diaz), que com seu burrico Shop Cênti leva a vida com bom humor.

A novela também vai apresentar o agiota oportunista Vespertino (Thardelly Lima) e a família de Zahym (César Ferrario), comerciante árabe que vende desde tapetes persas até produtos do dia a dia. Latifa (Quitéria Kelly), sua esposa, desperta o interesse dos homens da cidade com seu véu. Labibe (Theresa Fonseca), a filha do casal, sempre ouviu do pai que está prometida para um sheik de sua terra natal, mas não acredita muito na história e sonha em se apaixonar.