Topo

Charlie Hebdo publica carta de apoio a Salman Rushdie após ataque

Autor Salman Rushdie é atacado nos EUA  - Grant Pollard/Invision/AP
Autor Salman Rushdie é atacado nos EUA Imagem: Grant Pollard/Invision/AP

Colaboração para Splash, em São Paulo

12/08/2022 19h35Atualizada em 12/08/2022 20h04

O jornal francês Charlie Hebdo publicou, na noite de hoje, uma carta de apoio ao escritor Salman Rushdie. O autor anglo-indiano de 75 anos, que foi ameaçado de morte no Irã na década de 80 devido a suas publicações, foi atacado hoje quando estava prestes a dar uma palestra em Nova York.

A publicação polêmica especula sobre as motivações do crime e criticou a "sentença de morte" ao autor promovida pelo falecido aiatolá Ruhollah Khomeini, do Irã.

"Até o momento da redação deste artigo, não sabemos os motivos do autor do ataque com faca a Salman Rushdie. [...] Arriscamos dizer que é provavelmente um crente, que é igualmente provavelmente muçulmano e que cometeu o seu ato ainda mais provavelmente em nome da 'fatwa' lançada em 1989 pelo aiatolá Khomeini contra Salman Rushdie, que condenou ele até a morte", começa a carta.

O jornal critica ainda comentaristas da imprensa que afirmaram que o livro de Rushdie, "Versos Satânicos", não é desrespeitoso ao Islâ: "Raciocínio de uma perversidade muito grande porque induz que, inversamente, comentários desrespeitosos em relação ao Islã justificariam uma punição, mesmo que fosse fatal."

Por fim, o veículo defende que "nada justifica a sentença de morte. "Com que direito os indivíduos, a quem não damos a mínima para saber que são religiosos, se arrogam o direito de dizer que alguém deve morrer?", questiona a carta.

"Teremos que parar de respeitar a palavra 'respeito' quando ela é mal utilizada e usada para intimidar e justificar a execução em nome de Deus. A palavra 'respeito' tornou-se uma arma usada para ameaçar e até matar", conclui a publicação.

Em janeiro de 2015, dois homens armados abriram fogo contra a sede da revista francesa Charlie Hebdo, em Paris, matando 12 pessoas, das quais oito são jornalistas. Outras onze pessoas ficaram feridas. O conteúdo satírico e antirreligioso da publicação teria causado revolta entre islâmicos e motivado o ataque.

Ataque a Salman Rushdie

De acordo com a polícia de Nova York, Salman Rushdie levou ao menos uma facada no pescoço e outra no abdome. Até a tarde de hoje, o escritor passava por cirurgia em um hospital da região.

O suspeito do ataque foi identificado: Hadi Matar, um homem de 24 anos do distrito de Fairview, em Nova Jersey (EUA). Ele foi levado imediatamente sob custódia por um policial que trabalhava no local. Ainda não se sabe o que motivou o crime.